CPTT prossegue com a Baja TT Norte de Portugal: T1+ têm vencido, mas será assim este ano?
O Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) aproxima-se da sua terceira prova, a Baja TT Norte de Portugal, que se realiza no próximo fim de semana, depois de um início de temporada marcado por emoções e alguma controvérsia.
Na Baja Montes Alentejanos, João Ferreira e Filipe Palmeiro (Mini JCW Rally 3.0d T1+) alcançaram a vitória, com João Ramos e Jorge Carvalho (Toyota Hilux T1+) em segundo lugar e Tiago Reis e Paulo Fiúza (Taurus Max T3) a completarem o pódio e a vencer no T3. Gonçalo Guerreiro e Pablo Huete (Polaris Pro R T4) dominaram na categoria T4.
Contudo, a segunda prova, a Baja TT Escuderia Castelo Branco, ficou envolta em alguma polémica. Inicialmente, João Dias e Rui Pita (Polaris RZR Pro R) foram declarados vencedores, mas foram posteriormente desclassificados devido a irregularidades técnicas detetadas na sua viatura. Esta decisão levou a que Gonçalo Guerreiro e Raquel Jimena (Polaris Pro R T4) herdassem a vitória, com João Ferreira e Filipe Palmeiro (Mini JCW Rally 3.0d) em segundo e Hélder Oliveira e Carlos Mendes (BRP Can-Am Maverick X3) em terceiro.
A equipa de João Dias, a Santag Racing, não aceitou a desclassificação e apelou da decisão, o que significa que os resultados finais da Baja TT Escuderia Castelo Branco permanecem pendentes. O caso seguirá para o Tribunal de Apelação Nacional (TAN) e, potencialmente, para instâncias superiores, como o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) ou o Tribunal Internacional de Apelação (ICA) da FIA. A incerteza paira sobre a classificação desta prova, enquanto se aguarda a resolução do processo.
Entretanto, chega um novo evento, sem o anterior ‘resolvido’e provavelmente vai ser assim durante bem mais tempo. A Baja TT Norte de Portugal, que decorre de 25 a 27 de abril, no Norte de Portugal
João Ferreira – Filipe Palmeiro (Mini JCW Rally 3.0d T1+) e João Ramos – Jorge Carvalho (Toyota Hilux T1+) são os dois únicos com as T1+, a sua candidatura ao triunfo vai depender muito da rapidez do percurso, quanto mais rápido, melhor para as T1+, mas os melhores pilotos dos T3 e T4
Se olharmos para os resultados das provas de 2023 e 2024, três T1 ficaram no top em 2023, nos dois anos, todos os restantes veículos foram T3 e T4, mas sempre ficaram duas T1+ no pódio, 1º e 3º em 2023, 1º e 20 em 2024, portanto este ano não deverá variar muito sendo certo que tudo isto depende sempre dos traçados das provas e das condições climatéricas, e como não vai chover até lá e se esperam dias quentes e secos, tudo dependerá do traçado.
A prova tem o prólogo na 6ª Feira, 25 de abril, com 8,75 Km, no sábado, a SS1 com 108,25 Km e a SS2 com 142,20 Km e no domingo, a SS3 com 81,70 Km. Mais informações sobre onde ver e acessos assim que possível.

O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






