CPTT, Ricardo Porém sobre João Ferreira: “É um orgulho imenso vê-lo ser Campeão”
A par, naturalmente, do seu pai, Paulo Rui Ferreira, e também de Jorge Monteiro, experiente navegador, pode dizer-se que Ricardo Porém é uma espécie de mentor, que certamente com a sua experiência ajudou muito João Ferreira e David Monteiro, neste seu percurso que os levou a dois títulos, nacional e Europeu, no seu primeiro ano aos mais alto nível no TT: “conheço-o há muito anos, tenho uma grande ligação com o João, desde os oito, 10 anos, ele foi andando nos karts, no desporto motorizado, acompanhando o pai nas corridas, e foi desenvolvendo este gosto pelo TT. Fez o caminho, que na minha opinião foi das coisas mais importantes, fez o caminho certo.
Ele fez dois anos de T2, consolidou bases, passou para um T1 que não era de top, o que lhe permitiu perceber o que era um carro da categoria T1, e depois ‘saltou’ para um T1 de topo e na primeira época faz o pleno…
É um orgulho imenso vê-lo ser Campeão. No mesmo ano, serem Campeões da Europa e Campeões Nacionais, vencer cinco provas em seis, e ter uma regularidade incrível, deixa-me mesmo muito satisfeito” começou por dizer Ricardo Porém, que explicou o que foi fazendo: “
Tentei sempre partilhar ao máximo, a experiência que fui adquirindo ao longo dos anos, espero e acredito que isso tenha ajudado em alguns momentos, também sinto um bocadinho este título como meu, porque me deixou incrivelmente feliz.
Fizemos muitos quilómetros, e ele soube aplicar toda a evolução, todo o know how que foi adquirindo conseguiu aplicá-lo ao longo da época.
Foi muita inteligência, muita maturidade de um miúdo com apenas 23 anos
Foi um campeonato indiscutível, e uma prestação muito acima da média face a quem lá anda há muitos anos. Ele tem um temperamento calmo, é muito tranquilo e isso ajuda-o muito, depois, nos momentos mais tensos”, disse.