WRC prossegue com Rali das Canárias: a arte da condução precisa
O Rali das Canárias será um teste de precisão para os pilotos. É a prova em que mais evitarão ‘soltar’ a traseira dos carros…
Realiza-se esta semana o Rali Ilhas Canárias, numa prova que quase não tem paralelo na história do Mundial de Ralis face à tipologia dos seus troços. É um evento há muito conhecido pelos concorrentes do Europeu de Ralis, mas os homens do Mundial têm pela frente uma prova muito diferente do que estão habituados.
Ott Tanak, em recentes declarações, já explicou bem o que é este Rali das Canárias: “É o mais próximo de um circuito nos ralis.” Sem tirar nem pôr! É um desafio totalmente diferente para os homens do WRC, ninguém tem qualquer experiência neste rali – entre os homens da frente, vai ser um rali de descoberta para todos, e também a prova em que os carros estarão mais perto da afinação como se tivessem que correr num circuito. As estradas são suaves e fluidas, os pneus não sofrem demasiada degradação, mas este será o rali de asfalto, em muitos anos de WRC, que menos perdoa erros, mesmo que pequenos, pois na maior parte dos troços, os rails estão logo ali.
Este ano será a 49.ª edição deste evento, sendo que o Rali Ilhas Canárias juntou-se este ano ao calendário como a quarta ronda da temporada de 2025 do WRC e a primeira prova de asfalto do ano. Com 18 provas especiais em estradas de montanha com vistas deslumbrantes sobre o oceano, a sua estreia no WRC promete ser tão espetacular como a sua história sugere.
Em termos desportivos, a grande novidade é a presença de Sébastien Ogier, com a Toyota, claro, e se tivermos de apontar favoritos para esta prova, talvez ele próprio, bem como Thierry Neuville e eventualmente Adrien Fourmaux, mas, na verdade, neste nível não se pode deixar de fora pilotos como Elfyn Evans, Ott Tanak e ou mesmo Kalle Rovanpera. Se olharmos para as provas de asfalto dos últimos dois anos, Neuville venceu o Rali da Europa Central em 2023 e o Monte Carlo em 2024, Ogier venceu no Monte 2023 e 2024 e na Croácia em 24, Tanak triunfou no Rali da Europa Central em 2024, mas Evans ganhou o Japão 2023, Croácia 2023 e Japão 2024. Portanto, qualquer um pode vencer nas Canárias sendo o mais provável um rali muito equilibrado, até porque os troços não costumam dar grandes diferenças. Não há grandes dúvidas nas escolhas de pneus, resta, pois, o trabalho de casa de preparação da prova e das notas nos reconhecimentos.

O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






