CPTT, Baja TT Montes Alentejanos/SS1: Grande luta de João Ramos, que lidera, e Tiago Reis…

Por a 25 Fevereiro 2023 15:16

Grande tarde de Todo-o-Terreno em Beja. O duo da frente dos T1 – e da classificação geral – separado por 13.9s , os dois melhores do T3 separados por 13.1s. Seis T1 e quatro T3 no top 10.

O melhor dos T3 é quarto classificado e temos para já uma Toyota Hilux T1+ na frente outra Hilux convencional na luta. João Ramos/Pedro Ré (Toyota Hilux) lideram com 13.9s de avanço para Tiago Reis/Valter Cardoso (Toyota Hilux) tendo ficado claro que irá ser entre eles, em condições normais, que se vai resolver a questão do primeiro triunfo do ano no CPTT.

Fantástica luta entre os dois pilotos nortenhos, com os polacos Petr Hozák/Marek Sykora (Mini Paceman Proto T1) no terceiro lugar da geral, mas já a 2m36.s do duo da frente.

Na liderança do T3 estão Alexandre Pinto/Fausto Mota (Bombardier Can-Am T3), que têm no seu encalço, a 13.9s, Armindo Araújo/Luís Ramalho BRP-Can Am Maverick X3) da Santag Racing.

Apesar de guiar uma T1+, Lourenço Rosa/Joaquim Dias (Toyota Hilux T1+) estão menos habituados às bajas lusas, e também por isso (e também devido a um problema com a direção assistida) ficaram mais para trás, rodando agora a 3m48s da frente.

Boa prova de Lino Carapeta/Rui António, que com a sua nova Ford Ranger podem agora aspirar a lugares mais à frente na classificação. Para já são sétimos, na frente dos Campeões de 2022 do T3, João Dias/João Miranda (BRP-Can am Maverick X3) da Santag Racing. A fechar o top 10, Luís Portela Morais/ Tomás Neves (Overdrive OT3) e Miguel Casaca/João Luz (Volkswagen Amarok) da PRK Sport Rally Team logo seguidos de outro T3, o de Francisco Guedes/Fernando Miguel (Can-Am X3 RS).

Nas restantes categorias a liderança é ocupada por Rui Sousa/ Carlos Silva (Isuzu DMax) em T2, Rui Farinha/Rui Pita (Can-Am), nos T4, Nuno Tordo/Filipe Salgueiro (Nissan Navara) em T8 e Cesário Santos/Alexandre Gomes (Nissan Navara), nos T9.

O que disseram os principais protagonistas (declarações recolhidas por Gonçalo Cabral/16 Válvulas):

João Ramos: “Venci o prólogo e a SS1, estou a aprender o carro, toda a equipa está a tirar lições, este carro é muito diferente da V8, é uma grande evolução, tenho muita aprendizagem para fazer, e o principal objetivo é pontuar bem, se não ganhar não ganhei. Não quis esforçar muito, quero entregar o carro inteiro ao Vanagas. De início tive um alarme do sistema hidráulico, depois tive duas pequenas saídas, nada de especial. Quanto ao Pedro Ré, falta naturalmente ainda algum entrosamento, temos de trabalhar.

Não vou esforçar muito mais do que hoje. Ser consistente e rápido”, disse.

Tiago Reis: “Correu bem, rodei sempre bem sem correr riscos, estou contente, se acabar assim fico todo contente” começou por dizer Tiago Reis, antes de falar do traçado: “troços duros, muitos regos. Vamos tentar acabar com o melhor resultado possível”, disse..

Lourenço Rosa: “Ficámos sem direção assistida, já tivemos este mesmo problema em Portalegre, desta vez foram 40 Km sem direção assistida. Em duas poças de água ficar sem direção assistida não faz sentido. De resto tivemos 100 Km de bom andamento, estava lá, mas os 40 Km finais foram muito difíceis. De resto é uma prova muito gira, zonas de 5ª, 6ª a fundo é espetacular”

João Dias: “Vínhamos num ritmo tranquilo, mas sem riscos, mas a 20 Km do fim uma correia partiu e isso atrasou-nos. Amanhã é possível atacar e recuperar alguma coisa. Vou ter que atacar um pouco mais. Por o carro um pouco mais rijo e atacar.”

Armindo Araújo: “Fomos bastante defensivos, ainda não acredito muito nos topos rápidos, impusemos uma toada conservadora, não cometemos erros, foi um dia positivo. Acho que ainda podemos dar mais alguma coisa. Podemos atacar mais, a margem defensiva foi alta.”

A Baja TT Montes Alentejanos Esc Online termina amanhã com a realização do SS2 onde os pilotos vão repetir o percurso composto por 145,50 km cronometrados que foram percorridos hoje.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPTT -CAMPEONATO PORTUGAL TODO TERRENO
últimas Autosport
cntt-campeonato-nacional-todo-terreno
últimas Automais
cntt-campeonato-nacional-todo-terreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado