CPTT, Baja Oeste: João Dias destacado no final do SS1
A Baja Oeste de Portugal iniciou-se esta manhã para os autos. Na luta pelo título, João Ferreira chegou à prova com uma vantagem de pontos, pronto para gerir o ritmo e manter-se no controlo. No entanto, foi Tiago Reis, campeão de 2023, quem começou melhor no prólogo, impondo um grande ritmo, garantiu a liderança, 3,4 segundos à frente de Ferreira. João Dias também mostrou bom andamento, marcando o terceiro melhor tempo, a 6,9 segundos do líder.
Após a manhã de prólogo, as equipas partiram para o primeiro setor seletivo de 114 quilómetros, onde João Dias brilhou e conquistou a vitória, mostrando-se inlacançável. Armindo Araújo, ao volante de um Can-Am, ficou em segundo, mas cedendo três minutos e subindo do quarto para o segundo lugar no geral. Já João Ferreira teve um desafio inesperado: uma transmissão do seu Mini partiu nos últimos 50 quilómetros, o que lhe custou quase cinco minutos, deixando-o em terceiro lugar na classificação antes do dia final, mas muito longe da frente. Completando o top 5, Daniel Silva ocupa o quarto lugar, seguido por Nuno Madeira em quinto, enquanto o vencedor do prólogo, Tiago Reis, terminou o dia em sexto.
Para João Dias, o dia fechou com sucesso. “Foi um fim de dia perfeito. O prólogo não foi como planejado – queríamos um lugar melhor para uma posição de partida favorável. Mesmo assim, o dia foi excelente. Vencemos o setor e vamos lutar para vencer cada um até o final para reduzir a diferença para o João (Ferreira). Sabemos que será difícil, mas acreditaremos até o último quilómetro,” disse João Dias.
Filme do SS1
Tal como se esperava numa prova tão sinuosa, os Challenger T3 deram cartas neste primeiro Setor Seletivo da Baja Oeste, derradeira prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, com duas duplas da Santag Racing bem destacadas na frente da corrida, realizado que está o primeiro dia de prova.
Após o primeiro SS, João-Dias – João-Miranda (Canam Maverick X3) venceram com mais de três minutos de avanço para Armindo-Araújo – Pedro-Ré (Canam Maverick X3), com João-Ferreira – Filipe-Palmeiro (Mini John Cooper Works Rally Jcw) em terceiro, a quase cinco minutos. O piloto do Mini necessita de muito pouco para ser Campeão, mesmo que João Dias vença, pelo que tendo em conta que não faz sentido arriscar o jovem da X-Raid cumpriu o plano na perfeição e segue na terceira posição da geral, completamente dentro dos objetivos que trazia para esta prova.
Lá na frente, uma fabulosa prova de João Dias, com um andamento muito forte, que deixou os adversários mais perto, Armindo Araújo que tem um T3 igual, a mais de três minutos.
Daniel-Silva – Gonçalo-Magalhães (Taurus Taurus) T3 do Team Transfradelos, são quartos, mas 19.0s atrás de Armindo Araújo com Nuno Madeira-André Lopes BRP-Can Am Maverick X3, veículo que trocou pela Ford Ranger nesta provaem quinto, 17.9s mais atrás.
Depois de terem ganho o prólogo de manhã, Tiago-Reis – Candido-Carrera (Taurus Utv Max) não foram além do sexto posto, a quase seis minutos da frente, atrasando-se logo desde muito cedo no SS. Seguiram-se Paulo-Rodrigues – Valter-Cardoso (Brp-Can Am Maverick X3) e Ricardo-Sousa – Jorge-Henriques (Brp-Can Am Maverick X3), e 7º e 8º sendo que no nono posto ficaram os líderes do T4, Rúben-Rodrigues – Rui-Paulo (Brp-Can Am Maverick X3).
A fechar o to p 10, Luis-Recuenco – Daniel-Oliveras (Toyota Hilux Overdrive T1+),
João-Ramos – Jorge-Carvalho (Toyota Hilux T1+) T1+ foram apenas 12º cederam quase oito minutos.
Resumindo, dois T1+ no top 10, nove T1 no top 30, melhor T1+ em terceiro e melhor T1 apenas em 17º.
13º posto para Filipe Lopes/Fábio Santos (Can Am Maverick X3) terceiros do T4 a cerca de 30 segundos de Ramos. Quarenta segundos mais atrás seguem Rui Serpa-Rui Pita Can Am Maverick X3 noutro T4, muito juntos com Nuno Matos-Ricardo Claro (Volkswagen Amarok Proto)
O melhor T1 aparece somente na 17ª posição o de Jose Luis Garcia Molina-Samantha Montiel (Mini John Cooper Works Rally JCW) a 10:20.7s da frente, com Henrique Silva-Rui Gomes (Mini Cooper D Prototipo) a 1:46.2, seguem-se Lino Carapeta-Fábio Carapeta (Ford Ranger) a +2:06.4, Edgar Condenso-Nuno Silva (Ford Mo Exr05 Proto) a +36.4s.
No T8, Johannes Senders-Yvet Senders (Toyota Hilux) lideram com 4:11.4s de avanço para Cláudio Carapeta-Sérgio Inocêncio (Bowler Wildcat Proto T8), Alexandre Mota-Joaquim Serrão (Toyota Hilux T8) rodam a mais 1:50.7s, e João Paulo Oliveira-José Motaco (Nissan D21 T8) a mais 5:24.6s
No T2 lideram Francisco Dias-Gonçalo Cunha (Nissan Pick Up 2.5 T2) com 36.4s de avanço para Eduardo Rodrigues-António Nunes (Toyota Land Cruiser T2)
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI