20 anos de festa em Portalegre
Disputada pela primeira vez há 20 anos, naquele que foi o pontapé de saída para o todo-o-terreno de competição em Portugal, é em clima de redobrada festa que sai para a estrada, já na próxima sexta-feira e até domingo, a rebaptizada Baja ACP Repsol 500/Portalegre.
Derradeira etapa da Taça Internacional FIA de Bajas, a “clássica” alentejana marca igualmente o cair do pano sobre mais uma edição do Campeonato Nacional da especialidade, isto numa altura em que todos os títulos foram já entregues antecipadamente, constituindo ainda a penúltima jornada do campeonato espanhol, Troféu Ibérico e Troféu RTP de Todo-o-Terreno.
Embora sem equipas de fábrica à partida, preenchem a lista nada menos do que 112 conjuntos, sobressaindo em termos internacionais os nomes do russo Boris Gadasin e do qatar Hamad Al-Thani – respectivamente primeiro e segundo da Taça FIA de Bajas -, sem esquecer ainda o eslovaco Josef Sykora, vencedor surpresa da Baja Espanha do ano passado, à frente de … Carlos Sousa.
Afastados de uma presença no lugar cimeiro do pódio desde 2004 – num ciclo iniciado por Colin McRae e continuado por Luc Alphand (2005) e Marc Blazquez (2006) -, os melhores representantes nacionais voltam, assim, à condição de principais favoritos, logo numa edição em que Miguel Barbosa retoma a ligação com a estrutura da X-Raid e Filipe Campos cumpre a desejada estreia ao volante do Proto Dessoude deixado vago pelo Tricampeão Nacional, num duelo de curiosos contornos pelo primeiro lugar.
Além dos regressos de Pedro Gameiro, Edgar Condenso, José Mendes, Duarte Rocha, Miguel Farrajota, Luís Dias e até António Bayona – precisamente o primeiro a vencer em Portalegre, em Junho de 1987 -, a prova deste ano reserva ainda outras novidades, como a passagem do Bicampeão Nacional de T2 para o volante de uma mais competitiva Nissan Navara do Agrupamento T1 ou a estreia de Pedro Silva Nunes, recém-coroado vencedor do Troféu Tomaz Mello Breyner, no Toyota Land Cruiser de Adélio Machado.
O duelo mais esperado
Numa decisão de última hora, confirmada apenas na última quinta-feira, Filipe Campos vai trocar o seu habitual Mégane Proto pelo mais competitivo Proto Dessoude que Miguel Barbosa vinha evoluindo no campeonato. Assumindo-se como o principal adversário do agora representante da X-Raid, o portuense garante que não vai mudar a sua postura: «Admito que a responsabilidade é maior, mas vou encarar esta prova da mesma forma que as anteriores, com a diferença que terei agora nas mãos um carro ganhador. É um facto que terei pouco tempo para me habituar ao novo carro, mas não é por isso que vou deixar de lutar pelo triunfo e oferecer a devida luta ao Miguel».
FICHA DA PROVA
Data: 18 a 21 de Outubro
Estrutura (Auto): 3 Etapas com Super Especial (6,32 km) e 3 Sectores Selectivos (174,79 + 231,12 + 123,94 km)
Estrutura (Moto/Quad): 2 Etapas com Super Especial (6,32 km) e Sector Selectivo único (400 km)
Percurso total (Auto): 600,01 km
Percurso cronometrado (Auto): 536,17 km (89,4 %)
PROGRAMA
Sexta-feira, 19 de Outubro
Reconhecimento da Super Especial 08h00/11h00
Partida da 1ª Etapa – NERPOR 11h25 (14h00)
Partida da Super Especial (6,32 km) 12h00 (14h30)
Sábado, 20 de Outubro
Partida da 2ª Etapa – NERPOR 07h10 (09h00)
Partida para o 2º SS (174,79 km) 07h45
Partida para o SS (400 km) – Motos (09h30)
Partida para o 3º SS (231,12 km) 12h30
Chegada prevista da 2ª Etapa – NERPOR 15h50 (14h00)
Distribuição de Prémios – Motos (22h00)
Domingo, 21 de Outubro
Partida da 3ª Etapa – NERPOR 07h10
Partida para o 4º SS (123,94 km) 08h00
Chegada prevista da 3ª Etapa – NERPOR 09h55
Cerimónia do Pódio – NERPOR 11h30
Distribuição de Prémios – NERPOR 15h30
Nota: Entre parêntesis, o horário das Motos/Quads.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI