Rally1 2025: adaptação sem queixas à nova era

Por a 30 Janeiro 2025 15:23

Sem sistemas híbridos, e sem reclamações: os novos Rally1 estiveram em ação sem quaisquer críticas

Passaram alguns dias depois da primeira prova com os novos Rally1 sem sistema híbrido e com as regras de 2025 e um dos pontos curiosos é que não houve uma única queixa quanto à prestação dos novos carros.

Toda a gente sabe que foi um passo atrás, devido à retirada dos sistemas híbridos, mas a verdade é que isso não se notou na estrada. Tal como se esperava.

Como se sabe, o peso mínimo dos carros de Rally1 foi reduzido de 1.260 kg para 1.180 kg, o tamanho do restritor de ar, reduzido de 36 mm para 35 mm, de modo a manter uma relação peso-potência. Com esta diminuição de restritor, as rotações que os motores fazem são agora um pouco mais baixas, e por isso a afinação do motor mudou um pouco. Por isso, houve novas árvores de cames e coletores de escape novos, e por fim um novo binário de motor, correspondente à nova potência. Não tendo tanta potência em determinados momentos, há menos downforce, portanto os carros são um pouco menos eficazes.

Os novos pneus Hankook são novos para todos e carecem de habituação, é normal, estranho era se fosse diferente.

Regra geral, não seria no Monte Carlo que se notariam diferenças maiores nos Rally1 de 2024 para estes de 2025, em virtude das condições dos troços, uma vez que os pneus dificilmente foram perfeitos para 100% do percurso.

Só quando os traçados forem uniformes se pode notar mais, mas isso só mais lá para a frente. Na Suécia, talvez se note um pouco, o Safari é muito duro para se olhar para a velocidade, aí o que importa é a fiabilidade, e por isso no asfalto das Canárias e na terra de Portugal, sim, podem notar-se algumas diferenças, especialmente em zonas onde se puder ver os carros durante algum, tempo. Nisso, o Rali de Portugal é perfeito.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ativar notificações? Sim Não, obrigado