ANTEVISÃO 2009: Todo-o-Terreno com o melhor cartaz de todos
A par da reedição do duelo que marcou a última temporada, opondo o agora Campeão Nacional em título, Filipe Campos, e o Vice-Campeão Miguel Barbosa, logo com a curiosidade de ambos disporem de carros iguais, o potente BMW X3, junta-se, ainda, o prometido regresso de Carlos Sousa ao plano nacional, por sinal, noutro BMW X3 com o selo de qualidade da alemã X-Raid, em época que comemora 20 anos de carreira. “Espero apresentar o projecto em breve, faltando apenas concluir alguns pormenores com os meus patrocinadores. Tenho um palmarés muito vasto e não considero uma despromoção voltar a este circuito.
Na realidade, entre ficar em casa e regressar ao Campeonato Nacional, a minha opção foi claramente para a segunda. Já tenho saudades da competição, do público e de andar na frente, embora esteja seguro de vou ganhar umas corridas e perder outras”, justificou o piloto de Almada, único piloto português a exibir quatro títulos absolutos no seu palmarés, sendo agora o segundo piloto mais vitorioso (18) em todo o historial da competição, atrás do novo recordista Miguel Barbosa (19).
Aliás, e se dúvidas ainda houvesse quanto à qualidade e experiência deste trio, bastaria lembrar que, juntos, Carlos Sousa, Filipe Campos e Miguel Barbosa somam nada menos do que nove títulos absolutos e 37 vitórias à geral ao nível do CPTT.
Segunda linha enfraquecida
Adivinhando-se que mais ninguém ousará intrometer-se nesta luta de gigantes em 2009, resta analisar o que nos poderá reservar a segunda e, regra geral, mais alargada linha de potenciais candidatos aos lugares pontuáveis, para já enfranquecida com a saída de João Ramos e do seu Toyota RAV4, com o piloto de Vila Nova de Gaia a optar por redirecionar o seu projecto para o Campeonato de Clássicos 1300, através do recuperado Starlet de Grupo 2, ex-equipa oficial Salvador Caetano.
Terceiro classificado do último campeonato, Pedro Grancha mantém ainda a dúvida sobre a sua participação em 2009. “Existem vários cenários em cima da mesa, mas qualquer um deles ainda aberto”, explicou o piloto de Cascais, que tanto admite parar, por falta de apoios, como vir a realizar, apenas, um mini-programa no Nacional com a sul-africana Nissan Navara. Presença pontual em 2008, Pedro Gameiro é outros dos pilotos que já fez saber que estará ausente do CPTT no próximo ano, tendo inclusivamente à venda a Nissan Pick Up ex-Marc Blazquez, com Nelson Clemente a ser um dos principais interessados na sua compra. O Campeão Nacional de T2 assume, desta forma, que não defenderá o título em 2009, tendo já inclusivamente vendido a Nissan Pathfinder ao seu colega no Team BP Ultimate, Jorge Plácido Simões.
E por falar na categoria T2, será novamente a aposta de Edgar Condenso (Isuzu D-Max), Francisco Esperto (em carro novo), Pedro Silva Nunes (Mitsubishi Pajero DiD) e, em estreia, também de Nuno Matos, o Bicampeão Nacional de T8, que em 2009 troca o limitado Nissan Terrano II pela Isuzu D-Max com que Rui Sousa venceu esta categoria na Taça FIA de Bajas.
Paulo Martins de regresso
Em contraponto às muitas saídas que se anunciam, Miguel Farrajota deu já como certa a sua presença no próximo campeonato, onde voltará a evoluir o bem preparado DePieres Proto RAV4. A outra boa notícia vem também do Algarve, já que após um ano de paragem e uma bem sucedida incursão pelo vizinho Challenge Nissan, Paulo Martins regressa ao plano caseiro com a sua antiga (e agora evoluída) Nissan Pick Up, preparada e assistida pela MRacing de Manuel Russo.
Desafio Elf/Mazda
Referência obrigatória, ainda, para a segunda edição do Desafio Elf/Mazda, iniciativa que em 2009 apresentará mais e melhores prémios, um novo esquema de pontuação (igual ao do CPTT), um limite máximo de 15 pilotos e a obrigatoriedade de utilização de motores Mazda. O calendário será composto por seis provas, cinco incluídas no calendário do CPTT e a última nas tradicionais 24 Horas TT de Fronteira.
Calendário com as mesmas oito provas
Excepção feita ao seu esacalonamento, o calendário do CPTT mantém as mesmas oito provas dos últimos anos, iniciando-se agora um pouco mais cedo do que é habitual mas de novo em Reguengos de Monsaraz, com o rebaptizado Eervideira Rali TT. Principais notas de nota para o facto da algarvia Baja Terras d’el Rei ser apenas a terceira etapa do calendário e o mundialista Vodafone Rali Transibérico se disputar apenas em Junho, passando a Baja de Monchique para Maio. Igual a 2008 só mesmo a recta final, com as tradicionais deslocações a Beja, Castelo Branco e Portalegre, respectivamente.
Data Prova Organizador
21.22/02 Ervideira Rali TT 2009 Soc. Art. Reguenguense
21.22/03 Rali TT Serras do Norte Motor Clube Guimarães
18.19/04 Baja Terras d’el Rei Clube Aut. Algarve
23.24/05 Baja TT Serra de Monchique Clube Aut. Algarve
15.21/06 Vodafone Rali Transibérico ACP
05.06/09 Baja TT Cidade de Beja Clube Beja TT
26.27/09 Rali TT FAMO Castelo Branco Esc. Castelo Branco
22.25/10 Baja Portalegre 500 ACP
O que é novo no regulamento
– A atribuição de pontuações-bónus para efeitos de Campeonato Absoluto deixa de ser um exclusivo do Rali Vodafone Transibérico, alargando-se também às bajas Terras d’el Rei e Portalegre 500, estas com um peso inferior;
– Os concorrentes inscritos no CPTT que se classifiquem a partir do nono lugar (inclusive) em cada prova passam a somar um ponto para o Campeonato Absoluto, mantendo-se igual o tradicional esquema para os oito primeiros;
– Ao nível dos agrupamentos (T1, T2 e T8), serão agora retiradas cinco pontuações possíveis no Transibérico (no final de cada etapa) e duas nas bajas Terras d’el Rei e Portalegre 500, aproveitando-se no final do ano apenas as dez melhores pontuações.
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