Dakar é mesmo na América do Sul
A Amaury Sport Organisation anunciou, enfim, aquilo que já todos sabiam há algum tempo, ou seja, que o rali Dakar deixará o continente africano para se mudar, em 2009, para a América do Sul, mais precisamente para a Argentina e o Chile, os dois países que receberão a prova entre os dias 3 e 18 de Janeiro do próximo ano.
Segundo as primeiras informações oficiais, tanto a largada como a chegada terão lugar na capital Buenos Aires. Os competidores seguirão depois pelo sul da Argentina até entrarem na região da Patagónia, atravessando a fronteira com o Chile para se depararem com o deserto de Atacama, um dos locais mais inóspitos do planeta, circulando pelo país antes do regresso a Buenos Aires, num total de seis mil quilómetros.
Está previsto um dia de descanso na cidade chilena de Valparaiso. Todos os detalhes do rali serão apresentados hoje (terça-feira) na capital argentina por Patrice Clerc, director geral da ASO.
Relativamente às inscrições, abertas a partir de 15 de Maio, «os participantes do Lisboa-Dakar 2008 serão prioritários», como anunciou Etienne Lavigne, director de prova. Os concorrentes sul-americanos, por sua vez, pagarão uma tarifa especial. «Estamos a propor um Dakar a um preço interessante, num continente novo e com novas dificuldades, como as mudanças de clima, altitude e terreno. Acredito que vamos atrair muita gente», apostou Lavigne.
Os participantes europeus terão oportunidade de transportar os seus veículos a partir do final de Novembro, já que a travessia marítima pelo Atlântico se deve se prolongar por três semanas, faltando apenas saber qual será o local de embarque, se em Portugal ou Espanha.
Sobre o futuro, Etienne Lavigne admitiu que um regresso a África não deverá acontecer tão cedo. «Não nos esquecemos da África, vamos estudar a situação política do continente. O Dakar voltará à África, mas neste momento é prematuro. Na Mauritânia não se está seguro de nada. Esperamos que as coisas melhorem em breve».
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI