CPTT/BP Ultimate Baja TT ACP: Segunda vitória de João Ferreira
João Ferreira/David Monteiro (Mini) repetiram o triunfo da primeira prova, batendo João Ramos/Filipe Palmeiro (Toyota) e Alejandro Martins/José Marques (Mini), numa prova muito disputada e num CPTT com cada vez mais gente a lutar na frente. A prova do ACP destacou-se também pelo muito público na estrada.
O CPTT está cada vez mais competitivo. É verdade que João Ferreira repetiu o triunfo alcançado na primeira prova em Beja, mas é fácil perceber que com a chegada de várias competitivas duplas brasileiras, juntando-se à boa armada lusa, a competição alargou fortemente o leque de favoritos. Basta olhar para os dois pódios em que o único denominador comum é mesmo o vencedor: João Ferreira. Para lá dele, no pódio das duas provas ficaram Christian Baumgart, Tiago Reis, em Beja, João Ramos, Alejandro Martins em Grândola.
A competitividade foi um fator importante, quatro pilotos estavam separados por menos de um minuto no final do primeiro dia, mas foi muito bom ver tanto público na estrada, desde o prólogo. Bons acessos, muita informação, foi muito boa esta segunda prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.
E na pista, não faltou emoção nos 275 Km das pistas de terra e areia do litoral alentejano, pois cinco pilotos protagonizaram uma emocionante luta pela vitória, que culminou com o triunfo de João Ferreira/David Monteiro (Mini) que terminaram com 1m01.5s de avanço para João Ramos/Filipe Palmeiro (Toyota) com Alejandro Martins/José Marques (Mini) em terceiro a 3m47.0s.
Mas como chegaram até lá? No primeiro dia, um duelo luso brasileiro, que terminou com os quatro primeiros a terminar separados por menos de um minuto: o brasileiro Cristian Baumgart liderava com 16,8s de vantagem para João Ramos, com Adroaldo Weisheimer a 36.5s (todos em Toyota Hilux) com João Ferreira a 55,6s.
Nos primeiros 80 Km liderou Adroaldo Weisheimer, com João Ramos a assumir-se como o mais direto adversário. Nos 30 Km finais, Cristian Baumgart passou para a frente e terminou nessa posição o dia.
João Ramos revelou depois ter sido cauteloso, não podia abandonar, depois de ter ficado fora em Beja. Adroaldo Weisheimer descobria a Hilux em piso seco, e também os seus limites. Já João Ferreira, foi cauteloso, até perceber como melhor dominar o Mini naquele tipo de piso. Afinou o ‘mind set’ para domingo. E foi o que se viu.
Alejandro Martins foi 5º, um pouco mais longe, tal como Miguel Barbosa. Pelo caminho ficaram Tiago Reis/Valter Cardoso vítimas de um aparatoso acidente, quando eram quartos no SS1 a 34.7s da frente. Foram ao hospital por precaução, mas estava tudo bem com ambos.
Ataque forte
No dia decisivo, Cristian Baumgart destacou-se no Km 39.7, mas depois disso furou e viu o motor da Hilux calar-se entre CP4 e CP5, quando tinha quase minuto e meio de avanço para Alejandro Martins, acabando por ser João Ferreira, que, com um forcing final, bateu o outro Mini por 55.3s, e mais importante, João Ramos por 1m40s, recuperando por isso os cerca de 40s que tinha de atraso na geral para o piloto da ‘Dama Negra’, que assim, teve que se contentar com o segundo lugar, com o jovem de Leiria a impor no segundo dia uma toada que não tinha conseguido no primeiro.
Ramos mostrou-se contente com o segundo lugar, um bom resultado para as suas aspirações no campeonato, pois como se sabe João Ferreira não tem previsto fazer as provas todas.
Depois do quinto lugar no primeiro dia, Alejandro Martins teve uma boa recuperação na SS2, chegando ao pódio. Pareceu claramente que o Mini era melhor para este percurso que as Toyota Hilux, que ‘gostam’ mais de estrada mais aberta.
Sem ritmo para o atual andamento na frente do CPTT, e depois de algum tempo parado, Miguel Barbosa foi quarto, mas ficou perto do pódio, a meros 4.4s.
Cristian Baumgart terminou em quinto, 19.9s na frente de Francisco Barreto, que melhorou o resultado de Beja, continuando a sua evolução nos T1.
João Dias venceu o Grupo T3 no seu BRP Can Am Maverick X3, mas no final da SS2, era Luís Portela Morais o melhor dos SSV, no caso T4, mas foi posteriormente desclassificado.
A fechar o top 10 ficaram Edgar Reis, em oitavo, na frente de Luis Recuenco, que depois dos bons resultados no ano passado, desta feita já não consegue terminar tão à frente, embora o andamento seja semelhante.
O brasileiro Adroaldo Weisheimer fechou o top 10. Foi a sua estreia em Portugal e já avisou que veio para ficar e atrás dele virão muitos mais brasileiro porque isto cá “é bom para caramba”, disse, bem contente com o que viveu.
Nuno Tordo venceu o T8 com cinco minutos de avanço para Ricardo Nascimento com Michael Braun a terminar dois minutos mais atrás.
O CPTT prossegue em Loulé, dentro de pouco mais de dois meses.
