Dakar de 2009 volta a partir de Lisboa

Por a 21 Novembro 2007 11:36

Boas notícias para os adeptos do todo-o-terreno em Portugal. O Dakar de 2009 voltará a sair do nosso país. Numa altura em que o contrato de três anos está prestes a terminar eis que a Lagos Sports, com a colaboração do governo português lograram conseguir, pelo menos, mais um ano da prova a partir da capital portuguesa.

O anúncio foi feito há pouco na apresentação da edição de 2008 do Lisboa-Dakar, que irá, conforme o AutoSport já tinha adiantado, ter algumas novidades interessantes em termos de percurso, nomeadamente na parte portuguesa.

A primeira etapa será uma novidade absoluta, já que irá realizar-se nos terrenos do campo de tiro de Alcochete e da Companhia de Lezírias, enquanto o segundo dia de prova, volta a ter as Serras à volta de Portimão como palco privilegiado.

Mais quilometragem, menos ligações

Mais 1.700 quilómetros de percurso em 2008! No ano passado os concorrentes tiveram de percorrer cerca de 4.300 quilómetros na prova africana, mas este ano as coisas vão ser ainda mais complicadas, já que o percurso irá ascender a quase 6.000 quilómetros de troços cronometrados. As ligações serão mais curtas que o habitual.

Já no que ao percurso português diz respeito, este é composto, como se sabe, por duas especiais, que terão, respectivamente, 120 e 60 quilómetros. A primeira, percorre os terrenos da companhia das Lezírias e bastante diversificado, alternando zonas muito lentas com outras mais rápidas, mas sempre em zonas planas.

O tipo de piso não tem absolutamente nada a ver com a primeira especial do ano passado, que era em areia. Este ano, o piso é em tudo semelhante ao das provas de TT que se desenrolam naquela zona, Coruche, por exemplo, com alguns estradões largos e rápidos e zonas sinuosas entre sobreiros com terra muito solta.

O AutoSport já teve oportunidade de rodar com um todo-o-terreno, numa apresentação nacional de produto automóvel nos terrenos da Companhia das Lezírias e aí os adeptos podem deparar com estradas de autêntico rali, bem como zonas de puro TT, muito lentas e sinuosas. Obviamente, não sabemos exactamente o percurso a percorrer, mas pelo tipo de estradas com que deparámos na altura, temos um ideia muito concreta relativamente ao que os concorrentes irão encontrar.

Segunda etapa “portuguesa” semelhante

A especial do segundo dia é em tudo semelhante à do ano passado. Realizada em montanha, os percursos são mais adequados para carros de rali do que propriamente TT, pelo que se a dureza foi posta de lado, já a espectacularidade ganha pontos. Nove meses depois dos WRC terem feito ecorar os seus motores por aquelas serras, agora é a vez da elite do TT Mundial fazer o mesmo. Os camiões não participam nesta segunda etapa, dirigindo-se directamente para Málaga, onde será realizada a travessia marítima para Marrocos.

Dakar de 2009 volta a partir de Lisboa

Dakar de 2009 volta a partir de Lisboa

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado