As consequências do problema de Paulo Gonçalves

Paulo Gonçalves ficou parado na nona etapa do Dakar devido a problemas de radiador na sua Honda CRF 450 Rally. Com este infortúnio o piloto da Honda diz adeus a um possível triunfo na maior prova de todo-o-terreno do mundo. Segundo à partida para a nona tirada, Gonçalves tinha como objetivo para o dia de hoje recuperar o tempo perdido na etapa de ontem para o líder da prova, Toby Price.
Mas a verdade é que na última passagem da qual existe registo, o piloto luso vinha a ceder 3m01s para Toby Price, o que poderia deixar antever que a vantagem no final do dia poderia ser maior. No entanto essa é uma questão que nunca saberemos, pois o piloto de Esposende foi ‘traído’ pela sua máquina à semelhança do que já tinha acontecido uns dias antes com o seu companheiro de equipa, Joan Barreda Bort.
Não existem dúvidas sobre a rapidez da Honda CRF 450 Rally, no entanto, a sua fiabilidade tem ficado aquém e já deixou por mais do que uma vez na mão os seus pilotos. Já este ano Paulo Gonçalves teve problemas elétricos na ligação da primeira etapa e se recordarmos na edição transata foi Joan Barreda a ter problemas de motor na etapa do Salar de Uyuni, numa fase crucial da corrida e em que era o líder. Esta situação abriu caminho para que Marc Coma garantisse o quinto triunfo no mítico rali raid.
Se é verdade que Paulo Gonçalves tem a corrida comprometida, não é menos verdade que este infortúnio não apaga o excelente Dakar que o piloto luso realizou. Líder da prova durante quatro dias e vencedor de uma tirada, Gonçalves esteve igual a si próprio tendo demonstrado toda a sua rapidez e garra. Basta lembrar a aparatosa queda sofrida no dia de ontem e o modo como o piloto da Honda rapidamente se colocou em cima da moto para ainda conseguir terminar a etapa no segundo lugar.
Para além de estar a um grande nível em termos desportivos, o piloto de Esposende demonstrou todo o seu humanismo e desportivismo quando durante a sétima etapa interrompeu a sua corrida para permanecer junto de Matthias Walkner enquanto a assistência não chegava ao local onde o austríaco sofreu uma queda.
Quanto à corrida este problema de Paulo Gonçalves abre o caminho para a 15ª vitória da rival KTM. Toby Price está a dominar por completo o dia de hoje, demonstrando que é o mais sério candidato ao triunfo. Com o atraso do piloto luso e os abandonos de Joan Barreda, Ruben Faria e do seu companheiro de equipa, Matthias Walkner, Price pode estar a cinco dias de se tornar no primeiro ‘aussie’ a vencer o Dakar.
Num ano em que a KTM viu Marc Coma pendurar o capacete muitos pensaram que poderia ser este o ano do fim da hegemonia da marca austríaca, mas a verdade é que nesta prova bem se pode adaptar uma conhecida frase do universo futebolístico. ‘O Dakar são quinze dias de competição e no final ganha a KTM’.
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Vi que a corrida foi suspensa em CP2…
Conseguem confirmar se o Paulo Gonçalves ainda passou em CP2?
Se sim, e com o fim da especial, pode trocar o motor, não?
Sim, passou e vai trocar o motor e radiador. De qq forma o dakar esta perdido.
o próprio Paulo Gonçalves já comunicou o abandono do Dakar
Entretanto foi retirada essa informação. Probabilidade de continuar.
sendo esta uma etapa maratona no caso do Paulo receber um motor vai haver sempre alguém que ira ficar pelo caminho… não estou a ver um elemento da equipa oficial a faze-lo… já das outras equipas não digo nada… basta a promessa do proximo dakar ficar pago a partir do momento que o seja cedido um motor ao Paulo
@MCar: Se a Honda assim o entender, sacrifica uma dos motos sem grande problema para dar peças ao Paulo. É para isso que a equipa leva 5 pilotos à partida, os que rodam mais atrás sabem que estão lá pela equipa e para dar apoio aos que andam na frente (Barreda/Paulo), seja para reboques, seja para peças. Tudo depende se a equipa pretende ter o Paulo a fazer o resto do Dakar ganhando alguma etapa / ficando com alguns pódios (dando mais algum marketing/exposição à marca, ou se analisa a prova no geral (tempo perdido nesta etapa deve ter sido… Ler mais »
” foi ‘traído’ pela sua máquina ” ???
hahaha…
não sabia que os motores Honda vinham com arbustos incluídos!!
Nem mais, apesar de estar a torcer pelo Paulo, este “clubismo” do AS até mete nojo.