Classificação
Pos. Nº Piloto/Navegador Carro Cat/Pos. Tempo/Dif
1 540 João Ferreira/David Monteiro Mini Jonh Cooper Works Rally 1/T1 4:01:05.9
2 504 João Ramos/Filipe Palmeiro Toyota Hilux 2/T1 +1:01.5
3 548 Alejandro Martins/José Marques Mini John Cooper Works Rally Jcw 3/T1 +3:47.0
4 549 Miguel Barbosa/Pedro Velosa Toyota Hilux 4/T1 +3:51.4
5 525 Cristian Baumgart/Alberto Andreotti Toyota Hilux 5/T1 +8:29.9
6 515 Francisco Barreto/Carlos Silva Ford Ranger 6/T1 +8:49.8
7 529 João Dias/João Miranda Brp-Canam Maverick X3 1/T3 +9:47.5
8 535 Edgar Reis/Rafael Lutas Toyota Hilux 7/T1 +14:49.1
9 502 Luis Recuenco/Sergio Peinado Mini Jcw Rally 8/T1 +15:20.8
10 565 Adroaldo Weisheimer/Rafael Capoani Toyota Hilux 9/T1 +17:05.7
11 588 Miguel Casaca/João Luz Volkswagen Amarok 10/T1 +19:48.8
12 584 Blas Enrique/Sergio Cerezo Martin Volkswagen Amarok 11/T1 +19:59.6
13 555 Nuno Tordo/Nuno Rodrigues Da Silva Nissan Navara 1/T8 +20:23.1
14 516 Jorge Cardoso/André Barras Mercedes A 140 Proto 12/T1 +22:44.6
15 514 Pedro Grancha/Inês Ponte Ford Mo EXR05 Proto 13/T1 +23:40.5
16 524 Ricardo Nascimento/Ricardo Brito Bmw X5 2/T8 +25:23.8
17 521 Filipe Barreiros/Gonçalo Magalhães BRP-Canam Maverick X3 1/T4 +25:57.5
18 536 Michael Braun/Ivo Santos Porsche Cayene Proto 3/T8 +27:13.5
19 566 Filipe Carvalho/Maria Carvalho Bombardier X3 Xrs 2/T3 +27:45.6
20 569 Johan Senders/Luís Bento Nissan Navara 4/T8 +29:07.6
21 518 Mário Franco/Rui Franco Yamaha Yxz 1000r (Quaddy) 3/T3 +30:18.6
22 571 Georgino Pedroso/Sérgio Cerveira Nissan Navara 5/T8 +30:52.8
23 594 João Paula/Nuno Mota Ribeiro Brp Can Am Maverick X3 2/T4 +37:10.7
24 517 Lino Carapeta/Rui António Land Rover Proto Bowler 14/T1 +39:48.5
25 575 Sérgio Brites/Paulo Torres Nissan D21 6/T8 +45:13.6
26 554 José Rogeira/José Pires Ford EXR05 Proto 15/T1 +45:16.6
27 519 Joao Franco/Pedro Inácio Nissan Navara D22 1/T2 +51:36.8
28 520 Henrique Lourenço/Ricardo Sobral Mitsubishi Racing Lancer 16/T1 +1:01:53.7
29 509 Sérgio Vitorino/Pedro Santos Brp-Canam Maverick X3 4/T3 +1:07:45.1
30 592 Francisco Dias/Mário Feio Nissan Pic-Up 2.5 2/T2 +1:32:02.2
31 523 Cesário Santos/Alexandre Gomes Nissan Navara 7/T8 +1:32:51.3
32 510 Joel Marrazes/José Motaco Nissan Navara 3/T2 +1:51:36.2
33 533 Marcos Baumgart/Kleber Cincea Toyota Hilux 17/T1 +3:06:43.5
34 579 David Spranger/Soraia Chambel BRP-Canam Maverick X3 5/T3 +3:17:42.0
35 527 Maria Luis/António Saraiva Mini All4racing 18/T1 +5:20:43.8
Abandonos
Nº Piloto/Navegador Carro SS
503 André Amaral/Nelson RamosFord Ranger 3 Desqualificado
511 Tiago Reis/Valter Cardoso Toyota Hilux 2 Acidente
512 Simão Comenda/Luís Dias Nissan Navara D22 3 Abandono
513 Manuel Correia/Jorge Carvalho Mitsubishi HRX Ford 3 Abandono
528 Nuno Matos7Joel Lutas Opel Mokka Proto 3 Abandono
531 Daniel Alonso/Adrian Perez Fernandez Ford Ranger 3 Desqualificado
543 Alexandre Pinto/Fausto Mota Bombardier Canam Maverick X3 3 Desqualificado
572 Claudio Carapeta/Sérgio Inocêncio Bowler Wildcat Proto 3 Abandono
574 João Paulo Oliveira/Pedro Cação Toyota RAV 4 3 Abandono
577 Nuno Madeira/Filipe Serra Ford Ranger 3 Dif. Traseiro
580 Bruno Rodrigues/Rodrigo Fernandes Mazda Proto Cx5 3 Abandono
586 André Rodrigues/Ricardo Porto Nunes Adess T3EV 3 Abandono
587 Luis Portela Morais/Tomas Neves Can Am Maverick X3 3 Desqualificado