Carlos Sousa – Como um relógio suíço

Por a 31 Dezembro 2015 14:00

O piloto português é um dos nomes mais respeitados do pelotão dos automóveis e basta dizer que terminou 11 vezes no top 10. Carlos Sousa pertence à ‘velha guarda’ de pilotos de todo-o-terreno, uma espécie cada vez mais rara que conhece todos os truques e segredos para se superar uma maratona de duas semanas como o Dakar.

Há muitos pilotos rápidos, mas muito poucos conseguem ter a consistência e a resiliência do piloto de Almada, que já passou por marcas como a Mitsubishi, a Nissan e a Volkswagen, antes de levar a chinesa Great Wall a uma inédita vitória em etapa na edição de 2014.  Guilherme Spinelli e a ‘sua’ Mitsubishi Brasil contavam com a capacidade do português em 2015, mas o ASX Racing revelou graves problemas na suspensão e falhas no motor em altitude, que em conjunto com  uma penalização pela falha de way point acabaram por impedir Sousa de ir além do oitavo lugar.

A preparação do próximo Dakar também não foi a ideal pois apenas incluiu a participação de Sousa na Baja de Portalegre, onde o português terminou no sétimo lugar após problemas na correia da bomba de água.

“Um lugar entre os sete ou oito primeiros”

“Fiquei satisfeito com o meu resultado em 2015. Era o meu primeiro ano com a Mitsubishi Brasil, mas também é verdade que queria um pouco mais do que o oitavo lugar. Se olharmos para o top 10 de 2015, fomos os melhores colocados  entre os pilotos que não tinham um MINI ou uma Toyota. Mas eu acredito que o nosso carro tem potencial para mais. Este ano seguiu-se a tendência das últimas épocas e a concorrência cresceu em quantidade e qualidade. Estamos a apontar para um lugar entre os sete ou oito primeiros mas sabemos que terão de haver desistências à nossa frente. A Peugeot estará melhor e há muitos pilotos vindos do WRC que querem um resultado de topo no Dakar”, afirmou.

Após mais um ano em que esteve praticamente parado, Carlos Sousa também abordou os melhoramentos feitos no ASX Racing pela estrutura liderada por Thierry Viardot: “Este ano só participámos na Baja de Portalegre e são tão poucos quilómetros em competição que teremos de ser prudentes. Melhorámos a suspensão e resolvemos os problemas de motor, principalmente em altitude.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado