Baja de Portalegre 500: Luta pelo título nos SSV
Pela décima vez na história da Baja de Portalegre os SSV vão ser um dos grandes motivos de atração e atenção por parte do muito público que se espera ao longo de todo o fim de semana. Numa lista de inscritos com nove dezenas de participantes não faltam nomes e candidaturas aos melhores lugares, alguns deles a discutirem o título igualmente.
Num campeonato onde já pontuaram 63 pilotos, Bruno Martins é quem lidera a classificação sendo também o único que terminou todas as corridas até ao momento. Já vencedor nos Buggy em 2013 e 2014 aos comandos do Rage, poderá conseguir o seu primeiro título nacional se conseguir manter os sete pontos de vantagem que trás sobre João Monteiro, o segundo classificado.
Matematicamente mais dois pilotos podem ainda sonhar com o ceptro, Ricardo Carvalho e João Dias, qualquer um deles sem vitórias em 2017 mas com João Dias já com um título no seu palmarés (2016) e uma vitória em 2015 na Baja de Portalegre.
Para esta 31ª edição da Baja Portalegre 500 a competição SSV será talvez aquela que suscite maior animação já que, tal como no ano passado a prova irá contar com a presença de ‘Monsieur Dakar’ Stephane Peterhansel um dos 15 estrangeiros englobados numa centena de concorrentes com máquinas em 75% diferentes das do ano passado. Quatro dezenas são os CanAm Maverick X3 que têm dominado o CNTT em 2017.
Se a presença de Peterhansel – 3º na edição de 2016 e posteriormente vencedor do Dakar pela 13ª vez – já não é em si uma novidade a possibilidade de estrear o Turbo recentemente lançado pelo construtor nipónico tornará a sua participação ainda mais atrativa.
Mas atenção que o francês esteve para não ser o único nome sonante do panorama mundial a estar presente em Portalegre. Nani Roma depois da sua presença em Portugal no Super TT chegou a ter todas as condições reunidas, mas testes da Mini inviabilizaram a sua presença. Também Nasser Al-Attiyah manifestou vontade de se estrear de SSV mas a agenda voltou a imperar.
Desportivamente os prognósticos para o triunfo são uma completa lotaria já que mais de uma dezena de pilotos poderá vencer e muitos outros andarão lá perto. É bom não esquecer quem em 2016 venceu um estreante Marco Silva num Yamaha.
Certo é que a luta pelo título absoluto está apenas reservada ao experiente e consagrado Bruno Martins e ao jovem e estreante nos SSV esta temporada João Monteiro. Se matematicamente estão separados por 18 pontos na pratica estão por apenas 9 já que Bruno Martins tem ainda o seu pior resultado para descontar. Pela pontuação atual nove pontos são a distância que vai do 1º ao 3º lugar.
Título absoluto à parte e com as três marcas CanAm, Polaris e Yamaha a acreditarem na vitória de um dos seus pilotos estão ainda em aberto os títulos na Classe Promoção, Veteranos, Troféu CanAm, Taça Yamaha Classe Stock e Troféu Polaris Não Turbo.
[soliloquy id=”338565″]
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI