Calendário do CPTT 2025 com muitas novidades
Já é conhecido o calendário do Campeonato Portugal Todo-o-Terreno 2025, competição que volta a abrir com a Baja Montes Alentejanos, mas que para lá disso tem várias alterações de monta. A Baja Oeste da Escuderia Castelo Branco é antecipada e realiza-se em março. Face a 2024, sai a prova do ACP, a BP Ultimate Rally-Raid Portugal, prova do W2RC, segue-se em abril a Baja TT Norte que se antecipa face a este ano.
A grande novidade é em maio Th Clothes Raid Ferraria, que se estreia no CPTT, seguindo-se setembro e outubro, mais ou menos na mesma altura a Baja TT Sharish Reguengos/Mourão e Baja Portalegre 500 com a competição a terminar em 2025 com a Baja Lagos em novembro.
Calendário Campeonato Portugal Todo-o-terreno AM|48 2025
20 a 23 de fevereiro – Esc Online | Baja Montes Alentejanos
21 a 23 de março – Baja Escuderia
25 a 27 abril – Baja TT Norte
23 a 25 maio – Th Clothes Raid Ferraria
11 a 14 de setembro – 37ª Baja TT Sharish Reguengos/Mourão
23 a 25 outubro – BP Ultimate Baja Portalegre 500
21 a 23 novembro – Baja Lagos
Recuando no tempo, se olharmos para o que era o calendário do CPTT em 2012, há uma década, verificamos na sua essência que as coisas não mudaram de forma dramática. Houve, é verdade, muitos ajustes pelo meio, quer no local onde as organizações escolheram os percursos, mas de 2012 e até 2019, foram sempre pensadas seis provas, e se elas não existiram, deveu-se a cancelamentos por razões de vária índole.
Em 2020, como se sabe a pandemia trocou as voltas a federação, clubes, pilotos e equipas, mas em 2021 tentou repor-se um calendário com um upgrade para sete provas, mas com a pandemia sem dar grandes tréguas, não foi possível e só se realizaram cinco provas. Este ano, voltam a estar previstas sete provas.
Olhando para trás, face ao calendário de 2012, a prova do Clube Automóvel do Algarve passou para Tavira para Alcoutim. No ano seguinte, a Baja TT Rota do Douro foi a novidade, por troca com o Rali TT Serras do Norte. Em 2015 a Baja Algarve regressou a Loulé e no ano seguinte manteve-se tudo igual.
Em 2017, ano terrível por causa dos incêndios, a competição começou em Loulé e a Baja Rota Do Douro passou para o fim do campeonato, acabando por ser anulada. Em 2018 a prova de Gondomar regressou, e em 2019 o calendário teve apenas reajustes das mesmas provas.
Em 2020, duas grandes novidades, entrando a prova do CPKA, o Vindimas do Alentejo e a Baja ACP, que se ‘safaram’ da pandemia, mas a partir daí foi o caos, realizando-se apenas mais três provas.
Em 2021, estiveram previstas sete provas, mas duas foram anuladas. Desta vez o ACP foi ‘apanhado’ e a BP Ultimate Baja TT ACP não se realizou, o mesmo sucedendo com a segunda Baja da Escuderia Castelo Branco, que abandonou as suas zonas de eleição de vários anos e teve que vir para o Oeste, uma novidade absoluta na competição em 2021, sendo esta a única prova da ECB no TT.
Em 2022, realizaram-se sete provas, a BP Ultimate Baja TT ACP regressou e a Baja Oeste de Portugal passou para maio. A principal novidade foi a nova Baja TT Norte, do CAMI, que se estreou no TT.
Em 2023, a novidade foi a Baja TT Dehesa Extremadura, que correu mal no que à cronometragem diz respeito. A prova só teve classificações finais pouco antes do arranque da prova seguinte. Este ano, as alterações que já referimos.
Em 2024 o CPTT teve alterações significativas, especialmente pela introdução da nova prova do Mundial de TT (W2RC) a Baja Ultimate Rally Raid Portugal e a passagem da prova da Escuderia Castelo Branco, a Baja Oeste para novembro, passando a ser a última prova da competição. A Baja TT Montes Alentejanos realizou-se na mesma altura, saiu a Baja TT Dehesa Extremadura entrou a para a mesma altura, a BP Ultimate Rally-Raid Portugal, no Algarve, a prova do Clube automóvel do Algarve realizou-se um pouco mais cedo e passou a chamar-se Baja TT Lagos, a Baja TT Norte de Portugal passou para junho, e depois novo hiato de quase quatro meses. A Baja TT Sharish Reguengos/Mourão/Redondo realizou-se na mesma altura, a Baja Portalegre 500 antecipou-se uma semana e a Baja Oeste foi a última do ano.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Campeonato de luxo!!