Baja TT Idanha-a-Nova: Vitória de Alejandro Martins, campeonato ao rubro
Alejandro Martins e José Marques (Toyota Hilux) venceram a Baja TT Idanha-a-Nova, depois de baterem Pedro Ferreira e Hugo Magalhães (VW Amarok) por mais de sete minutos.
O registo final é enganador, pois à entrada do último setor seletivo, ambos estavam separados por 22 segundos, a margem subiu para pouco mais de um minuto em CP4 e foi daí para a frente que Alejandro Martins cimentou o seu triunfo.
Este conjunto de resultados é muito curioso e devido ao facto dos dois primeiros do campeonato à entrada da prova de Idanha-A-Nova não terem pontuado – Hélder Oliveira não terá chegado ao fim da prova, já não passou em CP6 – desta forma o campeonato vai decidir-se em Portalegre ainda com cinco pilotos a poderem ser Campeões, não devendo haver mais que 15 pontos (ainda não fizemos as contas com exatidão) entre o primeiro do campeonato e o quinto, isto depois de retirarmos um resultado aos cinco candidatos.
O lugar mais baixo do pódio vai para Nuno Matos e Pedro Marcão (Ford Ranger), que terminam a quase um quarto de hora do vencedor depois de terem tido problemas na SS3. Quarto posto para Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro (Toyota Hilux) que termina na frente de Tiago Reis e Valter Cardoso (Mitsubishi Lancer)
FILME DA PROVA
A dupla Nuno Matos/Pedro Marcão, que terminou o primeiro dia no comando, partia com vontade de vencer uma prova em que se estreou ao volante de uma Ford Ranger. Porém, nos 140,29 km cronometrados do primeiro Setor Seletivo realizado esta manhã, com partida na Senhora do Almurtão e passagens por, Toulica, Rosmaninhal e Zebreira, tudo mudou.
Pedro Ferreira, acompanhado por Hugo Magalhães, impôs um ritmo que mais ninguém acompanhou, venceu o SS2 e ascendeu a segundo da geral. O piloto da VW Amarok viu ficar atrás de si a dupla Alejandro Martins/José Marques, com uma diferença que se cifrou em 14s. No entanto, a luta de Martins era com Nuno Matos e o piloto da Toyota Hilux conseguiu ganhar tempo suficiente ao portalegrense a fim de recuperar de uma desvantagem de 33s que trazia do primeiro dia e passar para a liderança da prova.
Contas feitas, após o SS2 Martins estava no comando, com Pedro Ferreira em segundo, a 22s. Neste contexto, Nuno Matos acabou por descer de primeiro para terceiro, a 1m19s do piloto da Hilux.
Mas nada estava decidido e o SS3, disputado durante a tarde, prometia dificuldades. Nos derradeiros 179,90 km, Alejandro Martins fez tudo para segurar a liderança, ao mesmo tempo que se via ameaçado por Nuno Matos, que chegou a liderar o SS3. Uma indefinição que se viveu também nos demais lugares do pódio, com Matos e Pedro Ferreira a alternarem no segundo lugar da geral virtual. Depois de muita luta ao cronómetro, à chegada à Senhora do Almurtão, foi Alejandro Martins que confirmou a vitória na Baja TT Idanha-a-Nova, após ser o mais rápido no SS3.
“Ganhei o Prólogo, ganhei um Setor Seletivo e ganhei a corrida. Por outro lado o mais direto adversário, que estava em primeiro no campeonato, desistiu, portanto valeu a pena este fim de semana. Vinha para aqui mesmo focado em ganhar. Só a vitória interessaria”, frisou Alejandro Martins que obteve em Idanha-a-Nova o segundo triunfo do ano no Campeonato de Portugal de Todo-o-terreno, depois de vencer a Baja TT de Loulé.
No T8 o triunfo foi para Eduardo Mota e Nuno Sousa (Nissan Navarra) que terminaram na 11ª posição da prova. Nesta categoria, vários foram os pilotos que passaram pela liderança, Mário Duarte e José Motaco (Toyota RAV 4),
César Sequeira e Filipa Sequeira (Nissan Navara), mas no final o triunfo foi para Eduardo Mota.
No T2, o domínio inicial pertenceu a Rui Sousa e Carlos Silva (Isuzu D-Max), no final da SS2 já eram Nuno Corvo e José Camilo Martins (Nissan Pathfinder) a comandar, triunfo que levaram até ao fim.
Classificações Online – CLIQUE AQUI
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI