Alternativa ao Dakar?
Os responsáveis do Rally dos Sertões não perderam tempo! Assim que tomaram conhecimento da anulação do Lisboa-Dakar, logo colocaram uma press release no seu site oficial, mostrando-se como alternativa à prova africana, e nem mesmo uma equipa brasileira presente no Dakar deixou de alertar para esse facto, mostrando que estão atentos, mas a verdade é que, parafraseando Etienne Lavigne, da ASO, o Dakar é um símbolo, e os símbolos não se destroem.
Eis o comunicado oficial do Rally dos Sertões na íntegra:
Depois das ameaças terroristas que fizeram com que o Dakar fosse cancelado na véspera da largada, sexta-feira em Lisboa, o Rally Internacional dos Sertões, que se realiza há 16 anos no Brasil, pode ser a melhor alternativa para esse tipo de competição que envolve carros, motos, camiões e quads. A prova brasileira, que é o maior evento “off-road” das Américas, disputar-se-á entre 18 a 28 de Junho e terá cerca de 5.000 quilómetros de extensão entre Goiás, na região central do país, e o Nordeste.
O Sertões tem vários pontos a favor. Já faz parte do Campeonato Mundial de Rally Cross Country para motos e quads e está no calendário oficial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) desde 2007. Também oferece
todas as vantagens para a realização deste tipo de prova: no Brasil não existem ataques ou ameaças terroristas; as regiões por onde passa a ompetição têm baixa densidade demográfica (mais segurança para a população local) e, ao contrário de outros ralis, o roteiro seria desenvolvido num só país, o que seria uma preocupação a menos para os participantes – apenas uma moeda local, política e costumes únicos e somente um idioma. Lembramos que o Dakar atravessa pelo menos cinco países, cada um com características próprias.
O Sertões já contou com a participação de grandes nomes do rali, como o francês Cyril Després, campeão do mundo e também do Dakar nas motos, os espanhóis Marc Coma e Jordi Arcarons e o austríaco Heinz Kinigadner, entre outros.
A prova brasileira é organizada pelo empresário Marcos Ermírio de Moraes, presidente da Dunas Race. A partida terá lugar em Goiás e a chegada vai ser em uma praia do Nordeste. Ao todo serão, aproximadamente, 5.000 quilómetros. Em 2007, o Sertões reuniu 250 participantes distribuídos em 82 motos, 60 carros, 10 camiões e oito quads. Os vencedores foram José Hélio (motos), Maurício Neves/Clécio Maestrelli (carros), Edu Piano/Solon endes/Davi Fonseca (camiões) e Maurício Costa Ramos, o Índio (quads).
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI