Dakar: As hipóteses em cima da mesa

Por a 15 Janeiro 2008 11:00

E agora? A pergunta que já todos fizeram após o cancelamento do Lisboa-Dakar 2008 continua ainda sem resposta, mesmo se a última semana trouxe mais algumas pistas (e muita especulação, também) em relação ao que poderá reservar o futuro do maior e mais mediático rali do mundo.

Em entrevista ao diário francês L’Équipe, Patrice Clerc, o presidente da Amaury Sport Organization (A.S.O.), reafirmou a sua intenção de apresentar em breve «uma nova e grande aventura em 2009», mesmo se a prioridade é agora «reembolsar cada um dos concorrentes o mais rapidamente possível e relançar a disciplina, pois essa é também uma responsabilidade que não enjeitamos, após os acontecimentos que levaram ao cancelamento da nossa prova».

ASO procura alternativas a África

Determinada em passar uma mensagem de esperança em relação ao futuro do Dakar, a A.S.O. procura agora soluções alternativas a África, consciente que muito dificilmente o rali voltará a palmilhar os trilhos de países como Marrocos ou Mauritânia. Com efeito, depois da Argélia do Níger e, mais recentemente, do Mali, as portas do continente africano começam a fechar-se umas atrás das outras, não deixando outra solução aos organizadores senão procurarem outras paragens.

Como lembra Patrice Clerc, «o planeta é tão vasto que não será difícil encontrar zonas de areia onde possamos organizar um rali com oito a dez mil quilómetros, ao longo de 10 a 15 dias». Mas uma coisa garante: «Não vamos impor a nossa presença ninguém. Iremos apenas para onde formos bem recebidos e na certeza de que a zona é segura.

Esse ponto, mais do que qualquer outro, será sempre a nossa primeira grande preocupação», alertou. Dispersas um pouco por todo o mundo – da América do Sul à Ásia, do Leste Europeu ao extremo sul de África, passando até pela Rússia e Austrália –, os formatos alternativos estão à vista de todos, sendo certo que cada uma das soluções apresentará prós e contras que importa ainda analisar à luz de uma prova com a dimensão do Dakar, quer do ponto de vista económico, quer do ponto de vista logístico e da segurança.

Em todo o caso, uma coisa parece também saltar à vista de todos: depois de ter sido visto como um aliado perfeito do Dakar, pela sua localização privilegiada, só muito dificilmente Portugal voltará a fazer parte dos planos da A.S.O. como país anfitrião. Pelo menos, nos tempos mais próximos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado