CNTT: Campeonato ‘discutido’ a seis na Baja TT Oeste
Milhares de espetadores presenciaram no Alto Alentejo a 38ª edição Baja Portalegre 500, evento organizado pelo ACP, sexta etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Os 258 concorrentes inscritos tiveram pela frente um percurso com mais de 500 km de extensão dos quais mais de 360 foram disputados ao cronómetro, e no final, triunfo de Hélder Rodrigues, que repetiu a vitória já alcançada o ano passado em Portalegre, numa competição em que seis piloto vão para a última prova podendo ser campeões…
Bis de Hélder Rodrigues
Nos SSV coube ao vencedor da edição de 2023 averbar o melhor tempo no prólogo. Hélder Rodrigues completou os 3,77 km gastando menos 2,2s que o par Pedro Antunes/Nuno Batalha, ambos em Can-Am. 3º melhor tempo para Arnaldo Monteiro que em Polaris foi ainda o mais rápido do Campeonato Stock dos Veteranos e do Troféu Polaris.
Posições seguintes para mais dois Can-Am pilotados por Pedro Grancha e por Nelson Caxias navegados respetivamente por Tomás Neves e João Rodrigues.No SS1 disputado a seguir ao prólogo a dupla Roberto Borrego/Daniel Jordão averbou o melhor tempo e assumiu o comando da prova com 1m14s de vantagem para Pedro Antunes.
Terceira posição a escassos 3s do 2º lugar para a dupla Luis Cidade/Pedro Mendonça. Posições seguintes para mais duas equipas Can-Am tal como os três primeiros: André Carita e João Dias navegados respetivamente por Nuno Abrantes e Mário Ourives.
Francisco Casemiro com Francisco Luis surgia então na frente do líder do campeonato nacional Pedro Santinho Mendes navegado por Duarte Santos.8º lugar para Arnaldo Monteiro que continuava a liderar o Campeonato Stock, a Classe Veteranos e o Troféu Polaris.
No derradeiro dia de prova, o dia grande desta Baja Portalegre 500, com o único setor seletivo non stop com 300 km de todo o campeonato, a luta pela vitória foi épica com os três primeiros classificados a terminaram separados por um escasso minuto.
Venceu Hélder Rodrigues que optou por efetuar a prova a solo e que aos comandos de um Can-Am repetiu a vitória alcançada em 2023.
Numa temporada marcada pela infelicidade Tiago Guerreiro redimiu-se em Portalegre conquistando aos comandos de um Polaris o 2º lugar numa corrida em que foi navegado por Carlos Paulino. Terminou a 48s do vencedor.No derradeiro lugar de pódio terminou André Carita em Can-Am piloto que já vencera em Portalegre, mas na competição Quad.
Terminou a 20s do 2º lugar. Outro anterior vencedor de Portalegre igualmente em Quad, Nelson Caxias que chegou a liderar SS2 levou o seu Can-Am ao 4º lugar triunfando entre os Veteranos ascendendo ao 2º lugar no campeonato.5º lugar para Arnaldo Monteiro em Polaris venceu a Categoria Stock e foi 2º entre os veteranos. Ficou a escassos 8s do 4º lugar.
Sexto lugar final para a dupla Vasco Martins/Luis Falé que por 22s terminou à frente de Miguel Cunha piloto que a solo completou o pódio da Classe Veteranos.E por falar em veteranos entre os juniores triunfou Gonçalo Guerra navegado por Maria Carvalho a primeira senhora a completar a prova na competição SSV. Foram 8ºs da geral.
Mas a vitória na Taça das Senhoras pertenceu a Dorothee Ferreira navegada por Ricardo Pereira no seu habitual Can-Am rosa.O Campeonato Stock teve em Portalegre um pódio exclusivamente Polaris. Vitória como já havíamos referido de Arnaldo Monteiro seguido de Luis Marchante e do par João Conde Humberto Valadas.
Entre os SSV o Campeonato Nacional está extremamente renhido e matematicamente são seis os pilotos que ainda podem aspirar ao título. Os três primeiros – Pedro Santinho Mendes, Nelson Caxias e Pedro Pinha – estão agora separados por 5 pontos. Sérgio Batista,
Luis Cidade e Pedro Antunes também podem ainda ser campeões.
De referir que no muito animado Campeonato de Equipas lidera o Can-AmOffroad Portugal, seguido do OldFriends Rally Team e com a Bitracing no 3º lugar.
Tiago Guerreiro vence Troféu Polaris, Nuno Mendes da Silvatriunfa no Troféu Villain Cup Segway e Luís Caseiro é o melhor português na YXZ1000R European Cup SuperFinale
Os pilotos do Troféu Polaris estiveram em evidência na mítica Baja Portalegre 500 onde se destacou a dupla Tiago Guerreiro/Carlos Paulino que, para além de ser a grande vencedora desta jornada, subiu ainda ao pódio absoluto desta competição do campeonato nacional ao averbarem o segundo lugar. De registar que todos os Polaris RZR inscritos nesta duríssima Baja Portalegre 500 completaram a prova.
Destaque também para o facto de a totalidade do pódio do campeonato Stock ter sido preenchido com pilotos Polaris. Arnaldo Monteiro/Farinha Duarte, Luis Marchante e João Conde/Humberto Valadas, respetivamente 2º , 3º e 5º do Troféu Polaris RZR preencheram esses lugares.
Juntamente com os vencedores e com o par Sérgio Vaz/Fábio Pires dupla que terminou o Troféu Polaris RZR na Baja Portalegre 500 em 4º lugar, foram cinco os Polaris RZR que completaram a 38ª edição da prova organizada pelo ACP entre os 12 primeiros da classificação geral SSV da prova mais exigente da temporada.
De realçar ainda que três pilotos Polaris – Arnaldo Monteiro, Sergio Vaz e João Conde – ocuparam posições no Top 5 da Classe Veteranos. Com o 2º lugar de Arnaldo Monteiro o piloto da Mundimat é já virtual campeão.
No Troféu Villain Cup Segway André Rodrigues realizou o melhor tempo no prólogo e em SS1 liderando após a 1ª etapa, mas no dia seguinte seria forçado a abandonar não conseguiu cumprir a totalidade do percurso descendo para a última posição.
Passou então para o comando Nuno Mendes da Silva navegado por Pedro Valentim.
João Carvalho com Victor Lopes triunfaram na Classe Stock. No terceiro lugar ficou a dupla Luis Lourenço Ana Isabel Lopes, também eles da Classe Stock
A 38ª edição da Baja Portalegre 500 recebeu a quinta edição da YXZ1000R European Cup SuperFinale e foram muitos os pilotos que aceitaram o desafio lançado pela YAMAHA Motor Europa, tendo estado à partida da mítica prova alentejana 24 pilotos oriundos de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália e Reino Unido.
A vitória absoluta coube ao espanhol Teo Viñaras acompanhado pelo seu irmão Roberto, tendo a dupla inscrita na classe stock conquistado ainda um prémio de €15 000.00, que deverá ser utilizado para competir na Taça da Europa FIA para Bajas Cross-Country.
Em segundo lugar ficou Luís Caseiro que, navegado por João Azeiteiro, foi o melhor português e triunfou entre os pilotos inscritos na classe open.
A encerrar o pódio absoluto da YXZ1000R European Cup SuperFinale ficou William Buller, navegado por Jonathan Knight, a dupla que em 2023 venceu esta competição monomarca.
O campeonato nacional terá a sua derradeira etapa na Baja Oeste de Portugal que se disputa de 8 a 10 de novembro
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI