CPTT, Baja TT ACP: Tiago Reis fala sobre o seu acidente
Tiago Reis/Valter Cardoso (Toyota Hilux) tiveram um forte acidente na SS1 da Baja TT ACP, mas apesar do susto e da ida ao hospital, a dupla ficou bem. Entretanto, ficou a saber-se um pouco mais dos contornos do acidente.
Como se sabe, desde a primeira prova deste ano, Vitor Jesus, verifica os percursos das provas e o road book, para, com a sua experiência, detetar zonas de perigo que possam não estar marcadas, ou mal marcadas.
Tendo em conta o acidente a que se assistiu, percebeu-se que algo estranho se passou, pois uma zona daquelas tem que estar marcada como perigosa (e estava, como explica Tiago Reis), mas Vítor Jesus confirmou que o ACP alterou o percurso, comunicou as alterações (logicamente) aos concorrentes, mas esse novo troço da prova ficou sem a sua análise.
Trocas de partes de percurso perto do início da prova são normais no TT, por vezes há essa necessidade. Logo por azar, houve nesse percurso um forte acidente e Vítor Jesus sentiu necessidade de explicar que nunca tinha verificado aquele ponto do percurso.
Entretanto, Tiago Reis publicou um texto em que explica o que sucedeu: “Quero antes de mais agradecer a preocupação das muitas pessoas que procuraram inteira-se de saúde depois do violento despiste que tivemos nesta Baja ACP. Estávamos a fazer uma boa prova e não contávamos com a vala que ali encontramos, assinalada como ‘Perigo 2’ no roadbook, e por isso atacamos a passagem a uma velocidade ‘normal’ para um obstáculo dessa natureza mas a armadilha revelou-se mais perigosa que o assinalado, e não tivemos como evitar o acidente.” começou por descrever o piloto de Famalicão. “Infelizmente para nós ficamos ali, mas outros pilotos tiveram também problemas, porque estamos convictos que a zona não estava devidamente sinalizada. Em todas as provas a Associação de Pilotos de Todo-o-Terreno nomeia um navegador para análise do roadbook e isso voltou a acontecer, mas também aconteceu de a organização ter realizado alterações de última hora e o navegador não ter passado no local”.
O momento do acidente foi postado nas redes sociais oficiais da Baja ACP e é visível a preocupação de um marshall da corrida, talvez por já antes os pilotos que antecederam a passagem de Tiago Reis terem tido o mesmo problema. “Não nos parece que estivesse bem assinalado no roadbook e também não tínhamos campo de visão para ver o sinal do marshall de pista”, diz Tiago Reis.
O ACP ainda não reagiu, quando e se o fizer, voltaremos ao assunto.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Não percebo: a mim dá-me a impressão que deviam virar ali á esquerda… mas a velocidade e o facto de também não haver uma fita, p’los vistos dá a entender que é em frente?!
… já sei que era em frente! P’los vistos um ressalto “não assinalado”…