Bernardo Moniz da Maia: “Vamos adoptar o ´nosso´ ritmo”

Por a 2 Abril 2008 08:17

 

A presente época do TT promete ser uma das mais animadas de sempre, com o campeonato a regressar ao esplendor de um passado ainda recente, na sequência das apostas feitas em novos projectos. Um dos mais ambiciosos e que mais interesse está a suscitar, até pelos argumentos técnicos em que assenta, é o que vai estrear-se no próximo fim-de-semana: na Baja Terras d’el Rey, as duplas Filipe Campos/Jaime Baptista e Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor vão alinhar, pela primeira vez, aos comandos dos BMW X3 preparados na X-Raid, a estrutura alemã responsável pela participação “oficial” da marca na modalidade.

Uma prova que as duas duplas de pilotos encaram com optimismo, nomeadamente Filipe Campos/Jaime Baptista: “Não estaríamos a ser honestos se não assumíssemos que a vitória é o nosso objectivo”. Na base deste estado de espírito está a forma como decorreu um recente teste feito em Arraiolos. “Uma sessão de trabalho que, não só permitiu fazer a adaptação possível ao BMW X3, mas também proceder a algumas afinações mais ajustadas ao meu estilo de condução”, como explica Filipe Campos. Os cerca de centena e meio de quilómetros cumpridos permitiram ficar com uma ideia cabal das potencialidades da viatura, com o piloto nortenho a reconhecer que “o comportamento global, as suspensões e o excelente binário do motor foram as características que mais me impressionaram”.

Neste sentido e face aos argumentos técnicos de que dispõe, a dupla Filipe Campos/Jaime Baptista não se coíbe de afirmar que “vamos para ganhar, embora conscientes dos condicionalismos inerentes a uma estreia, valor dos adversários, mas também dureza da prova, uma das mais extensas do calendário”. Quanto à necessária adaptação ao BMW X3 CC, a formação admite que “os quilómetros percorridos no teste permitiram ficar com um bom conhecimento do mesmo, ainda que, por razões óbvias, estejamos longe de poder tirar partido de todo o seu potencial”.

ecorde-se que, na edição de 1998, foi Filipe Campos quem subiu ao lugar mais alto do pódio – a primeira na história de um motor Diesel! – mas também o primeiro de um excelente conjunto de resultados, na época, que o guindaram ao título absoluto.

Naturalmente menos ambiciosas são as pretensões da dupla Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor, não só pela menor experiência do piloto em relação à generalidade dos adversários, mas sobretudo pelos condicionalismos impostos por uma exigente vida profissional. Em relação à Baja Terras d’el Rey, os objectivos passam “por não correr riscos desnecessários, já que estou longe de conhecer o potencial do BMW X3”, confidencia Bernardo Moniz da Maia. “Os quilómetros efectuados no teste em Arraiolos foram bastante importantes, mas não vou partir com qualquer objectivo em termos de classificação. Vamos adoptar o ´nosso´ ritmo e aceitar o resultado traduzido por essa táctica”.

Os dois BMW X3 CC com que as duplas Filipe Campos/Jaime Baptista e Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor vão apresentar-se à partida da Baja Terras d’el Rey são duas das três unidades “oficiais” com que Bruno Saby, Nasser Al-Attiyah e Guerlain Chicherit se apresentaram nas verificações técnicas do Dakar deste ano, sendo que, também a assistência vai ser feita pela estrutura alemã.

A Baja Terras d’el Rey é a segunda prova do calendário do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Com centro nevrálgico em Monte Gordo, a jornada tem início na próxima sexta-feira, às 16 horas, com a disputa de um prólogo com cerca de seis quilómetros de extensão. No sábado os concorrentes vão enfrentar um percurso com 270 quilómetros no interior algarvio, enquanto no domingo vão atravessar a fronteira, para disputar um sector selectivo com 80 quilómetros, integralmente percorrido em Espanha.

Abordagem

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado