Carlos Sainz alargou liderança
Nani Roma foi quem melhor definiu o que tem sido este Rali Transibérico: «Quando se junta um bom carro com um piloto daqueles é que impossível batê-los!» E refere-se, claro está, a Carlos Sainz, que depois de na parte da manhã ter chegado ao fim da especial na liderança, fruto dos problemas dos homens da Mitsubishi, aliados a um Touareg com uma suspensão demasiado dura, de tarde, “cilindrou” positivamente a concorrência chegando ao final com 1m42.0s de vantagem para Nani Roma, incapaz de acompanhar o seu compatriota.
No TT é possível bater Carlos Sainz, mas não quando tudo está perfeito com a sua máquina, e também, quando os troços são, na sua grande maioria, ao melhor estilo dos ralis! Com estes dois pressupostos assegurados, é muito complicado bater o espanhol e foi mesmo isso que sucedeu na SS3.
Sousa quebrou fisicamente
Carlos Sousa logrou manter, mais segundo, menos segundo, a distância que o separava de Luc Alphand, e manteve portanto a terceira posição. Contudo, falhou o seu objectivo principal, que passava pela tentativa de se aproximar de Nani Roma, o que não conseguiu devido a um problema com o seu Touareg: «As entradas de ar do Touareg ficaram tapadas, pelo que a refrigeração dentro do habitáculo deixou de se processar correctamente, chegando mesmo a ficar um calor quase insuportável, que me condicionou fisicamente. Comecei por ter dores de cabeça, e mais tarde quebrei mesmo fisicamente, pelo que nos derradeiros 60 quilómetros da especial perdi ainda mais tempo.», referiu Sousa.
Luc Alphand simplesmente confessou que não conseguiu rodar ao ritmo dos seus adversários pois «está a andar-se muito depressa». Simplesmente impotente para rodar mais rápido, nem sequer conseguiu recuperar tempo ao piloto do Lagos Team.
João Ramos “venceu” no Nacional de TT
Entre os concorrentes ao Nacional de TT, quem venceu a etapa foi Carlos Sousa, obviamente, mas quem beneficiou mais do resultado, foi João Ramos, o segundo entre os lusos, ainda que só tenha logrado obter seis pontos, já que tantou Sousa (10 pontos) como Gadasin (8 pontos) “roubaram” pontos aos lusos. Tudo correu bem ao piloto da Toyota durante a tarde, ao contrário da manhã, já que se tinha sentido mal, facto que condicionou fortemente a sua prestação.
Azarado esteve Filipe Campos, que depois de ter terminado na “frente” da parte da manhã, um furo logo a abrir a SS3 fez com que perdesse muito tempo, e com isso muitas das hipóteses em dar sequência ao feito “matinal”.
Classificação:
1º Carlos Sainz -Michel Perin Volkswagen Race Touareg 2 04:58:28.0
2º Joan Roma -Lucas Cruz Mitsubishi Evo 1:42.0
3º Carlos Sousa -Andreas Schulz Volkswagen Race Touareg 2 6:22.0
4º Luc Alphand -Gilles Picard Mitsubishi Evo 7:10.0
5º Boris Gadasin -Alexandre Mironenko Proto Dessoude 00:24:24.0
6º João Ramos -Vitor Jesus Toyota Rav 4 00:25:47.0
7º Filipe Campos -Jaime Baptista Proto Dessoude 00:28:24.0
8º Paulo Nobre -Filipe Palmeiro BMW X3 00:28:30.0
9º Nuno Inocêncio -Sérgio Cosme Mitsubishi Pajero 00:29:21.0
10º Pedro Gameiro -Pedro Velosa Nissan Navara 00:33:45.0
11º Francisco Inocêncio -Paulo Fiuza Mitsubishi Pajero 00:36:14.0
12º Helder Oliveira -José Marques Toyota Land Cruiser 00:37:08.0
13º Maurizio Traglio -Erika Pajer Nissan Pathfinder 00:38:16.0
14º António Mendes -João Luz Nissan Pick-up 0:44:52.0
15º Fernando Hernández -Jordi Morales Mitsubishi Montero Evo 46:43.0
16º Miguel Farrajota -Nelson Ramos Nissan Navara 0:47:02.0
17º José Hernández -Xavier Rochera Mitsubishi Montero Evo 00:47:28.0
18º Guilherme Spinelli -Marcelo Vivulo Mitsubishi Pajero 00:47:45.0
19º Javier Herrador -Fernando Puebla BMW X5 00:48:18.0
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI