CNTT/Raide TT Góis Arganil: Gonçalo Guerreiro vence duelo emocionante
Gonçalo Guerreiro foi o vencedor da 29º edição do Raide TT Góis Arganil, a segunda jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2022, depois de travar um emocionante duelo nas pistas serranas de Arganil e Góis. O piloto Júnior da JB Racing terminou a corrida com 22s de vantagem para o belga Sebastien Guyette o piloto Veterano seu companheiro de equipa.
A prova beirã organizada pelo Góis Moto Clube disputada nas famosas pistas dos concelhos de Góis e Arganil, Paraíso do Todo-o-Terreno contou com uma excelente lista de inscritos com uma centena de concorrentes entre Motos, Quad e SSV.
A prova iniciou-se com uma primeira classificativa de 10 quilómetros que ordenou os concorrentes para os 147 km que disputaram da parte da tarde. No dia seguinte No segundo da prova beirã os concorrentes voltaram a percorrer o setor seletivo disputado na véspera e que incluía algumas passagens antigas e recentes de troços do Rali de Portugal.
Nelson Caxias o vencedor da prova de Beja foi o mais rápido na PEC 1, mas foi Gonçalo Guerreiro quem terminou o dia na liderança com 37s de vantagem para o seu companheiro de equipa o belga Sebastien Guyette. Nelson Caxias que abriu pista terminou o dia em 3º lugar. Menos de um minuto era o tempo que separava o 4º do 6º classificado. Herlander Araújo terminou este primeiro dia de Raid TT a Góis à frente da dupla João Monteiro/Nuno Morais e do consagrado Helder Rodrigues.Posições seguintes para Pedro Santinho Mendes e Nuno Fontes.De salientar o facto de entre os oito primeiros classificados apenas João Monteiro ter um navegador a seu lado. Encerraram o Top 10 as duplas Helder Ribeiro/Rui Dias e Luis Cidade/Pedro Mendonça
No dia seguinte o piloto belga foi o mais rápido, mas apenas conseguiu recuperar 14s pelo que a vitória premiou uma excelente corrida de Gonçalo Guerreiro o mais jovem piloto de SSV em competição. O 2º lugar de Sebastien Guyette permite-lhe ascender à liderança do campeonato com um ponto de vantagem. João Monteiro navegado por Nuno Morais terminou no derradeiro lugar de pódio e é ele que está agora a um ponto de Guyette no Campeonato. Excelente 4º lugar para Pedro Santinho Mendes vencedor em Góis em 2020.
Apesar de ter capotado quase no final da PEC 2 é notável o 5º lugar absoluto alcançado por parte de Helder Ribeiro a fazer em Góis Arganil a sua segunda corrida de SSV. 6º lugar para Luís Cidade que agora além de piloto é também o responsável pelo Team Can-Am Offroad Portugal. Sérgio Silva encerrou o Top 10 mostrando que apesar de uma presença agora menos regular continua a ser extremamente rápido.Pelo caminho ficaram Nelson Caxias vítima de um despiste, Hélder Rodrigues com problemas de travões e Nuno Fontes.
António Maio vence nas motos
Nas motos António Maio em Yamaha foi o mais rápido em ambos os setores do primeiro dia e terminou com uma vantagem de quase dois minutos para o 2º classificado, Gustavo Gaudêncio em Honda com a 3ª posição a pertencer a Mário Patrão em KTM.O jovem João Duarte em Fantic foi o 2º mais rápido na PEC 1 mas atrasou-se na sequência de uma queda que o viria a impossibilitar de estar à partida do dia seguinte. Fábio Magalhães em Honda que lidera a Classe TT1, Daniel Jordão em Husqvarna e Micael Simão em Gas Gas líder da classe TT3 eram os pilotos que ocupam as posições seguintes.
No dia seguinte António Maio confirmou o domínio que estava a exercer e terminou a prova com uma vantagem de quase três minutos para o 2º classificado, Gustavo Gaudêncio em Honda que foi também 2º da Classe TT2. O 3º lugar pertenceu a um muito competitivo Mário Patrão que em KTM triunfou também na Classe Veteranos.4º lugar para Micael Simão em Gas Gas vencedor da classe TT3. Duas quedas fizeram Daniel Jordão em Husqvarna perder o 4º lugar que ocupava na véspera. Fábio Magalhães em Honda na 6ª posição venceu a Classe TT1. Fernando Ferreira piloto oficial da Fantic foi 7º classificado e o 2º da Classe TT2. 8º lugar para Miguel Castro em KTM que era um dos muitos estreantes na prova do Góis Moto Clube.Fecharam o Top 10 Paulo Santos em Honda 2º TT3 e 2º dos veteranos e David Megre em KTM. As três posições seguintes foram ocupadas pelos três primeiros classificados da Classe Júnior Gonçalo Amaral em Honda, Tomás Dias em Gas Gas e Salvador Amaral em Honda que subiu ainda ao pódio como 3º classificado da Classe TT1.
Domínio de João Vale nos Quad
Entre os Quad também João Vale,tal como António Maio nas motos, evidenciou um claro domínio vencendo as duas especiais cronometradas do primeiro dia que conclui com uma vantagem de 4m30s para o 2º classificado.Filipe Martins e Fernando Cardoso ambos em Yamaha ocupavam as posições seguintes.4º lugar para Luís Pimenta à frente do jovem Rafael Carvalho vencedor da prova de abertura desta temporada.Dia complicado para o vice-campeão Luís Fernandes a contas com problemas de travões e um triângulo que se desapertou não indo além do 14º lugar.
No dia seguinte o vice-campeão nacional Luís Fernandes recuperado dos azares da véspera averbou o melhor tempo no setor seletivo onde João Vale voltou a ganhar tempo aos seus diretos perseguidores tendo terminado a prova com uma vantagem de 9m17s para o 2º classificado. Uma vitória que lhe permite ascender à liderança do campeonato. 2º lugar para um regressado Filipe Martins que continua a mostrar ser muito competitivo.3º lugar para Fernando Cardoso que venceu ainda a Classe Promoção. Um pódio integralmente Yamaha.A correr em casa Luís Pimenta,o piloto apoiado pelo Góis Moto Clube terminou a corrida em 4º lugar. 5º lugar para o jovem Rafael Carvalho vencedor da Classe Júnior que tinha sido o vencedor absoluto em Beja, na prova de abertura do campeonato.Entre os veteranos triunfou Carlos Reguinga em Yamaha
Equipas em evidência.
A JB Racing terminou a prova com três carros nos quatro primeiros lugares. À dobradinha conseguida por Gonçalo Guerreiro e Sebastien Guyette juntou-se Pedro Santinho Mendes em 4º lugar.
Destaque também para a Can-Am Off Road Portugal agora comandada por Luís Cidade que viu os seus três carros terminarem em 5º com Hélder Ribeiro, em 6º com Luís Cidade vindo Herlander Araújo a terminar em 8º lugar depois de ter sido no primeiro dia um dos mais rápidos em prova.
A estreante Rio Seco Racing viu os dois irmãos Rodrigues ocuparam as posições 7 e 9 com o Ruben a impor-se a Paulo depois de a ordem ter sido inversa no final do 1º dia.
Campeonato Stock
Vitória de José Morgado da Benimoto Racing navegado por Ruben Delgado com 2ª posição para a dupla Nelson Saramago/João Moreira aos comandos de um Polaris o único veículo não Can-Am a terminar esta corrida.
As Senhoras
Bruna Antunes em GasGas nas motos e Vera Cabrita em Yamaha nos Quad estiveram em evidência ao terminarem uma corrida muito dura onde apenas faltou Dorothee Ferreira na linha de chegada para as senhoras fazerem o pleno nas três disciplinas.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI