Africa Race vai amanhã para a estrada
Com um plantel muito modesto, onde sobressaem Jean-Louis Schlesser nos autos e Jan de Rooy nos Camiões, os participantes têm pela frente um percurso de 7.490 Km, dos quais 4.089 de especiais.
A prova chegou a ter decretada a sua interdição, no passado dia 5 de Dezembro, por decisão do Tribunal de Grande Instância de Nanterre, na sequência de uma acção interposta pela Amaury Sport Organization.
Considerou então o tribunal francês que a prova organizada por iniciativa de Hubert Auriol era “contrária aos direitos estabelecidos pela ASO no âmbito do Rali Paris-Dakar (TSO ex-Thierry Sabine Organization)”, decidindo, por isso, pelo seu cancelamento.
Apesar das informações serem escassas, não havendo, inclusivamente, qualquer informação a este respeito no site oficial do Africa Race, o AutoSport conseguiu apurar junto de fonte ligação à Organização (a XRPM) que na base desta decisão estaria um documento assinado pelo próprio Hubert Auriol, na altura em que abandonou a TSO, em que este se comprometia a não organizar qualquer competição que concorresse directamente com o Dakar, como seria agora o caso do Africa Race, projecto em que se empenhou pessoalmente após a decisão da ASO em abandonar o continente africano rumo à América do Sul.
Hubert Auriol saiu da organização
Sem perder tempo e determinado em levar a sua corrida por diante, Hubert Auriol anunciou de imediato que se retira da organização do Africa Race: “A decisão do Tribunal reporta-se a uma única pessoa, pelo que saio para não comprometer o normal desenrolar da corrida”, declarou o antigo director e triplo vencedor do Dakar.
Assim, e a acreditar que o diferendo judicial estará mesmo resolvido, a primeira edição do Africa Race prosseguirá tal e qual estava definida anteriormente, iniciando-se esta quarta-feira em Marrocos.
No total, 11 dias de corrida em pleno deserto africano e mais de quatro mil quilómetros de especiais, intercalados por uma jornada de repouso em Agadir. Delineado por René Metge e José-Maria Servia, o percurso recriará, invevitavelmente, a espinha dorsal do antigo Dakar, percorrendo as pistas de Marrocos, da Mauritânia e do Senegal, estando a chegada agendada para a sua emblemática capital, a 10 de Janeiro próximo.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI