Boa preparação de ‘Speedy’ Gonçalves

Por a 11 Novembro 2007 11:57

Ándale, ándale, arriba, arriba! É a frase favorita do “rato” mais famoso do México, Speedy Gonzalez, e deverão fazer igualmente parte do vocabulário do nosso motard “Speedy” Gonçalves, que preparou da melhor forma o próximo Lisboa-Dakar, com o quarto lugar no Rali Shamrock.

Apesar de ainda ter passado pela liderança e de ter vencido duas das seis especiais, acabaria por falhar uma presença no pódio final por cerca de nove minutos. Fique a conhecer o dia-a-dia do piloto luso:

6ª Etapa: Paulo Gonçalves foi 2º na última etapa

Paulo Gonçalves terminou a sua participação do Rali Shamrock com um 2º lugar, resultado obtido na etapa final com 190 km de especial cronometrada, que hoje teve lugar no Sul de Marrocos.

O piloto da Repsol Honda partiu para esta etapa com vontade de vencer pela terceira vez neste rali e de tentar ascender ao lugar mais baixo do pódio na classificação geral. A partida foi diferente do habitual, juntando 14 pilotos em simultâneo que arrancavam em direcção às dunas. Paulo Gonçalves saiu no primeiro grupo e juntamente com o líder da classificação, o francês David Fretigne, cedo se isolou no comando da corrida.

«A partida foi gira, com muitas motos a rodarem ao mesmo tempo. Depois eu e o David Fretigne andámos sozinhos durante toda a etapa. Perto do final ele optou por um caminho e eu por outro, mas ele fez a melhor opção e ganhou-me com cerca de um minuto e meio de diferença. Fui 2º o que é um bom resultado para terminar a prova. Só tenho pena de não ter conseguido garantir o lugar mais baixo do pódio na classificação geral. Ao longo do rali recuperei mais de duas horas, que havia perdido na segunda etapa, mas faltaram-me escassos cinco minutos para subir ao pódio», declarou o piloto de Esposende.

Mas o balanço desta participação é altamente positivo. Os principais objectivos de Paulo Gonçalves e da sua equipa foram atingidos: «O mais importante era treinar a navegação e desenvolver a Honda CRF 450. Isso foi conseguido em pleno. Aprendi muito de navegação no deserto, principalmente com o erro que cometi na segunda etapa. A partir daí mudei de atitude e tudo passou a correr muito melhor. Venci duas etapas e fui sempre um dos mais rápidos em prova».

“Speedy” está assim muito confiante para a sua terceira participação no Lisboa-Dakar. No próximo mês de Janeiro o piloto da Repsol Honda pretende ser um dos melhores na grande aventura africana: «Estou muito confiante para o Lisboa-Dakar. Os meus objectivos são credíveis e correndo tudo bem sei que posso estar entre os melhores. A minha intenção é vencer a classe 450 e terminar entre os dez primeiros da geral. Estou preparado para o desafio.?

5ª Etapa: Mais uma vitória de Paulo Gonçalves

Paulo Gonçalves venceu hoje de forma categórica a quinta etapa do Rali Shamrock. O piloto da Repsol Honda conquistou assim o segundo triunfo na prova que tem lugar no Sul de Marrocos e que terminará amanhã em Laayoune.

A preparação de Paulo Gonçalves para o próximo Lisboa-Dakar continua a correr muito bem. Foi mais um dia perfeito em que o piloto de Esposende se destacou dos seus adversários, tanto no andamento como na navegação. “Speedy” venceu a penúltima etapa com 16 minutos de vantagem sobre o francês David Fretigne e 18 minutos sobre o holandês Henk Knuiman.

«Mais uma vez demorei pouco a chegar à frente da corrida. Por volta do km 20 já estava em 1º e a partir dai andei sempre sozinho. Foram mais de 350 km de navegação com muitas viragens. O percurso era complicado porque não havia pistas, mas viam-se por todos os lados e em todas as direcções rodados de pneus. É preciso manter a calma e a concentração para não cometer erros e eu consegui isso. Isto deixa-me muito confiante para o Lisboa-Dakar», afirmou o piloto da Hebo.

Recorde-se que Paulo Gonçalves perdeu mais de duas horas na segunda etapa, comprometendo assim a luta pela vitória na classificação geral do Rali Shamrock. No entanto venceu depois a terceira etapa, foi 3º na quarta e hoje voltou a triunfar. Desta forma o piloto do Team Repsol Honda tem recuperado várias posições. Ontem já era 4º e hoje deverá ascender ao 3º lugar da geral.

«Estou muito satisfeito com a minha prestação neste Rali Shamrock, principalmente pelo que tenho aprendido ao nível da navegação. Por outro lado a Honda CRF 450 tem estado sempre impecável e os testes que temos feito são muito positivos. Conseguir vencer duas etapas também é muito bom e é um prémio que a Repsol Honda e os meus patrocinadores merecem».

4ª Etapa: Paulo Gonçalves foi terceiro

Paulo Gonçalves teve mais um dia forte no Rali Shamrock (Marrocos). A quarta etapa foi curta, mas dura, exigindo muito das motos e dos pilotos. O piloto da Repsol Honda disputou a vitória até ao fim, terminando o dia em 3º, a pouca distância do vencedor, o francês David Fretigne.

O piloto CrossPro foi o primeiro a sair para o percurso, por ter sido o vencedor da etapa de ontem: «Hoje fiz a primeira volta sempre sozinho num percurso que era todo em dunas e que exigia pura navegação. Foi muito bom porque nunca me perdi. Já aprendi mais nesta prova de navegação e utilização do ?road-boak? do que em duas edições do Dakar», afirmou Paulo Gonçalves.

Na segunda volta ao percurso de 99 km ?Speedy? Gonçalves aumentou o ritmo e já próximo do final, rodando em conjunto com David Fretigne, sofreu um ?atascanso? que lhe custou algum tempo: «Quase no fim fiquei preso numa duna e ainda demorei uns minutos a conseguir sair. De qualquer forma terminei a etapa em 3º e aguardo os resultados finais para ver se subi ao 4º lugar da classificação geral. Amanhã voltamos ao piso duro e vou tentar mais uma vitória. A Honda CRF 450 continua em grande forma, tal como todo o equipamento que nela está montado».

3ª Etapa: Vitória de Paulo Gonçalves

Paulo Gonçalves venceu hoje a terceira etapa do Rali Shamrock, prova de preparação para o Lisboa-Dakar que se realiza no Sul de Marrocos. Depois dos azares vividos nas duas etapas anteriores, o piloto da Repsol Honda teve um dia perfeito e liderou sempre durante os 380 km de especial cronometrada.

Mesmo com um pequeno deslize de navegação, Paulo Gonçalves não deu hipóteses aos seus adversários, terminando a etapa com mais de 13 minutos de vantagem sobre o holandês Henk Knuiman. O francês David Fretigne foi o 3º melhor do dia e mantém o comando da classificação geral.

O piloto da Cidade de Esposende não escondia o seu contentamento no final da etapa: «Foi um dia perfeito. Logo nos primeiros quilómetros passei para a frente, conseguindo rolar sempre muito rápido, ao mesmo tempo que conseguia navegar de forma correcta. Ainda me perdi por volta do km 70, mas apercebi-me logo do erro e não perdi tempo significativo. A etapa foi difícil porque exigiu muita navegação, o percurso era em piso duro mas sempre fora das pistas. Estou muito contente porque não só venci a etapa, como estou cada vez melhor na navegação e isso é muito importante para a minha evolução».

Ontem Paulo Gonçalves havia perdido mais de duas horas, depois de um erro de navegação que lhe custou a vitória na etapa. Tendo descido ao 9º lugar da classificação deverá agora regressar aos lugares da frente, mas a classificação geral não foi ainda divulgada pela organização.

Amanhã os pilotos voltam à areia para uma etapa mais pequena, mas que se prevê muito difícil: «A etapa de amanhã tem apenas 198 km cronometrados, mas realiza-se sempre em areia. Para além da navegação vai ser muito importante a condição física, pois deverá haver muitos ?atascansos? e algumas quedas. De qualquer forma estou tranquilo e confiante, a Honda CRF 450 continua impecável e está a provar ser uma moto muito rápida e fiável. Quero continuar o trabalho de evolução da moto e de aprendizagem da navegação, mas vou dar o máximo para voltar a vencer» comentou ?Speedy? Gonçalves.

2ª Etapa: Vitória perdida a 30 km do final

A segunda etapa do Rali Shamrock levou os pilotos às dunas do Sul de Marrocos. Paulo Gonçalves liderou 390 km dos 420 da especial cronometrada, até um erro de navegação o deixar perdido durante duas horas.

O piloto da Repsol Honda começou o dia com um andamento forte e rapidamente ultrapassou os pilotos que o precederam na partida. Durante centenas de quilómetros foi ganhando tempo aos adversários, conseguindo navegar de forma perfeita. Já próximo do final, e numa zona de muitas dunas, tomou uma opção errada que o afastou bastante da rota correcta. Paulo Gonçalves demorou duas horas a reencontrar o caminho certo e o que poderia ter sido a sua primeira vitória acabou por ser a 9ª posição.

Mas o piloto CrossPro aprendeu muito hoje: «Foi pena ter-me perdido, pois poderia ter ganho a etapa e subido ao 2º lugar da geral. No entanto estou muito satisfeito com o dia de hoje, pois apesar de ter cometido um erro de navegação, durante quase 400 km orientei-me muito bem e aprendi muito, o que é um dos meus principais objectivos com vista à preparação do Lisboa-Dakar», afirmou Paulo Gonçalves.

A classificação poderá baixar ainda mais porque, enquanto perdido, o piloto falhou um ponto de passagem obrigatória, o que deverá implicar uma penalização em tempo. Mesmo assim nada está perdido: «Ainda teremos mais cinco etapas, por isso quero continuar a evoluir e num dia sem problemas sei que posso vencer. Os testes com a Honda CRF 450 estão a correr muito bem. A moto está melhor que nunca e o meu mecânico está a fazer um excelente trabalho».

1ª Etapa: Paulo Gonçalves foi quarto

Depois do 3º lugar obtido ontem no Prólogo, Paulo Gonçalves terminou hoje a primeira etapa do Rali Shamrock na 4ª posição, mesmo depois de se ter perdido durante a primeira volta, o que custou 40 minutos de atraso ao piloto da Repsol Honda.

Mesmo assim Paulo Gonçalves recuperou muito do tempo perdido e foi o mais rápido durante a segunda volta ao percurso de 132 km, que os pilotos percorreram duas vezes, num total de 264 km de especial cronometrada.

«Comecei a etapa muito bem. Fui o 3º a partir e ao fim de 18 km apanhei os dois pilotos que tinham saído antes de mim. Fiquei eu a abrir o percurso e infelizmente alguns quilómetros depois perdi-me. Demorei 40 minutos a voltar à pista certa e nessa altura já estavam a passar os quads. Apanhei muito pó mas fui recuperando lugares. Quando iniciámos a segunda volta imprimi um andamento rápido e consegui ser o 1º. Com o somatório dos tempos das duas voltas terminei a etapa no 4º lugar», comentou Paulo Gonçalves.

Apesar do azar na primeira volta o piloto de Esposende mostrou que é mesmo um dos mais rápidos nesta prova marroquina e que vai lutar pela vitória: «Tenho já algum tempo de diferença para o líder da classificação, mas a prova ainda está a começar. Amanhã temos uma etapa bem mais longa e como estou em perfeita sintonia com a minha Honda CRF 450 espero ser um dos mais rápidos e ganhar lugares».

A vitória na etapa de hoje pertenceu ao francês David Fretigne, que é também um dos principais candidatos ao triunfo nesta décima edição do Rali Shamrock. O holandês Henk Knuiman foi 2º e o francês Duong N?Guyen foi o 3º do dia. Estes pilotos ocupam as mesmas posições na classificação geral, logo seguidos por Paulo Gonçalves.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado