João Ferreira: O menino prodígio do TT

Por a 11 Dezembro 2023 10:37

Depois de ter surpreendido a comunidade do Todo-o-Terreno em Portugal não pelo triunfo no Campeonato de Portugal de TT e Europeu de Bajas, mas sim pela forma ‘adulta’ como o fez, quase nos fazendo esquecer que é ainda um jovem, que há muito pouco tempo começou a dar os seus primeiros passos na modalidade, João Ferreira já começou por construir um forte palmarés, e continua a dar passos seguros na sua caminhada para o topo da modalidade.

Num desporto em que é preciso muito dinheiro para ajudar a crescer os jovens, muitos deles ficam pelo caminho devido à falta de apoios, especialmente se não conseguirem dar nas vistas nos momentos certos.

Mas João Ferreira tem-no conseguido, cedo começou a dar nas vitas, foi ‘chamado’ pela X-Raid para ajudar a desenvolver no protótipo da X-Raid/Yamaha, foi com esse carro que se estreou no Dakar este ano, disputando depois o Mundial de Todo-o-Terreno. Agora, já se prepara para o seu segundo Dakar, mas com a equipa de topo na disciplina a South Racing, partindo para a sua segunda aventura como um dos favoritos ao triunfo.

Nos T1+, continua a fazer boas provas com o Mini JCW T1+, como o recente triunfo em Portalegre frente à fina flor do TT mundial, campeão Nasser al Attiyah incluído.

Em Reguengos, numa conversa que tivemos com o João Ferreira, falamos-lhe no mais destacado piloto de sempre no TT em Portugal, Carlos Sousa e a verdade é que, apesar de serem tempos muito diferentes, o piloto de Leiria está a trilhar o caminho certo. Qualidade tem, rapidez também, está a ganhar experiência a cada corrida que passa, e este próximo Dakar é importante para se afirmar ainda mais, como um dos nomes a seguir na modalidade.

Este ano, no CPTT, embora só tenha feito quatro corridas, venceu duas, em Reguengos e Portalegre.

No Mundial de TT, foi sexto no Dakar entre os inscritos do W2RC, em Abu Dhabi, altos e baixos, na Baja Extremadura correu com o Yamaha YXZ 1000 turbo T3 da X-Raid, no México, no Sonora Rally, novamente altos e baixos, problemas mecânicos entremeados por bons resultados, na Baja TT Norte de Portugal, novamente a evoluir o Yamaha X-Raid T3, em Loulé estrearam o Mini JCW T1+, mas João Ferreira/Filipe Palmeiro terminaram o primeiro dia em sétimo, mas tiveram problemas e no 2º dia cederam quase uma hora, caindo muito na classificação.

Seguiu-se a Baja Itália, prova da Taça do Mundo de Bajas Todo-o-Terreno, venceram o prólogo, no SS1, um furo logo no início atrasou-os na luta pelos lugares cimeiros, mas recuperaram até 3º onde terminaram a prova. Seguiu-se a Baja Aragon/Espanha, novamente com o Mini, 3º no 1º dia, uma transmissão e um furo afastaram-nos do pódio na Baja Aragon, mas ficou mais uma boa aprendizagem.

Seguiu-se o W2RC e o Desafio Ruta 40 na Argentina, de novo com o Yamaha T3, mais problemas no carro a atrasá-lo, venceram a etapa 4, desta feita com o seu irmão Manuel Porém ao lado, problemas de embraiagem na última tirada.

João Ferreira/Filipe Palmeiro (Mini John Cooper Works Rally Plus T1+) venceram a Baja TT Reguengos, terminando a prova com mais de um minuto de avanço para Tiago Reis/Valter Cardoso (Toyota Hilux T1+), no seu regresso ao CPTT.

Seguiu-se a Baja Oeste. João Ferreira (Mini) terminou o 1º dia apenas em sétimo, a 4m22s da frente devido a um furo e ao mau funcionamento do macaco hidráulico, o que atrasou ainda mais a dupla. Depois, sem nada a perder, foram para a frente da corrida, chegando a meio do Setor Seletivo a ter um avanço de dois minutos para Tiago Reis. No entanto, um problema na caixa de velocidades do Mini John Cooper Works Rally travou o andamento do campeão português e europeu em título de Todo-o-Terreno, e com isso Tiago Reis ficou sozinho na frente.

Seguiu-se o Rali da Marrocos, já com o Can-Am da South Racing com que irão ao próximo Dakar. Desta feita um erro do piloto atrasou a dupla, mas isso não impediu que vencessem a prova no T4, começando muito bem a sua história com a nova equipa.

Por fim, o ano terminou com o triunfo na Baja de Portalegre. Em luta intensa com Nasser Al-Attiyah e Yazeed Al-Rahji, o piloto de Leiria demonstrou muita confiança, primeiro atacando, depois gerindo “É um sentimento incrível. Antes da corrida sabíamos que iríamos lutar com o atual campeão do Mundo (ndr, Al-Attiyah) e o vice-campeão do Mundo (ndr, Al-Rajhi). Ganhar em Portalegre é sempre muito especial, principalmente nestas condições e com esta concorrência”, disse, numa prova que deixou bem vincada a qualidade do piloto, que ‘corre’ para um lugar bem alto no patamar dos melhores pilotos de sempre do TT português além fronteiras.

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L.P
L.P
11 meses atrás

Orgulho em Ti Joao Ferreira
Força para um 2024 cheio de Bons momentos , tras nos muitas alegrias

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