Desafio Total/Mazda 2018: 11ª EDIÇÃO DISPUTA-SE NAS SEIS BAJAS DO NACIONAL DE TT
Ultimam-se os preparativos para aquela que será a 11ª temporada do Desafio Total/Mazda, numa entrada na segunda década que se inicia com uma novidade de monta: serão seis as provas e todas do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2018. O anúncio oficial foi feito no evento realizado dia 8 de Fevereiro, na Fábrica de Braço de Prata, na zona oriental Lisboa, palco onde também se fez o balanço da temporada finda e se entregaram os troféus aos seus vencedores e demais participantes.
Iniciativa única no panorama do todo-o-terreno nacional, o Desafio Total Mazda proporcionou, ao longo dos seus primeiros 10 anos de vida, um crescente grau de competitividade e interessantes lutas no seio do seu pelotão e até, por diversas vezes, na luta pelos melhores lugares à geral. Mas, se até aqui o alinhamento do calendário se dividia entre algumas das provas do Nacional de TT e o encerramento se fez invariavelmente nas 24 Horas Vila de Fronteira, desta feita a aposta da organização irá recair na totalidade das 6 bajas que compõem o campeonato de 2018, organizado pela FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
“Mantendo-se como iniciativa sem paralelo no panorama do todo-o-terreno nacional, o Desafio Total Mazda tem proporcionando, ao longo dos anos, um crescente grau de competitividade e interessantes lutas no seio do seu pelotão e até, por diversas vezes, em termos de geral das provas que integra”, refere José Santos, responsável da Mazda Motor de Portugal por esta competição. “Cumprida que está a primeira década, decidimos redefinir a sua estrutura, passando este ano a abranger as 6 provas do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Naturalmente que isso significa abdicar de Fronteira, prova por quem continuaremos a ter um grande carinho, aproveitando, por isso, para agradecer a todos os elementos, da organização e fora dela, por todo o apoio que nos deram ao longo destes 10 anos,” acrescenta.
Percorrendo parte significativa do território continental, o Desafio Total/Mazda 2018 iniciar-se-á, assim, na envolvente de Castelo Branco, em meados de Março, com a Baja TT do Pinhal, rumando-se um mês depois ao Algarve, para a Baja TT de Loulé. A primeira visita ao Alentejo far-se-á na Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal, a que se segue uma viagem para norte, para a Baja TT GAS, a disputar na região de Gondomar. Após o interregno de Verão, a temporada prossegue na Baja TT de Idanha-a-Nova, desenhada na região com o mesmo nome, alcançando-se – pelo menos assim se espera – a hora de todas as decisões na 32ª Baja Portalegre 500, evento histórico que se disputa no último fim-de-semana de Outubro, nos conhecidos estradões e montes do interior alentejano.
A nova estrutura do Desafio Total/Mazda 2018 irá permitir que, pela primeira vez na sua história, Pilotos e Navegadores contem com o mesmo número de provas pontuáveis. Tendo que estar inscritos no Desafio e participar num mínimo de 4 das 6 provas para poderem lutar e reclamar os respectivos títulos.
Aos comandos dos Mazda Proto, dotados de um kit de carroçaria que lhes dá a silhueta do SUV Mazda CX-5, os inscritos irão lutar pelas melhores Pontuações atribuídas ao top 10 de cada Baja TT. Serão, respectivamente, 25, 18 e 15 pontos para os Pilotos e Navegadores que ocuparem os lugares do pódio no final de cada uma das 6 jornadas, sendo distribuídos aos restantes 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1 pontos, pela sua ordem de classificação. Como Pontuações Extra será atribuído 1 ponto à dupla mais rápida em cada Prólogo e também 1 ponto às duplas que estabelecerem os melhores tempos em cada uma das diferentes Especiais (SS) que vierem a compor as estruturas das diferentes provas do calendário 2018.
Para 2018, o Pacote de Prémios mantém-se inalterado, distribuindo-se um total de 53.500 euros pelos Pilotos. Serão 6.000 euros em jogo em cada Baja TT, com 1.500 euros para o vencedor, 1.250 para o 2º classificado e 1.000 para o 3º, dividindo-se o restante montante até ao 8º classificado. No final do Desafio 2018, os cinco mais pontuados têm acesso a um pecúlio adicional: o ‘Campeão’ recebe um cheque de 6.500 euros, o 2º classificado outro de 5.000 euros e o 3º um de 3.000 euros. Os 4º e 5º do ranking fibal recebem 1.750 e 1.250 euros, respectivamente.
Para além das taças entregues a todos os pilotos e navegadores classificados, por prova e no evento de consagração, a organização mantém a atribuição dos denominados “Prémios Prestigio”, que premeiam o “Melhor Concessionário Mazda” e o “Melhor Preparador”, ambos inerentes à equipa que vier a sagrar-se vencedora.
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