Dacia Sandriders em testes para o Dakar

Por a 10 Junho 2024 13:23

A equipa Dacia Sandriders concluiu os primeiros testes do programa de preparação para o Dakar.

Após uma verificação dos sistemas no Millbrook Proving Ground, no Reino Unido, os Dacia Sandriders passaram quatro dias no complexo de testes Sweet Lamb, no País de Gales, de 6 a 9 de maio. Depois, a equipa rumou a Château de Lastours, em França, para mais quatro dias de testes intensos (até 31 de maio), onde as três duplas de pilotos tiveram a oportunidade de testar o Sandrider, equipado com pneus BF Goodrich, num terreno rochoso e exigente.

Cristina Gutiérrez esteve ao volante do Sandrider durante dois dias no País de Gales, antes de Sébastien Loeb, nove vezes campeão do mundo de ralis, assumir as funções de teste e desenvolvimento.

O plurivencedor do Dakar, Nasser Al-Attiyah, experimentou pela primeira vez a potência do Sandrider, em Château de Lastours, durante dois dias. Loeb regressou ao cockpit durante um dia e meio e Gutiérrez foi chamada para a última tarde de testes.

A chefe da equipa Dacia Sandriders, Tiphanie Isnard, confirmou que a fase inicial de testes superou as expectativas, com muito poucos problemas sentidos por Al-Attiyah, Gutiérrez e Loeb e pelos engenheiros e técnicos da equipa.

Um profundo trabalho de revisão está agora a ser realizado, antes do primeiro teste da nova máquina, em África, de 28 de junho a 5 de julho, em Marrocos. Será nas pistas e areias marroquinas que o Sandrider vai rodar em terrenos semelhantes aos do Dakar, a ronda de abertura do Campeonato do Mundo FIA de Rally-Raid de 2025, a disputar na Arábia Saudita, de 3 a 17 de janeiro.

“No teste em Château de Lastours experimentei, pela primeira vez, o Dacia Sandrider. Achei-o fácil de conduzir, rápido e resistente. Fizemos 270 quilómetros no primeiro dia e o mesmo no segundo dia. Não houve problemas e gostámos muito de pilotar o carro. Estamos bem preparados para os próximos testes e agora estou expectante para rodar em Marrocos”, disse Nasser al Attiyah.

“Ter a oportunidade de ver o Dacia Sandrider em ação e fazer os meus primeiros quilómetros foi incrível! Estou a sentir-me muito confortável, a adaptar-me a um novo tipo de carro e a uma nova categoria para mim. Ainda temos muitos dias de testes importantes pela frente, mas, no geral, estamos muito contentes com o trabalho da equipa. Não podemos pedir mais. O sentimento geral é de estarmos orgulhosos com o desempenho do carro logo nestes primeiros testes”, disse Cristina Gutierrez.

Por fim, Sébastien Loeb: “Os testes correram muito bem. Fiz um dia no Reino Unido e dois dias em França. Trabalhámos na suspensão e no diferencial para encontrar um bom equilíbrio e fiquei muito satisfeito com a forma como tudo funcionou. O motor estava a responder muito bem desde o início e não tivemos qualquer problema. Atendendo a que se trata de um carro novo, está a correr tudo bem e estou ansioso para continuar os testes em Marrocos”, disse.

Concluímos uma série de testes iniciais, antes de realizarmos o nosso primeiro teste num ambiente real de rally-raid, em Marrocos. Até agora, tudo tem corrido de forma espantosa e sem problemas graves. Conseguimos aprovar todas as coisas básicas em termos de motor, fizemos muito mais trabalho do que esperávamos na configuração da suspensão e as definições da transmissão foram revistas em termos de diferenciais. A suspensão foi muito bem trabalhada, não só durante o teste em Sweet Lamb, mas também no teste em Château de Lastours. Agora, temos de ‘limar’ vários pormenores e colocar o carro num estado de desenvolvimento que permita competir num rally-raid. Conseguimos detetar um ou dois problemas em termos de instalação da dupla de pilotos e queremos fazer algumas melhorias antes dos testes em Marrocos. Mas tudo parece muito positivo, foram apenas coisas muito pequenas que conseguimos resolver muito rapidamente. Todos estão a trabalhar no máximo para Marrocos e estamos ansiosos por continuar os nossos preparativos para o Dakar. – Philip Dunabin, diretor técnico da equipa.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado