Baja TT Norte de Portugal/SS1: João Dias lidera prova muito equilibrada
Tal como se previa, dependendo do percurso, muito equilíbrio na Baja TT Serras do Norte com seis T3 no top 10 da SS1, e com a liderança a pertencer a João Dias/João Miranda (BRP-Canam Maverick X3), com 31.5s de avanço para Tiago Reis/Valter Cardoso (Toyota Hilux) com os vencedores do prólogo, Alexandre Pinto/Fausto Mota (Brp-Canam Maverick X3) em terceiro a 1m05.9s.
João Ramos/Pedro Ré (Toyota Hilux) são quartos a 2m45.2s, seguindo-se Lourenço Rosa/Joaquim Dias (Toyota Hilux T1+) a 4m15.2s. Helder Oliveira/Carlos Jorge Mendes (Can Am Maverick X3) são sextos na frente de Marco Cardoso/André Barras (Bombardier-Canam Maverick X3).
Depois dos problemas do prólogo, e apesar de terem hoje feito uma boa recuperação, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Brp-Canam Maverick X3) são oitavos a 11m18.4s, sendo que a fechar o top 10 estão Alejandro Martins/José Marques (Mini John Cooper Works Rally Jcw Rally) e Filipe Ramos/Jérémy Dubois (Brp-Canam Herrador Maverick X). Fica hoje novamente claro que dependendo dos traçados, os T3 podem perfeitamente andar na frente e vencer provas deste tipo, dependendo agora como serão os dois Setores Seletivos de amanhã. João Ferreira foi-se atrasando e terminou o SS a quase 17 minutos e meio da frente.
João Dias rodava na frente ao Km 40.58, na frente de João Ramos e João Ferreira, com Tiago Reis e Lourenço Rosa logo a seguir, e ao Km 81.53, João Dias mantinha-se líder, 26s na frente de João Ferreira com Tiago Reis a cerca de um minuto.
No Km 101.02 João Ferreira começou a atrasar-se, Tiago Reis passou para segundo e João Ramos rodava a cerca de um minuto mais atrás. Tiago Reis recuperou algum tempo no parcial seguinte, mas Ramos deixava-se ficar mais para trás, mas não muito. No Km 140.52, Reis estava em cima de João Dias, mas até ao final do SS, 30 segundos separava-os favoráveis ao piloto da Santag que guia o T3. Quem fez uma ponta final de SS muito boa foi Alexandre Pinto que terminou o percurso classificado na frente de João Ramos que concluiu o dia a 2m45.2 da frente.
Está desenhado o conjunto de duplas que vão lutar pelos melhores lugares desta prova, mas para já muito ainda pode acontecer, pois ainda decorreu apenas cerca de um terço da prova e amanhã há ainda do Setores Seletivos cuja tipologia de percurso vai determinar se é um T3 ou um T1+ a vencer esta prova.
É curioso olhar para os parciais, pois ao contrário doutras provas, não há grande coerência, pois entre um parcial e outro o tipo de percurso pode permitir a qualquer um dos tipos de veículo de explanarem os seus melhores argumentos e com os percursos do TT são secretos, as equipas até podem ter uma ideias, mas não sabem – em teoria – o que vão apanhar pela frente e isso faz parte da beleza do TT. Vamos ver como tudo se desenrola amanhã, pois para já a prova está a ser muito interessante.
No T8, Nuno Matos/Ricardo Claro (Opel Mokka Proto) foram os mais rápidos, 4m19.4s na frente de Nuno Tordo/Filipe Salgueiro (Nissan Navara) com Joahanes Senders/Joana Senders (Toyota Hilux) em terceiro a 7m01.9s.
O experiente Fernando Barreiros, navegado por Paulo Torres, foio mais rápidos entre os inscritos na categoria T2, enquanto que Rui Farinha-Rui Pita (Can-Am) assumem a liderança entre os T4. Nuno Matos e Ricardo Claro voltaram a superar a concorrência entre os T8.
Para amanhã,domingo, estão previstos dois setores seletivos de 81,35km e 76,78km, que se disputam pelas 11h25 e 14h45. O pódio está agendado para as 16h, junto ao edifício da Câmara Municipal de Valpaços.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI