Carlos Sainz lidera destacado o Mundial de TT… que passa por Portugal em abril

Por a 21 Janeiro 2024 10:58

O Dakar marcou também o arranque do Mundial de Rally Raids, que este ano passa também por Portugal, com a BP Ultimate Rally Raid Portugal, que se realiza entre 2 e 7 de abril.

Quanto às contas do Mundial de TT, em que nem todos os concorrentes que disputaram o Dakar estão inscritos, esta terceira época começou com algumas surpresas! Houve uma mudança quase total de concorrentes nas categorias FIA, o que promete uma época cheia de reviravoltas.

Dentro de um mês, o Abu Dhabi Desert Challenge será uma oportunidade de ‘vingança’ para os campeões de 2023, que cedo ficaram de fora no Dakar.

Para já, dois nomes diferentes estão na vanguarda do campeonato: Carlos Sainz com a Audi. Os dois ases habituais, Nasser Al Attiyah (Nasser Racing Prodrive) e Yazeed Al Rahji (Toyota Overdrive), nada mais nada menos que o atual campeão e vice-campeão do mundo, não chegaram a Yanbu. Sébastien Loeb e a BRX não estão inscritas no W2RC. Os dois ‘jokers’ de Jean-Marc Fortin no pelotão, Guillaume de Mevius e Guerlain Chicherit, aproveitaram e ocuparam os seus lugares no Dakar para subir ao pódio provisório.

Al Attiyah começa mal…

No papel, a ementa da 46ª edição do Dakar, com a sua inovadora etapa 48 HR Chrono no Empty Quarter, parecia estar preparada para aguçar o apetite de Nasser Al Attiyah e Yazeed Al Rajhi, que se banquetearam nas dunas desde a sua estreia. No entanto, foi precisamente na etapa 6, repartida por dois dias, que o saudita e depois o catari perderam as esperanças de começar as suas épocas com um banquete de pontos.

A saída do rali depois de capotar a sua Hilux deve ter sido difícil de engolir para o segundo classificado do campeonato do mundo da época passada, enquanto o campeão do mundo deve ter recebido o tempo perdido devido a uma barra de direção partida como um murro no estômago.

Após dois dias marcados por uma série de problemas mecânicos, Nasser abandonou o rali na noite da 9ª etapa. Os números 1 e 2 da corrida, que não deixaram o mais pequeno pedaço para mais ninguém em 2023 (com 3 vitórias para Al Attiyah e 2 para Al Rajhi nas cinco etapas preparadas), deixaram o Dakar com a sua fome de triunfo geral insatisfeita. Carlos Sainz e Lucas Cruz, no seu Audi, não eram assim tão ávidos. Com a sua vitória, os espanhóis aproveitaram a dieta de pontos dos líderes da época passada para abrir uma grande diferença no campeonato (com 76 pontos).

Entre os participantes da época 3, foram Guillaume de Mevius (com 58 pontos) e Guerlain Chicherit (56 pontos) que beneficiaram. Graças às suas duas vitórias de etapa, o homem da Saboia conseguiu reduzir a diferença na classificação provisória em relação ao seu tenente, com os dois Hilux da Overdrive Racing separados por apenas dois pontos.

Na classificação dos construtores, a Toyota não beneficiou das contribuições do francês e do belga.

A Toyota Gazoo Racing designou Lucas Moraes e Seth Quintero como os seus pilotos principais e os dois homens terminaram o rali com uma coleção de 63 pontos nos seus cockpits. Este número não é suficiente para permitir à marca japonesa, atual detentora do duplo título mundial de construtores, sair do Dakar na liderança, uma situação a que estava habituada.

Na próxima etapa, no Abu Dhabi Desert Challenge, Al Attiyah, Al Rajhi e os estreantes TGR vão tentar recuperar pontos. O trabalho vai ser difícil, pois foi o RS Q e-tron de Stéphane Peterhansel que venceu em 2023… depois de Al Attiyah ter abandonado uma corrida que parecia ganha após ter capotado o carro. O campeonato promete mais reviravoltas muito em breve!

Na classe Challenger, os principais pilotos do ano passado também conseguiram fazer um bom arranque. Mitch Guthrie (Taurus Factory) lidera os pilotos inscritos no campeonato na classificação final do Dakar (com 85 pontos), à frente do detentor do título da categoria SSV, Rokas Baciuška (Can-Am Factory), que deixou a sua marca na sua nova categoria (68 pontos). O brasileiro Marcelo Gastaldi (BBR) ocupa o 3º lugar (52 pontos) à frente do argentino Nicolás Cavigliasso (Taurus Factory), que está 2 pontos atrás. O piloto oficial da Can-Am, Austin Jones (48 pontos), está a ter um início de época difícil.

Na categoria SSV, o saudita Yasir Seaidan (MMP) lidera em casa (91 pontos), à frente da nova recruta americana da South Racing Can-Am, Sara Price (74 pontos) e do piloto oficial português da Can-Am, João Ferreira (73 pontos).

Classificações Online – CLIQUE AQUI

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado