João Ferreira: O menino prodígio do TT
Depois de ter surpreendido a comunidade do Todo-o-Terreno em Portugal não pelo triunfo no Campeonato de Portugal de TT e Europeu de Bajas, mas sim pela forma ‘adulta’ como o fez, quase nos fazendo esquecer que é ainda um jovem, que há muito pouco tempo começou a dar os seus primeiros passos na modalidade, João Ferreira já começou por construir um forte palmarés, e continua a dar passos seguros na sua caminhada para o topo da modalidade.
Num desporto em que é preciso muito dinheiro para ajudar a crescer os jovens, muitos deles ficam pelo caminho devido à falta de apoios, especialmente se não conseguirem dar nas vistas nos momentos certos.
Mas João Ferreira tem-no conseguido, cedo começou a dar nas vitas, foi ‘chamado’ pela X-Raid para ajudar a desenvolver no protótipo da X-Raid/Yamaha, foi com esse carro que se estreou no Dakar este ano, disputando depois o Mundial de Todo-o-Terreno. Agora, já se prepara para o seu segundo Dakar, mas com a equipa de topo na disciplina a South Racing, partindo para a sua segunda aventura como um dos favoritos ao triunfo.
Nos T1+, continua a fazer boas provas com o Mini JCW T1+, como o recente triunfo em Portalegre frente à fina flor do TT mundial, campeão Nasser al Attiyah incluído.
Em Reguengos, numa conversa que tivemos com o João Ferreira, falamos-lhe no mais destacado piloto de sempre no TT em Portugal, Carlos Sousa e a verdade é que, apesar de serem tempos muito diferentes, o piloto de Leiria está a trilhar o caminho certo. Qualidade tem, rapidez também, está a ganhar experiência a cada corrida que passa, e este próximo Dakar é importante para se afirmar ainda mais, como um dos nomes a seguir na modalidade.
Este ano, no CPTT, embora só tenha feito quatro corridas, venceu duas, em Reguengos e Portalegre.
No Mundial de TT, foi sexto no Dakar entre os inscritos do W2RC, em Abu Dhabi, altos e baixos, na Baja Extremadura correu com o Yamaha YXZ 1000 turbo T3 da X-Raid, no México, no Sonora Rally, novamente altos e baixos, problemas mecânicos entremeados por bons resultados, na Baja TT Norte de Portugal, novamente a evoluir o Yamaha X-Raid T3, em Loulé estrearam o Mini JCW T1+, mas João Ferreira/Filipe Palmeiro terminaram o primeiro dia em sétimo, mas tiveram problemas e no 2º dia cederam quase uma hora, caindo muito na classificação.
Seguiu-se a Baja Itália, prova da Taça do Mundo de Bajas Todo-o-Terreno, venceram o prólogo, no SS1, um furo logo no início atrasou-os na luta pelos lugares cimeiros, mas recuperaram até 3º onde terminaram a prova. Seguiu-se a Baja Aragon/Espanha, novamente com o Mini, 3º no 1º dia, uma transmissão e um furo afastaram-nos do pódio na Baja Aragon, mas ficou mais uma boa aprendizagem.
Seguiu-se o W2RC e o Desafio Ruta 40 na Argentina, de novo com o Yamaha T3, mais problemas no carro a atrasá-lo, venceram a etapa 4, desta feita com o seu irmão Manuel Porém ao lado, problemas de embraiagem na última tirada.
João Ferreira/Filipe Palmeiro (Mini John Cooper Works Rally Plus T1+) venceram a Baja TT Reguengos, terminando a prova com mais de um minuto de avanço para Tiago Reis/Valter Cardoso (Toyota Hilux T1+), no seu regresso ao CPTT.
Seguiu-se a Baja Oeste. João Ferreira (Mini) terminou o 1º dia apenas em sétimo, a 4m22s da frente devido a um furo e ao mau funcionamento do macaco hidráulico, o que atrasou ainda mais a dupla. Depois, sem nada a perder, foram para a frente da corrida, chegando a meio do Setor Seletivo a ter um avanço de dois minutos para Tiago Reis. No entanto, um problema na caixa de velocidades do Mini John Cooper Works Rally travou o andamento do campeão português e europeu em título de Todo-o-Terreno, e com isso Tiago Reis ficou sozinho na frente.
Seguiu-se o Rali da Marrocos, já com o Can-Am da South Racing com que irão ao próximo Dakar. Desta feita um erro do piloto atrasou a dupla, mas isso não impediu que vencessem a prova no T4, começando muito bem a sua história com a nova equipa.
Por fim, o ano terminou com o triunfo na Baja de Portalegre. Em luta intensa com Nasser Al-Attiyah e Yazeed Al-Rahji, o piloto de Leiria demonstrou muita confiança, primeiro atacando, depois gerindo “É um sentimento incrível. Antes da corrida sabíamos que iríamos lutar com o atual campeão do Mundo (ndr, Al-Attiyah) e o vice-campeão do Mundo (ndr, Al-Rajhi). Ganhar em Portalegre é sempre muito especial, principalmente nestas condições e com esta concorrência”, disse, numa prova que deixou bem vincada a qualidade do piloto, que ‘corre’ para um lugar bem alto no patamar dos melhores pilotos de sempre do TT português além fronteiras.
Orgulho em Ti Joao Ferreira
Força para um 2024 cheio de Bons momentos , tras nos muitas alegrias