As consequências do problema de Paulo Gonçalves

Por a 12 Janeiro 2016 14:31

Paulo Gonçalves ficou parado na nona etapa do Dakar devido a problemas de radiador na sua Honda CRF 450 Rally. Com este infortúnio o piloto da Honda diz adeus a um possível triunfo na maior prova de todo-o-terreno do mundo. Segundo à partida para a nona tirada, Gonçalves tinha como objetivo para o dia de hoje recuperar o tempo perdido na etapa de ontem para o líder da prova, Toby Price.

Mas a verdade é que na última passagem da qual existe registo, o piloto luso vinha a ceder 3m01s para Toby Price, o que poderia deixar antever que a vantagem no final do dia poderia ser maior. No entanto essa é uma questão que nunca saberemos, pois o piloto de Esposende foi ‘traído’ pela sua máquina à semelhança do que já tinha acontecido uns dias antes com o seu companheiro de equipa, Joan Barreda Bort.

Não existem dúvidas sobre a rapidez da Honda CRF 450 Rally, no entanto, a sua fiabilidade tem ficado aquém e já deixou por mais do que uma vez na mão os seus pilotos. Já este ano Paulo Gonçalves teve problemas elétricos na ligação da primeira etapa e se recordarmos na edição transata foi Joan Barreda a ter problemas de motor na etapa do Salar de Uyuni, numa fase crucial da corrida e em que era o líder. Esta situação abriu caminho para que Marc Coma garantisse o quinto triunfo no mítico rali raid.

Se é verdade que Paulo Gonçalves tem a corrida comprometida, não é menos verdade que este infortúnio não apaga o excelente Dakar que o piloto luso realizou. Líder da prova durante quatro dias e vencedor de uma tirada, Gonçalves esteve igual a si próprio tendo demonstrado toda a sua rapidez e garra. Basta lembrar a aparatosa queda sofrida no dia de ontem e o modo como o piloto da Honda rapidamente se colocou em cima da moto para ainda conseguir terminar a etapa no segundo lugar.

Para além de estar a um grande nível em termos desportivos, o piloto de Esposende demonstrou todo o seu humanismo e desportivismo quando durante a sétima etapa interrompeu a sua corrida para permanecer junto de Matthias Walkner enquanto a assistência não chegava ao local onde o austríaco sofreu uma queda.

Quanto à corrida este problema de Paulo Gonçalves abre o caminho para a 15ª vitória da rival KTM. Toby Price está a dominar por completo o dia de hoje, demonstrando que é o mais sério candidato ao triunfo. Com o atraso do piloto luso e os abandonos de Joan Barreda, Ruben Faria e do seu companheiro de equipa, Matthias Walkner, Price pode estar a cinco dias de se tornar no primeiro ‘aussie’ a vencer o Dakar.

Num ano em que a KTM viu Marc Coma pendurar o capacete muitos pensaram que poderia ser este o ano do fim da hegemonia da marca austríaca, mas a verdade é que nesta prova bem se pode adaptar uma conhecida frase do universo futebolístico. ‘O Dakar são quinze dias de competição e no final ganha a KTM’.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Guzz
Guzz
9 anos atrás

Vi que a corrida foi suspensa em CP2…

Conseguem confirmar se o Paulo Gonçalves ainda passou em CP2?

Se sim, e com o fim da especial, pode trocar o motor, não?

EnzoS
EnzoS
Reply to  Guzz
9 anos atrás

Sim, passou e vai trocar o motor e radiador. De qq forma o dakar esta perdido.

MCar
MCar
Reply to  EnzoS
9 anos atrás

o próprio Paulo Gonçalves já comunicou o abandono do Dakar

PP
PP
Reply to  MCar
9 anos atrás

Entretanto foi retirada essa informação. Probabilidade de continuar.

MCar
MCar
Reply to  PP
9 anos atrás

sendo esta uma etapa maratona no caso do Paulo receber um motor vai haver sempre alguém que ira ficar pelo caminho… não estou a ver um elemento da equipa oficial a faze-lo… já das outras equipas não digo nada… basta a promessa do proximo dakar ficar pago a partir do momento que o seja cedido um motor ao Paulo

MAXLD
MAXLD
Reply to  PP
9 anos atrás

@MCar: Se a Honda assim o entender, sacrifica uma dos motos sem grande problema para dar peças ao Paulo. É para isso que a equipa leva 5 pilotos à partida, os que rodam mais atrás sabem que estão lá pela equipa e para dar apoio aos que andam na frente (Barreda/Paulo), seja para reboques, seja para peças. Tudo depende se a equipa pretende ter o Paulo a fazer o resto do Dakar ganhando alguma etapa / ficando com alguns pódios (dando mais algum marketing/exposição à marca, ou se analisa a prova no geral (tempo perdido nesta etapa deve ter sido… Ler mais »

JotaMG
JotaMG
9 anos atrás

” foi ‘traído’ pela sua máquina ” ???

hahaha…
não sabia que os motores Honda vinham com arbustos incluídos!!

Patuleia
Patuleia
Reply to  JotaMG
9 anos atrás

Nem mais, apesar de estar a torcer pelo Paulo, este “clubismo” do AS até mete nojo.

Ativar notificações? Sim Não, obrigado