Fomos saber como é o percurso da Baja TT Norte de Portugal: T1+ ou Challenger/SSV? Pode ‘cair’ para qualquer lado…

Por a 23 Abril 2025 12:49

Vai para a estrada na sexta-feira a terceira prova do CPTT, a Baja TT Norte de Portugal, um evento que vai redundar em nova luta de conceitos entre as duas T1+ de João Ferreira e João Ramos e os SSV, T3 e T4 de várias fortes duplas que nos últimos dois anos têm cada vez mais ocupado o top 10 das provas do CPTT.

Nas duas primeiras provas, na Baja Montes Alentejanos, João Ferreira e Filipe Palmeiro (Mini JCW Rally 3.0d T1+) venceram, 1-0 para as T1+, mas na segunda, Baja TT Escuderia Castelo Branco, foi a vez de João Dias e Rui Pita (Polaris RZR Pro R) vencer, ainda que tenha sido desclassificado após as verificações técnicas, mas de qualquer forma, quando isto se resolver, os outros putativos vencedores são Gonçalo Guerreiro e Raquel Jimena (Polaris Pro R T4).

Portanto, a terceira prova irá desempatar, e como sabemos que será a tipologia de terreno e a meteorologia que podem fazer pensar a balança, fomos perceber como será o percurso. Em termos de meteorologia, vai estar seco, portanto, não deve haver água e lama como em Castelo Branco. A prova tem o prólogo na 6ª Feira, 25 de abril, com 8,75 Km, no sábado, a SS1 com 108,25 Km e a SS2 com 142,20 Km e no domingo, a SS3 com 81,70 Km.

Sabendo-se que no Norte não há planícies como no Alentejo, a prova desenrola-se, naturalmente, por serras. A norte não há muito para mudar, a tipologia é sempre muito semelhante, há percursos que são os mesmos do ano passado, nomeadamente toda a parte da Serra de Bornes, que é uma zona fantástica, lindíssima, e não se vai alterar. Faz parte do Setor Seletivo 2 de sábado e tem muitas partes em comum com o ano passado.

De resto, alternou muita coisa porque entrou o Município de Vimioso, e aí o percurso é completamente diferente.

Nesta prova, que recebe os concorrentes da FMP, motos e SSV pela primeira vez, depois do prólogo conjunto na sexta-feira a diferença é que sexta e domingo é reservado só os carros (FPAK) e os dois setores seletivos de sábado são para Motos/SSV/Quads (FMP) e carros (FPAK) e no final de sábado os piloto da FPAK têm que mudar o ‘mind set’ porque no domingo não vão ter sinalização no percurso de Murça, somente as zonas de perigo, o resto é com road book, portanto é algo diferenciador.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

1 comentários

  1. asfonseca

    23 Abril, 2025 at 14:21

    Para quando o percurso, para quem quer acompanhar a prova?

Deixe aqui o seu comentário

últimas CPTT
últimas Autosport
cptt-campeonato-nacional-todo-terreno
últimas Automais
cptt-campeonato-nacional-todo-terreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado