CPTT: Tiago Reis garante o título nacional com triunfo na Baja Oeste de Portugal
A dupla Tiago Reis/Valter Cardoso (Toyota Hilux T1+) venceu a Baja Oeste de Portugal, terminando a prova organizada pela Escuderia Castelo Branco com uma vantagem de 4m35.3s para a dupla João Ramos/Jorge Carvalho (Toyota Hilux), que recuperou posições durante o SS2 para alcançar a vice-liderança.
Com este resultado, Tiago Reis conquista o título nacional de Todo-o-Terreno, tornando-se tricampeão.
Ricardo Sousa/Jorge Brandão (Brp – Can Am Maverick X3) terminaram a Baja no terceiro posto da classificação, sendo os melhores entre os T3.
Nuno Madeira/José Janela (Ford Ranger) terminaram o dia de ontem em quarto a 3m11s da frente, hoje foram quintos no SS2 (a 4:10.2s de Armindo Araújo) e com isso terminaram no 4º lugar da geral, seguidos pela dupla vencedora do SS2, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Brp-Canam Maverick X3), que com este resultado, somam pontos totais pois os vencedores do T3 não roubam pontos, visto ser a sua primeira prova.
Desta forma, aliado ao abandono de João Dias/João Miranda (BRP-Can Am Maverick X3), Araújo pode ser ainda campeão de T3, está bem posicionado, e pode, como sabemos, também ser campeão do Campeonato de Portugal de Ralis, o que depois do que sucedeu à dupla no início do ano em Fafe, é um feito incrível estarem nesta altura ainda com essa possibilidade.
No sexto posto da classificação geral, terminou a dupla Edgar Reis/Tiago Neves (Toyota Hilux), a 10:25.2s do vencedor da prova, numa prova em que estiveram bem, notando-se boa evolução na sua pilotagem.
Já Paulo Rodrigues/Miguel Salvador BRP-Can Am (Bombardier) terminaram no sétimo lugar. As duplas Francisco Guedes/Joel Lutas (Brp-Canam Maverick X3), Filipe Cameirinha/Jérémy Dubois (Brp-Canam – Herrador Maverick X3) e Sérgio Vitorino/Sérgio Cerveira (Brp-Canam Maverick X3) fecharam os dez primeiros classificados da Baja Oeste de Portugal.
No SS2, Armindo Araújo/Luís Ramalho foram a dupla mais rápida, precisando de 3:04:22.3s para terminarem a etapa, com uma diferença de 16.3s para Tiago Reis e Valter Cardoso. João Ramos e Jorge Carvalho necessitaram de mais 1:30.2s para terminar o SS2, alcançando o terceiro lugar da classificação da etapa, seguidos da dupla Ricardo Sousa/Jorge Brandão e Nuno Madeira/José Janela (Ford Ranger).
A história do da Baja Oeste de Portugal conta-se facilmente. Pedro Carvalho e Tiago Reis terminaram o dia de ontem separados por 9.9s a favor do piloto do T3, mas pouco depois do arranque do SS2 de hoje, o piloto da SGS Racing teve problemas e regressou à assistência por estrada.
João Ferreira (Mini), terminou o dia de ontem apenas em sétimo, a 4m22s da frente devido a um furo e ao mau funcionamento do macaco hidráulico, o que atrasou ainda mais a dupla. Hoje, sem nada a perder, o piloto do Mini foi para a frente da corrida, chegando a meio do Setor Seletivo a ter um avanço de dois minutos para Tiago Reis. No entanto, um problema na caixa de velocidades do Mini John Cooper Works Rally travou o andamento do campeão português e europeu em título de Todo-o-Terreno, e com isso Tiago Reis ficou sozinho na frente.
Alexandre Pinto/Bernardo Oliveira (BRP-Canam Maverick X3), que terminaram no terceiro lugar da classificação no final do SS1 a 1m32s da frente, hoje também ficaram pelo caminho, deixando João Ramos como o único perseguidor de Tiago Reis, mas já a uma distância confortável para os adversários.
Grande prova de Nuno Matos/Ricardo Claro, de regresso ao ‘velhinho’ Opel Mokka Proto enquanto o novo VW Amarok Prot espera novas peças. Venceram o T8 depois duma magnífica luta com Johann Senders/Kala Senders (Toyota Hilux). Senderes venceu a SS1 com 52.2s de avanço para Nuno Matos com Alexandre Mota/João Gomes (Fiat Fullback Proto) em terceiro a 5m52.7s, mas na SS2 o piloto portalegrense deu a volta ao texto na estrada a que se juntou uma forte penalização a Senders, que terminou a 4m25.3s. Alexandre Mota foi terceiro.
Quem regressou aos triunfos no T2 foram Rui Sousa/Carlos Silva (Isuzu D-Max) desta vez a correr às portas de casa, basicamente. Levaram de vencida a prova depois de terminarem o primeiro dia 19.5s atrás de João Lourenço/Nuno Sousa (Nissan Navara D22), mas no decisivo Setor Seletivo, a dupla local venceu com quase três minutos de avanço, deixando dessa forma o líder do campeonato de T2 para trás. Os outros candidatos ao título do T2, Luís Caetano/André Couceiro (Nissan Pathfinder R51) foram terceiros muito longe da frente.Francisco Dias/Mário Feio (Nissan Pick-Up 2.5) completaram o plantel dos T2 em quarto.
No T4, o triunfo foi para Rui Farinha/Rui Pita (BRP-CanAm Maverick X3) com mais de cinco minutos de avanço para Francisco Santos/Bruno Baltazar (BRP-CanAm Maverick X3) com Ricardo Silva/José Maia (BRP-CanAm Maverick X3) no pódio da classe mais a mais de uma hora da frente.
CNTT: João Monteiro vence e sobe a primeiro no campeonato
João Monteiro e Nuno Morais venceram a Baja Oeste de Portugal na categoria dos SSV. Piloto e co-piloto tinham um objectivo muito claro para a Baja Oeste de Portugal. A equipa do Can Am X3 XRS sabia que era essencial ficar à frente dos então líderes do campeonato, Roberto Borrego e André Lopes (Can Am X3) para se manterem na luta pelo título nacional. Quando estes tiveram problemas, Monteiro e Morais aproveitaram a oportunidade e forçaram ainda mais o andamento. Com tremenda prestação no primeiro sector selectivo, saltaram para a frente da prova e de lá mais não saíram. Pedro Santinho Mendes e Mário Falé Ourives (Bombardier Can Am) foram os mais lestos em SSV, mas não conseguiram chegar à primeira posição. Essa ficou reservada para os novos líderes do campeonato.
Tiago Guerreiro e Daniel Silva ( completam o lote dos três primeiros, mas a mais de 11 minutos dos primeiros classificados.
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