Crónica de brasileiros no todo o terreno português
Quando se diz no Brasil que uma competição de um dia é pesada, é porque ainda não conheceram o Baja Portalegre 500. Toda a sua estrutura montada para três dias de evento se resume a um dia de ação e outro de emoção. O prólogo de sexta-feira foi só um aquecimento de motores, e a prova de sábado, com duas especiais (a 1ª com 145.19 km e a 2ª com 240.53 Km), mostrou que a parceria da terrinha com São Pedro, a regar o caminho com chuva incessante, é todo o terreno no seu expoente máximo.
Características
A região do Alto Alentejo tem como características principais sua beleza suave, com muito verde, riachos e estradinhas de terra batida que sobem, descem e serpenteiam sua área, por vezes montanhosa. E se cada parte dessa beleza de lugar parece que foi feita para te encantar, atente: quando chove, a lama torna trechos simples em puros escorregas. Pedras estão ali para tentar não deixar ninguém passar e, quando não conseguem, fazem carros “quicar” feito “bola de ténis”. As estradinhas de terra, por vezes, fazem parecer que não temos o controlo. Agora some-se a tudo isso muita velocidade, escolha os pontos mais radicais, avise a cidade e sinta-se na Baja Portalegre 500.
Dupla vitória nacional
Marcos Moraes e Du Sachs fizeram uma prova de gigantes. Competindo na T2, categoria de entrada do campeonato mundial, levaram um carro de produção em série ao sexto lugar geral entre os 38 carros FIA. Venceram as duas especiais disputadas, cruzaram o pórtico de chegada vitoriosos e na ligação uma ‘pane’ elétrica fê-los perder preciosos nove minutos, que deram o título de Campeão Mundial de Rally Cross Country a outra dupla brasileira, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin. ” Esta foi uma prova incrível! Fizemos tudo certo e conquistamos na pista a Baja Portalegre. Mas, a regra diz que há um tempo máximo para entrarmos com o carro no parque fechado que encerra a prova e, infelizmente, não conseguimos chegar a tempo. Por outro lado, estamos muito felizes com a conquista do Varela e do Gustavo, que foram para todas as etapas do mundial, representaram o Brasil com muito empenho e agora são campeões mundiais. Eles estão de parabéns”, disse Marcos Moraes, ao ser informado sobre a penalização que lhe tirou a vitória.
Estreia em grande estilo
Lucas Moraes, que nesta Baja competiu ao lado do português António Saraiva, estreou em uma das mais difíceis provas do circuito mundial com um 2º lugar na categoria T1 Nacional. Festejado inclusive pelos portugueses que o saudavam na chegada, ele começou em grande estilo sua trajetória no todo o terreno internacional. “Eu realmente não tinha uma noção exata de quão pesada e desafiadora era esta competição. Estou muito feliz com meu resultado e mais ainda com a recetividade de todos aqui. Competi numa equipa portuguesa, cercado de pessoas super dedicadas e engajadas em me dar as melhores condições possíveis de fazer uma boa performance e aí está o resultado”, comemorou ele, que dentre os brasileiros, mais uma vez fez o melhor tempo do dia. “Também faço questão de dar os parabéns ao Varela e ao Gugelmin pelo título Mundial, foi um trabalho sensacional”, conclui Lucas.
Resultados
Classificação, FIA, Baja Portalegre 500:
1º Miroslav Zapletal/Maciek Marton, Hummer H3EVO, 5h46m28s.
2º Rui Sousa/Carlos Silva, Isuzu D-Max, a 21s.
3º Boris Gadasin/Alexey Kuzmich, G-Force Proto, a 2m13s.
4º Zdenek Prizek/Marek Sykora, Hummer H3 EVO, a 11m41s.
5º José Dinis Lucas/Luís Tirano, Mitsubishi Pajero DiD, a 20m00s.
6º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, Mitsubishi Pajero, a 28m44s.
7º Marcos Moraes/Du Sachs, Mitsubishi Pajero, a 29m48s.
8º João Cardoso/Luís Marques, Nissan Navara, a 35m23s.
9º Carlos Almeida/Ricardo Mendonça, Nissan Pathfinder, a 43m39s.
10º Edgar Condenso/Nuno Silva, Isuzu D-Max, a 53m24s.
Resultado final, Categoria T2 FIA
1º Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, Mitsubishi Pajero.
2º Marcos Moraes/Du Sachs, Mitsubishi Pajero.
3º João Cardoso/Luís Marques, Nissan Navara.
Classificação no evento nacional da Baja Portalegre 500:
1º Fernando André/Mário Feio, Renault Mégane Proto, 6h02m08s.
2º Lucas Moraes/António Saraiva, Mitsubishi Pajero DiD, a 10m17s.
3º João Rato/Filipe Martins, Mazda BT 50, a 44m42s;
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI