A ‘estrelinha’ de Carlos Sousa
Foi, acima de tudo, uma prova em que conseguiu evitar os problemas que afectaram os outros concorrentes chegando, assim, ao final em primeiro de uma prova que teve algumas surpresas na restante classificação.
Este triunfo acaba por ter, também, algum simbolismo para o piloto do Mitsubishi, que conquistou a sua segunda vitoria consecutiva, a sua segunda nesta prova depois de 2002 e a sua vigésima do campeonato, tudo isto no ano em que celebra 20 anos de carreira.
Para Sousa, esta foi “uma prova em que no final do primeiro dia não pensava que conseguisse vencer. As pistas não eram as mais indicadas para o nosso carro. Foi uma daquelas vitórias inesperadas. Tivemos sorte e o Filipe azar. Mas o segredo foi fazermos a nossa própria prova e não cometer erros”.
O grande prejudicado desta prova foi Filipe Campos, que se viu obrigado a desistir devido a um curto-circuito do seu BMW X3.
Miguel Barbosa, que foi líder destacado no primeiro dia, foi segundo mas com um grande ‘amargo de boca’, já que apontou falhas graves à organização, em especial porque nos primeiros sectores da manhã encontrou a pista fechada por uma fita que a organização se esqueceu de retirar e que o fez perder muito tempo por trilhos errados.
“Não foram imprevistos mas sim falhas graves que não podem acontecer neste tipo de provas e que hipotecaram a nossa corrida. Felizmente, consegui somar mais alguns pontos importantes para o campeonato”, disse Barbosa no final. Também um furo o prejudicou, obrigando-o a perder cinco minutos, pois os macacos hidráulicos do seu BMW X3 não funcionaram.
Pódio surpresa para José Lucas
A surpresa foi o terceiro lugar de José Dinis Lucas, que no Mitsubishi Pajero DID teve uma prova sem grandes problemas, com excepção de ligeiros problemas de travões já nos últimos quilómetros. Num dia negro para a equipa Yser Racing Team, também Bernardo Moniz da Maia foi vitima de uma avaria semelhante à de Campos quando ocupava o terceiro posto, ficando parado a meio, com um problema ainda não identificado.
O veterano José Gameiro obteve, assim, o seu melhor resultado de sempre, ao obter um quarto lugar absoluto, abdicando, na parte final de partir para a discussão do último lugar do pódio devido a um pequeno toque. Rómulo Branco completou o top 5, quebrando finalmente o enguiço e vencendo a categoria T8, mais de três minutos à frente de Fernando Rito, que foi sétimo. Entre os dois ficou Pedro Silva Nunes, primeiro dos T2 e que agora lidera o campeonato.
A fechar os lugares dos pontos ficou Adélio Machado, ao passo que Bruno Oliveira, que garantiu a sexta vitoria consecutiva no Desafio Elf, no qual só marcaram presença quatro carros, foi o nono. Uma nota ainda para o facto de, com apenas 24 pilotos inscritos à partida, a prova não entregar os pontos na totalidade, só devendo pontuar os sete primeiros, uma vez que deverá ser subtraído um ponto a cada posição, o que faz do oitavo lugar uma posição não recompensada.
1º Carlos Sousa/Luís Ramalho Mitsubishi Racing Lancer 4h53m30,3s
2º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho BMW X3 CC a 13m06,0ss
3º José Dinis Lucas/Luís Tirano Mitsubishi Pajero DiD a 33m59,3s
4º José Gameiro/António Saraiva Nissan Navara Off Road a 34m12,7s
5º Rómulo Branco/Pedro Colaço Mitsubishi Pajero a 49,34,9s
6º Pedro Silva Nunes/Paulo Torres Mitsubishi Pajero a 49,36,0s
7º Fernando Rito/Filipe Martins Toyota Land Cruiser a 52m46,8s
8º Adélio Machado/Paulo Fiuza Toyota Land Cruiser a 57m34,1s
9º Bruno Oliveira/Bruno Fernandes Mazda BT-50 a 1h00m30,1s
10º Jorge Simões/Aníbal Mendonça Nissan Pathfinder a 1h01m08,0s
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI