Baja Aragon supera os 200 inscritos… com muitas surpresas

Por a 21 Julho 2021 09:38

A 36ª edição da Baja España Aragón conta com mais de 200 equipas inscritas, 132 das quais nos autos. O evento de Teruel, que conta para a FIA World Cup for Cross Country Bajas, tem uma boa ‘comitiva’ lusa e algumas boas surpresas entre os inscritos.

O atual líder do Campeonato do Mundo, Yasir Seaidan, chega a Espanha após ter ganho as duas rondas anteriores da competição, as provas realizadas na Arábia Saudita e na Jordânia. O piloto saudita será um dos muitos candidatos à vitória.

O atual vencedor da edição de 2019, o argentino Orlando Terranova, surpre pela primeira vez na BRX Prodrive, e partilha a equipa com dois outros concorrentes à vitória: o espanhol Nani Roma (cinco vezes vencedor em Aragão) e o francês Sebastien Loeb (nove vezes campeão mundial de ralis).

Nasser Al-Attiyah (três vezes vencedor do Dakar) também estará à procura da sua quarta vitória na Baja España Aragón. Fá-lo-á ao volante da Toyota Hilux da estrutura Overdrive e partilhando a assistência com pilotos como o saudita Yazeed Al-Rajhi, o holandês Erik Van Loon, ou ou português Tiago Reis. O sueco Mattias Ekström e os espanhóis Isidre Esteve, Carlos Checa e Jesús Calleja são outros nomes a juntarem-se à lista de recordes.

Jutta Kleinschmidt de regresso

A alemã Jutta Kleinschmidt, a primeira e única mulher a ganhar um Rally Dakar, (que conseguiu em 2001) será outra das lendas do automobilismo presente. A piloto de Colónia regressa à Baja Aragón e fá-lo-á ao volante de um Mini para continuar a acrescentar quilómetros em preparação para o próximo evento Extreme E. No caso de Mashael Alobaidan, outra Senhora, da Arábia Saudita será a primeira piloto saudita a competir fora do Médio Oriente em preparação para a sua entrada no Dakar em 2022.

Não serão as únicas mulheres a competir nesta edição da Baja Aragón porque haverá também a australiana Molly Taylor, a britânica Catie Munnings (piloto do Extreme E), a francesa Marion Andrieu, a italiana-espanhola Christine Giampaoli e a sua co-condutora Rosa Romero com um Toyota Hilux e também Mónica Plaza ao volante de um Toyota Land Cruiser.

Por fim, um um último grande nome, o cinco vezes vencedor do Dakar (1979, 1980, 1982, 1986 e 1987), Cyril Neveu, que se prepara para competir no evento do próximo ano organizado pela ASO, o Dakar, e que como preparação marca presença em Aragon, num SSV. Dos portugueses falaremos noutro artigo.

Esta será uma das últimas provas com os regulamentos atuais nos SSV T3 e T4, já que a partir de 2022 a velocidade máxima dos veículos T3 será aumentada para 135 km/h, enquanto que os veículos T4 serão limitados a 125 km/h. Os motores a gasolina sobrealimentados devem ser equipados com um restritor de ar com um diâmetro de 27 mm para veículos T3, e 25 mm para veículos T4. Estas medidas foram recentemente aprovadas pelo Conselho Mundial da FIA.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado