Crónica Dakar: Loeb com Vatanen na ‘mira’

Por a 5 Janeiro 2016 20:29

A procissão ainda vai no adro, até ao lavar dos cestos é vindima e quem ri por último ri melhor. Todos estes ditados da gíria popular são-no porque se assumiram como verdade ao longo do tempo. Mas já ninguém tira ao alsaciano Sébastien Loeb, ginasta na juventude antes de se tornar numa das maiores referências do desporto motorizado, as duas vitórias em etapas que obteve na primeira vez que foi ao Dakar, e a certeza de que, pese o que venha a suceder na classificação relativa aos automóveis, será sempre uma das figuras desta edição de 2016.

Poder-se-ia dizer muita coisa na tentativa de menosprezar os feitos do gaulês: que este Dakar já não é em África, e que a América do Sul não oferece os mesmos desafios; que a Peugeot é uma equipa de fábrica com o objetivo claro de vencer a prova e que por isso Loeb tem logo à partida a tarefa facilitada para ‘brilhar’; ou que a própria evolução do 2008 DKR16, em particular no que concerne à altura ao solo e à distribuição e potência do motor, com uma maior disponibilidade nos regimes mais baixos, faz com que esta versão esteja a ‘anos-luz’ do modelo de 2015.

Só que nada disto parece ser suficiente para ‘abafar’ parte da realidade: a incrível determinação de Loeb em superar-se sistematicamente, até porque estamos a assistir à repetição de uma história antiga: a exemplo do que fez quando chegou à Citroën na companhia dos consagrados Carlos Sainz (ironia do destino estarem juntos novamente na mesma equipa?) e Colin McRae, o francês voltou a imiscuir-se na toca de um grupo de velhos ‘lobos’  – Peterhansel, Sainz e Despres, todos antigos vencedores da prova – observando, tomando notas e absorvendo o máximo de informação possível antes de revelar que afinal pode muito bem tornar-se no líder da matilha.

Mesmo com todas as condicionantes desta edição do Dakar – intempéries, etapas encurtadas ou canceladas – tudo o que o piloto da Peugeot tem feito até este momento é nada menos do que impressionante. E caso acabe efetivamente por vencer a prova, o mais laureado dos pilotos de ralis irá cimentar, de forma definitiva, o título que já é seu de lenda do automobilismo. Igual só Ari Vatanen, que também foi campeão do mundo de ralis, venceu o Dakar e conquistou Pikes Peak.

André Bettencourt Rodrigues

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Patuleia
Patuleia
8 anos atrás

Pouco tenho acompanhado acompanhado este “Dakar”, mas o Loeb não era para estar a participar com um Peugeot do ano passado?

últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado