ASO ‘pensou melhor’ e ‘deu’ mais 34min16s a Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves permanece na luta pelo Dakar 2016, ‘salvando-se’ dos contratempos que quase o afastaram da prova, na nona de treze etapas. O piloto português da Honda consegui minimizar os estragos na CRF 450 Rally durante a noite da etapa maratona e hoje, na décima etapa, foi para a estrada conseguindo o quarto melhor tempo à chegada a La Rioja.
Disputou-se hoje mais uma das difíceis etapas do Dakar 2016, em fecho da segunda etapa maratona que trouxe mais dificuldades à corrida, com a caravana a atravessar as exigentes dunas de Fiambala num total 278 quilómetros cronometrados. Depois do 12.º lugar atribuído a Paulo Gonçalves na etapa anterior, o ‘Speedy’ partiu para a estrada 1h31min mais tarde que o líder Toby Price, mas no final da tirada, que uma vez mais acabaria encurtada devido às condições climatéricas, alcançou o 4.º lugar a 6min01s do vencedor, Stefan Svikto.
Na classificação geral Gonçalves ocupava o terceiro lugar com mais 34min16s que o líder Toby Price, mas vê acrescida uma penalização de 39min56s, alegadamente devido a novas decisões da organização face à situação da etapa anterior, que o relega para o 8.º lugar.
A décima primeira e antepenúltima etapa do Dakar 2016 leva a caravana de La Rioja a San Juan em mais um exigente desafio de dunas e temperaturas elevadas. Um total de 712 quilómetros, 431 dos quais cronometrados, iniciam a reta final da presente edição da maior prova de Todo-o-Terreno do mundo.
“Depois dos problemas que tive com a moto, foi um dia bastante difícil, uma etapa cem por cento de pistas arenosas e dunas. Em termos de navegação não foi complicado porque tinha as marcas dos outros carros e das motos, mas foi extremamente difícil porque tinha na frente camiões e os rodados dos camiões faziam com que a areia ficasse muito macia e foi muito difícil andar. Rodei a um ritmo lento, perdi algum tempo, mas estou satisfeito por poder continuar em prova”, Paulo Gonçalves
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Esta organização do dito Dakar é uma treta.. Não compreendo como as marcas ainda apoiam alguém para uma prova destas.. excluindo as marcas protegidas claro.
Fico sem compreender o porque da penalização.
Depois de procurar,soube que foi penalizado por ter parado mais de uma hora, superior aos 15 minutos permitidos no cp2 da nona etapa.
Tb andei à procura. O PG esteve parado em CP2 quase 1 hora em vez dos 15m regulamentares, mas nessa altura já a prova tinha sido neutralizada. Então e aqueles que estiveram horas a descançar que senão fosse a neutralização nem sequer teriam acabado a especial? A Honda se os tivesse no sitio já se tinha mexido pois estão a favorecer a KTM(Marc Coma foi piloto da marca e agora director desportivo). Já no episodio da queda não lhe devolveram o tempo todo que esteve parado, agora ainda inventam penalizações. Já o Francês do carro francês com peus franceses vai… Ler mais »
Até parece que era uma ameaça pois o tempo perdido (mais de 30 min) já era muito e a organização volta a fazer das suas no que toca a portugueses. Tudo de mau para o Paulo Gonçalves que teve avarias, quedas, alguma irregularidade mas lá vai continuando se bem que a classificação final é para esquecer. Já o HR há vários anos que deixou de ser competitivo pelo que apenas consegue lutar por lugares secundários. Enfim, este Dakar está a ser para esquecer e o sonho de trazer uma vitória para Portugal está a esfumar-se pois os nossos 3 bons… Ler mais »
Enfim, a aso a fazer das suas. Como dizem o dakar tem mts ediçoes mas no fim ganha a ktm. Este ano fazem top 4. A honda ou faz um brilharete como fez a peugeot ou n vale a pena ir la para o ano.
Todos nós temos que perceber que também é injusto para que os que cumpriram os 400kms nessa tarde correcto?
Eu no lugar do PG depois desta penalização estupida pegava na mota e vinha embora!
Isto esta mais que visto quem manda no DAKAR são as equipas, isto deve haver pressão, plo meio, para mudarem de um dia po outro sem razão aparente. Então um director de prova que foi tantos anos pilotos da KTM, por muito que seja imparcial puxa sempre a brasas a sua sardinha. eu sigo sempre o DAKAR na Eurosport, os pilotos da KTM tem todos os dias tempo de antena, coitado do svtiko piloto privado, com mota da KTM, de certeza do ano passado, nem no fim da especial e entrevistado. Enfim. Ninguém liga aos desgraçados que andam la para… Ler mais »