Baja TT Dehesa Extremadura: Pódio para Pedro Dias da Silva
FOTOS AIFA/Albano Loureiro
Realizou-se este fim de semana a Baja TT Dehesa Extremadura, primeira prova da Taça da Europa de Todo o Terreno, que terminou com o triunfo da dupla polaca Michal Mulusznynski/Lukasz Kurzeja (Mini JCW Rallye), que bateram Félix Dieguez/Jose Luis Lamela (Toyota Hilux Overdrive) com a dupla da PRK Sport Rally Team, Pedro Dias da Silva/Victor Jesus (Volkswagen Amarok) a terminar no pódio.
Pontuável para os campeonatos europeus tanto nos automóveis como nas motos e quads a prova espanhola que se disputa mais perto de Portugal, contou, como vem sendo tradicional com uma significativa participação lusa. Curiosamente, entre autos, motos e quads, cinco pilotos vindos de Portugal subiram ao pódio na Baja TT Dehesa Extremadura, pelo que o balanço nesta prova que foi pontuável para os campeonatos europeus, tanto nos automóveis como nas motos e quad, só pode ser considerado muito positivo.
Os portugueses estiveram em destaque durante a prova, mas a dureza da prova tratou de fazer as suas ‘vítimas’ com João Ferreira/David Monteiro (Mini JCW Rallye), e serem segundos no prólogo, mas a não capitalizar a boa prestação, já que um acidente – um meio capotanço – no SS2 levou-os a perder cerca de 18 minutos e a cair muito na classificação.
Recuperaram até à sexta posição final, que não espelha o andamento que apresentaram, já que venceram com grande avanço o SS3 e SS4. A dupla que lidera confortavelmente o campeonato português, fruto de dois triunfos na Baja TT Montes Alentejanos e na Baja TT ACP, continua a mostrar uma grande competitividade, desta feita com um azar pelo meio.
Algo azarados foram também Edgar Condenso/Carlos Silva (Ford MO EXR05 Proto). Terminaram o segundo dia de prova no posto da geral, estavam a discutir a vitória na Baja TT Dehesa Extremadura, eram, naturalmente, a melhor estrutura portuguesa em prova mas tiveram azar, desistindo já no último dia de prova devido a um toque. O SS estava a correr bem, mas numa zona de alguma vegetação foram surpreendidos por uma pedra, na qual deram um toque que acabaria por danificar a caixa de direção da Ford Ranger, impedindo-os de continuar.
O triunfo no evento foi para Michal Mulusznynski/Lukasz Kurzeja (Mini JCW Rallye), que terminaram com um avanço de 11m38.9s para Félix Dieguez/Jose Luis Lamela (Toyota Hilux Overdrive). Os polaco foram apenas sextos na qualificação, mas no final da SS2 já lideravam com 3m35,0s de avanço para Edgar Condenso/Carlos Silva (Ford MO EXR05 Proto) e ainda mais à vontade ficaram quando estes ficaram pelo caminho.
Desta forma, quem terminou no terceiro lugar foram Pedro Dias da Silva/Victor Jesus (Volkswagen Amarok), que terminaram a 17s do 2º lugar, um bom resultado na sua estreia na Taça da Europa de Bajas.
Quarto posto para Santiago Freixas/Marc Sola (Can Am Maverick X3), que venceram o T3 (SSV) curiosamente na frente dos vencedores do T4, Tomasz Bialkowski/Darius Baskiewicz (Polaris RZR Pro XP). João Ferreira/David Monteiro (Mini JCW Rallye), ainda conseguiram chegar ao sexto lugar final, na frente de Daniel Alonso/Adrian Perez Fernandez (Ford Ranger) e Santiago Colomer/Miguel Pedrero (Ford Ranger) com Amerigo Ventura/Mirko Brun (Yamaha YXZ 1000 R) segundos do T4 e Bernd Hoffmann/Antonio Benitez (Can Am Maverick X3) segundos do T3 a fechar o top 10 da geral.
Depois dos problemas do primeiro dia, Alexandre Franco/Rui Franco Mercedes Benz V 230 TD regressaram a terminaram a prova no 20º lugar o mesmo sucedendo com Fernando Barreiros/Sergio Cerveira (Isuzu D-MAX), a quem bastou regressar para vencer o T2.
Pelo caminho ficaram várias equipas portuguesas, para lá de Edgar Condenso/Carlos Silva (Ford MO EXR05 Proto), também não terminaram a prova Felipe Nascimento/João Serôdio (PKR Sport 002) que terminaram o primeiro dia em nono da geral, terceiros dos T3. Foram impedidos de partir no segundo dia por questões de segurança devido a um problema no sistema de extinção do seu Can-Am.
Da Cattiva Sport, Henrique Silva/Henrique Damásio (Mini Cattiva Proto T1) ficaram pelo caminho na SS2 com problemas mecânicos, o mesmo sucedendo a Filipe Carvalho/Maria Carvalho (Can Am Maverick X3) que também abandonaram na SS2 com uma avaria. José Faria/José Janela (Ford Ranger) também desistiram antes da SS3.
Michael Braun/Ivo Santos (Porsche Cayenne) venceram a Classe Open, que começaram por liderar na frente de José Faria/José Janela (Ford Ranger), mantendo facilmente a dianteira até ao fim. Ainda entre os automóveis, belíssima prestação da dupla Henrique e João Lourenco que levou o seu Mitsubishi Lancer ao 4º lugar T1 da competição nacional.
Nota final para a competição das motos, onde o piloto oficial da Sherco, Rui Gonçalves ficou a sete segundos de vencer a última especial e terminou a corrida no segundo lugar absoluto de uma competição onde Christophe Lajouanie do Team Bianchi Prata foi 6º classificado. O campeão europeu Luis Pimenta iniciou da melhor maneira a defesa do título vencendo entre os Quad numa corrida onde o madeirense Nuno Correia foi forçado a abandonar.
Classificação
1º 202 X-Raid Mini JCW Team Michal Mulusznynski Lukasz Kurzeja Mini JCW Rallye 1º T1 05:50:08.800s
2º 200 Escuderia Team Repauto Felix Macias Dieguez Jose Luis Lamela Toyota Hilux Overdrive 2º T1 +11:38.900
3º 206 PRK Sport Rally Team Pedro Dias da Silva Victor Jesus VW Amarok 3º T1 +11:55.500
4º 218 FN Speed Team Santiago Freixas Marc Sola Can Am Maverick X3 1º T3 +13:13.000
5º 401 Tomasz Bialkowski Tomasz Bialkowski Darius Baskiewicz Yamaha RZR Pro XP 1º T4 +14:53.800
6º 203 Joao Ferreira David Monteiro Mini JCW Rallye 4º T1 +16:50.500
7º 211 PRK Sport Rally Team Daniel Alonso Villaron Adrian Fernandez Ford Ranger 5º T1 +17:52.200
8º 205 Santiago Colomer Miguel Pedrero Ford Ranger 6º T1 +20:55.000
9º 403 Quaddy Racing Amerigo Ventura Mirko Brun Yamaha YXZ 1000 R 2º T4 +21:36.000
10º 227 Bernd Hans Hoffmann Antonio Benitez Can Am Maverick X3 2º T3 +40:29.000