Vamos ter Campeão diferente no Nacional de Todo o Terreno…

Por a 13 Abril 2017 15:38

É já no próximo fim de semana que arranca mais uma edição do Campeonato Nacional de todo o terreno, uma competição que se temia ser este ano pouco menos que um “passeio na praia”, mas que desenvolvimentos recentes vieram trazer uma luz diferente à questão. Apesar das ausências confirmadas do Campeão em título, Nuno Matos, e um dos principais animadores da competição na última década, Miguel Barbosa, agora totalmente dedicado aos ralis, o plantel do Nacional de Todo o Terreno encerra algumas boas surpresas, por exemplo a confirmação do regresso de Ricardo Porém ao CNTT, agora com uma Ford Racing Ranger da South Racing. Outra excelente notícia é a confirmação de Alejandro Martins e José Marques com a competitiva Toyota Hilux em todas as provas, numa dupla com rapidez e experiência para lutar pelas vitórias e título. Por fim, aquele que é à partida o principal favorito, João Ramos. O piloto do Porto esteve muito perto de ser Campeão o ano passado, se o tivesse sido, merecia de igual modo, na mesma medida que o campeonato ficou bem entregue a Nuno Matos, e por isso entra super motivado para ir buscar o que lhe fugiu por muito pouco. Já tem uma nova Toyota Hilux, ainda mais competitiva, e depois do que lhe vimos fazer o ano passado, a concorrência não o vai bater com facilidade. De repente, o que poderia ter sido uma competição com menos valores do que o ano passado, surge de repente com os mesmos três principais candidatos ao título.

poremLogo a seguir, surge um grupo de pilotos com bons carros, que também irão entrar na luta pelos primeiros lugares. Em condições normais, os três pilotos antes referidos são os de maior destaque, mas o sempre rápido Alexandre Franco, novamente com o BMW Série 1 Proto vai andar na luta, o mesmo se podendo dizer de Pedro Ferreira, cuja evolução no TT tem sido notória. Depois de um primeiro ano com um protótipo de duas rodas motrizes, a VW Amarok já permitiu ao piloto nortenho subir de nível, e este ano surge com ambições reforçadas. Tiago Reis também vai surgir este ano com um projeto mais ambicioso, um protótipo de ‘vestido’ à Mercedes-Benz, e também ele vai andar na luta pelo top 5 das provas.  Para além destes, o CNTT tem ainda um conjunto de pilotos com bons carros no T1, que vão enriquecer sobremaneira a competição. É o caso de André Amaral (Mercedes Proto), João Rosa (Nissan Overdrive), Nuno Madeira (Kia Sportage TT), Filipe Carvalho (Nissan Navara), Pedro Ruivo (BMW Série 1 Proto), Paulo Casaca (Toyota RV4), Alexandre Mota (Nissan Proto) e João Rato, que vai tirar o Vangest JH 12 da garagem. No T2, uma excelente surpresa, com a equipa oficial da Isuzu a marcar presença no CNTT, numa parceria com a Prolama Competição, com a pickup D-Max e a dupla Rui Sousa e Carlos Silva. Eduardo Mota (Nissan Pathfinder), César Sequeira (Isuzu D-MAX) e José Mendes (Mitsubishi Pajero) são outros pilotos com boas condições de animar bem o T2.

Quando no próximo dia 26 de maio se iniciar a Baja Capital dos Vinhos de Portugal (segunda prova do CNTT), a disputar no Alentejo, na região de Reguengos de Monsaraz, estará também dada a partida para aquela que será a 10ª temporada do Desafio Mazda, que se mantém como uma iniciativa única no panorama do todo-o-terreno nacional, proporcionando, ao longo dos anos, um crescente grau de competitividade e interessantes lutas no seio do seu pelotão e até, por diversas vezes, em termos de geral das provas que integra.

Num estado mais avançado está o melhor campeonato de TT da Europa, a competição nacional de SSV (ex-UTV), que tem em Loulé a sua terceira prova do ano, numa competição que ganha a cada dia que passa mais adeptos.

A estrutura do CNTT/autos, não muda muito face ao ano passado, o calendário comporta novamente seis provas, arrancando na próxima semana em Loulé, terminando, como sempre, com a emblemática Baja Portalegre 500, em Outubro.

alejandro martins 16_BP_sat-final0456

Declarações dos pilotos

RICARDO PORÉM: Campeão Nacional em 2014, Ricardo Porém está de regresso ao Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno com um novo projeto e o grande desafio de lutar de novo pelo título nacional. O triplo vencedor da Baja 500 Portalegre vai dispor de uma Ford Ranger da equipa South Racing, uma máquina top a nível mundial, com a qual irá disputar as seis provas nacionais desta temporada de 2017 e ainda algumas corridas da Taça do Mundo FIA: “É com uma grande alegria e muita satisfação que estou de regresso às provas do campeonato nacional. Parto para este ano com o objetivo de lutar pelo título e de tentar vencer cada uma das corridas em que irei participar. Irei ter também a possibilidade de disputar provas internacionais da Taça do Mundo onde terei ao meu dispor uma máquina extremamente competitiva que já deu provas cabais do seu valor. Quero deixar um enorme agradecimento à South Racing e aos meus patrocinadores pela oportunidade de ingressar neste projeto que tudo farei para ser ganhador”.

JOÃO RAMOS: A dupla João Ramos e Victor Jesus, do Team Caetano Racing, está confiante para a nova época que se inicia com a Baja de Loulé, já no próximo fim de semana. Tendo como objetivo a vitória nesta prova inaugural do campeonato Todo-o-Terreno, João Ramos, aos comandos da nova Toyota Hilux, propõe-se a lutar em duas frentes: pelo título no Campeonato Nacional de todo-o-terreno e pela renovação do título da Taça Ibérica:  “Acabámos de receber a nova Hilux e tivemos pouco tempo para afinar o carro ao nível das suspensões. Tivemos uma curta sessão de testes especificamente focada no ‘setup’ das suspensões e o comportamento está melhor, no entanto, não está ao nível do que gostaríamos. Loulé será uma primeira prova de evolução da nova Hilux principalmente na busca de melhores reações da suspensão, que é fundamental para a estabilidade e tração. Estamos muito motivados para a prova que se avizinha. Confesso que vai ser um grande desafio, com um carro completamente novo para mim e para o Vitor Jesus. Contamos com uma época desafiante, por isso começar o campeonato com uma boa performance é muito importante” disse João Ramos.

ALEJANDRO MARTINS A MRacing estará presente no Algarve com a equipa Alejandro Martins/José Marques que na sua última participação, em 2015, alcançou um terceiro lugar: “Gostaria, claro, de repetir um pódio, estou entusiasmado com esta corrida por ser a primeira, marca o início do campeonato, além disso é uma prova muito competitiva e com um bom percurso”, disse Para Alejandro Martins, que vai ter a seu lado José Marques, na competitiva Toyota Hillux com que alcançaram o quarto lugar no último Portalegre 500: “o carro foi todo revisto após Portalegre, é um bom carro, ao nível dos melhores do campeonato, além disso temos uma boa equipa técnica, uma boa equipa de mecânicos, estando assim reunidas todas as condições para fazermos uma boa prova e um bom campeonato. A MRacing dá-nos essa confiança”, disse o piloto, que espera disputar todo o campeonato e participar em algumas provas internacionais como Aragon, Marrocos e talvez a Baja Itália.

PEDRO FERREIRA, acompanhado de Valter Cardoso, vai para a sua terceira temporada no CNTT e a segunda que fará aos comandos da VW Amarok estreada em 2016: “Aprendi muito nestas duas temporadas e ao longo de 2016 fomos também fazendo evoluir a nossa VW Amarok, pelo que entro em 2017 com o objetivo de tirar partido de toda essa experiência adquirida para conseguir fazer o melhor possível em cada uma das provas em que iremos participar. Sinto que ainda posso evoluir significativamente. Tendo isso em conta e em conjunto com o Valter e com o apoio da nossa nova estrutura de assistência, será essa a minha postura competitiva nas seis jornadas do CNTT”, refere o piloto da PMF Racing que este ano irá ter o apoio Speedy Motorsport como estrutura de assistência.

TIAGO REIS Depois de ter sido o melhor estreante do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno em 2016, Tiago Reis e Filipe Martins vão estrear um novo protótipo esta época, num projeto com forte carácter nacional. Após ter sido campeão nacional de Montanha, quer em termos absolutos quer na sua categoria. O piloto de Famalicão cumpriu parte da época ao volante de uma Nissan Navara Offroad e depois disputou as últimas duas bajas com um Toyota Rav4 do Agrupamento T8, garantindo um positivo 5º lugar absoluto e o estatuto de melhor rookie do CNTT. Agora, Tiago Reis prepara-se para dar um passo em frente na sua carreira ao apostar num novo protótipo do Agrupamento T1, totalmente construído em Portugal. Trata-se de um Mercedes GLA Proto com motor biturbo de 3.0 litros Diesel e vários componentes provenientes de empresas nacionais: o chassis foi projetado e construído pela 560 Engineering (sedeada em Coimbra), a eletrónica é programada pela Motor Science (Leiria), as fibras da carroçaria foram construídas pela RC Fibre Components (Aveiro), e toda a montagem, preparação e assistência ficam a cargo do Team Transfradelos e da A.Miranda Competições (Famalicão). As suspensões são provenientes da Reiger, a caixa de velocidades e diferenciais da Sadev e os travões da AP Racing, num conjunto que pesa 1.960 kg e debita 310 cv de potência máxima. “É um projeto completamente novo e um desafio para mim e para a nossa equipa”, comentou Tiago Reis, que recentemente teve uma sessão de 100 kms de testes com o novo Mercedes GLA Proto. “Reunimos um conjunto de empresas nacionais que contribuíram para o projeto e acho que o resultado final deve deixar-nos a todos orgulhosos. É mais uma prova de que se podem construir carros competitivos em Portugal e com tecnologia de ponta. Claro que o facto de ser um carro completamente novo vai obrigar-nos a todo um trabalho de desenvolvimento e descoberta. Vai ser quase um ‘ano zero’ para nós. Este carro não tem nada a ver com a Nissan Navara ou o Toyota de T8 que utilizámos no ano passado. A pilotagem é completamente diferente e vamos sobretudo apostar em terminar as primeiras provas e evoluir de forma consistente”, analisou o ex-campeão nacional de Montanha. Este ano, o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno terá a sua primeira prova do ano no Algarve, com a Baja de Loulé nos próximos dias 14 e 15 de abril.

JOÃO RATO vai pilotar o Vangest JH12 na Baja de Loulé, a prova de abertura da temporada de Todo-o-Terreno para a competição auto. O piloto alentejano, que será navegado na prova algarvia por Vitor Hugo, trás assim de regresso às competições uma máquina “Made in Portugal” que tem sido habitualmente pilotada por Carlos Oliveira. Uma participação que surge depois de em 2014 João Rato ter acompanhado Rita Oliveira na sua estreia como piloto nos SSV, modalidade onde viria a conquistar dois títulos nacionais.

João Rato, que posteriormente a essa prestação como navegador conquistou o Desafio Mazda em 2015, está encantado com este novo desafio: “O Vangest JH12 é um veículo pensado e feito para competição. Dispõe de um chassis tubular e caixa sequencial em tudo diferente dos veículos de série que tenho pilotado. É um carro pensado para competir. Estou muito satisfeito por o poder pilotar numa Baja do campeonato nacional. Já fiz alguns quilómetros de testes, mas ainda estou longe de me sentir familiarizado com a sua condução” salienta João Rato que acrescenta: “O meu objetivo é essencialmente terminar, desfrutar desta excelente máquina e tirar o melhor partido possível dela. Estou confiante que com o passar dos quilómetros a prestação também irá evoluir, mas não vou à procura de nenhum resultado especifico. Vou, como sempre, tentar fazer o meu melhor. Foi assim em 2014 ao lado da Rita e em 2015 quando conquistei pela terceira vez o Desafio Mazda”.

O Vangest JH12 nasceu na Marinha Grande, com a tecnologia Vangest e o traço da Grandesign. Um TT então destinado a ser tripulado por Carlos Oliveira com a navegação a ser alternada pelas suas filhas Ana e Rita Oliveira. Uma máquina que era o orgulho de um grupo de trabalho totalmente português virado para as tecnologias do futuro. O Vangest JH12 by Grandesign é um4x4 de chassis tubular, caixa de velocidades Sadev que monta um motor diesel BMW de 3,0 litros biturbo, capaz de debitar 280 cavalos de potência.

A Baja de Loulé começa desportivamente na 6ª feira com uma dupla passagem pelo prólogo seguida de um troço seletivo de 82 quilómetros. A corrida prossegue no sábado com mais dois setores seletivos. No total serão perto de três centenas de quilómetros cronometrados.

A ISUZU vai estar presente no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, na categoria de T2, em parceria com a Prolama Competição, onde participará com a sua pickup D-Max, na sua geração mais evoluída de sempre. A dupla da Isuzu/Prolama, inaugura a temporada com o Team Isuzu Proracing composto pela dupla Rui Sousa e Carlos Silva, que há muito oferecem vitórias à marca: “Foi com enorme satisfação que recebemos a decisão da Isuzu de reiterar a parceria com a Prolama na construção, preparação e desenvolvimento de novas viaturas D-Max T2 para o CNTT 2017. Orgulha-nos imenso ver reconhecido o trabalho desenvolvido desde 2006 pela nossa área técnica e desportiva, onde o “Made By Prolama “ nos permite fabricar as D-Max nº 10 e Nº 11, comprovar a sua resistência e fiabilidade em prova e esperar que obtenham inúmeras vitórias e títulos na classe, como as suas antecessoras”. Numa luta contra o tempo, Rui Sousa, refere que “toda a estrutura tem dedicado os seus esforços para estar presente na Baja Loulé, primeira prova do CNTT 2017, em condições de mostrar todas as capacidades da nova Isuzu D-Max… e … embora em fase inicial de desenvolvimento estamos confiantes que esta será a melhor opção para disputar os campeonatos T2, onde o nosso objetivo é sempre lutar pelos lugares de topo retribuindo desta maneira a aposta feita na Isuzu Proracing.” Há muito que o Campeonato de T2 atrai vários participantes de todo o mundo e a edição deste ano é composta por seis etapas que se realizam entre 14 de Abril (em Loulé) e 28 de outubro (Portalegre).

Calendário CNTT

14 a 15 Abril      Baja de Loulé     C. A. do Algarve

26 a 28 Maio     Baja Capital dos Vinhos de Portugal        S. A. Reguenguense

16 a 17 Junho   Baja do Pinhal   Escuderia. C. Branco

30 Jun a 1 Julho Baja Rota do Douro        Gondomar A. S.

8 a 9 Setembro Baja da Idanha  Escuderia. C. Branco

26 a 28 Outubro              Baja Portalegre 500        ACP

Taça Ibérica de Todo-o-Terreno

21 a 23 Julho     Baja de Aragon

8 a 9 Setembro Baja da Idanha  Escuderia. C. Branco

26 a 28 Outubro              Baja Portalegre 500        ACP

11 a 12 Novembro          Rali TT de Cuenca

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado