RALI DO MÉXICO: MUITA TERRA, POUCO AR

Por a 9 Março 2017 10:32

Fugindo ao inverno europeu, o Campeonato do Mundo FIA de Ralis atravessa o Atlântico para se instalar de armas e bagagens no México. Naquela que será é a terceira prova da presente temporada, os novos World Rally Cars vão pela primeira vez competir em pisos de terra. Integrando o calendário do Campeonato do Mundo desde 2004, o Rali do México é agora uma das provas mais conhecidas e apreciadas da temporada. Os habitantes da região de Léon passaram rapidamente de meros curiosos a grandes fãs do WRC, pelo que as equipas são agora recebidas como heróis! Este ano, a emoção vai ser maior do que nunca, pois este é o primeiro evento do WRC disputado em terra.

Contudo, a característica mais importante da prova mexicana tem pouco a ver com o piso. Com um percurso que (e)leva pilotos e máquinas a andar por locais entre os 1800 e os 2700 metros acima do nível do mar, a altitude é o fator que traz mais preocupações aos engenheiros. O ar rarefeito que por aí se respira, origina uma falta de oxigénio que tem efeitos adversos, tanto na potência dos motores como na refrigeração dos diversos componentes.

No que se refere a esta edição de 2017 do Rali do México, a prova conta com a introdução de diversas novidades. O rali arranca no final do dia de hoje, com a realização de uma Super Especial na Plaza de la Constituición, mais conhecida como Praça Zócalo, bem no coração da Cidade do México. Aliás, Super Especiais é coisa que não vai faltar ao longo resto do percurso, dado que o rali vai também fazer as delícias do público nas ruas de Guanajuato e de León. Contudo, o futuro vencedor da prova deverá emergir entre aqueles que obtiverem uma melhor performance nas especiais de montanha, aqui destacando-se El Chocolate, Las Minas, El Brinco e Derramadero, que decerto serão decisivas para o desfecho do rali.

Depois de duas rondas de inverno disputadas em condições muito específicas, o WRC está de volta a um tipo de piso que lhe é mais familiar. Embora a grande altitude reduza, significativamente, o rendimento dos carros, as suas especiais em pisos de terra irão permitir que se estabeleça rapidamente uma hierarquia entre carros e equipas. Eis o horário da prova:

QUINTA-FEIRA, 9 MARÇO

18h05: ES1x – CDMX Street Stage, Presented by Michelin 1 (1,57 km)

ES1x – CDMX Street Stage, Presented by Michelin 2 (1,57 km)

SEXTA-FEIRA, 10 MARÇO

10h00: Assistência A (León – 15’)

11h28: ES2 – El Chocolate 1 (54,90 km)

12h36: ES3 – Las Minas 1 (19,68 km)

14h41: Assistência B (León – 30’)

16h14: ES4 – El Chocolate 2 (54,90 km)

17h22: ES5 – Las Minas 1 (19,68 km)

18h12: Zona para montagem de faróis adicionais (Guanajuato – 10’)

18h34: ES6 – Super Especial Guanajuato (1,09 km)

19h49: ES7 – Autódromo de León 1 (2,30 km)

19h54: ES8 – Autódromo de León 2 (2,30 km)

21h04: Flexi Service C (León – 45’)

SÁBADO, 11 MARÇO

07h30: Assistência D (León – 15’)

08h33: ES9 – Media Luna 1 (27,42 km)

10h01: ES10 – Lajas de Oro 1 (38,31 km)

11h08: ES11 – El Brinco 1 (10,09 km)

12h58 Assistência E (León – 30’)

14h16: ES12 – Media Luna 2 (27,42 km)

15h49: ES13 – Lajas de Oro 2 (38,31 km)

16h37: ES14 – El Brinco 2 (10,09 km

17h47: ES15 – Autódromo de León 3 (2,30 km)

17h52: ES16 – Autódromo de León 4 (2,30 km)

18h57: Flexi Service F (León – 45’)

20h50: ES17 – Super Especial Feria de León (1,33 km)

21h00: Parque fechado

DOMINGO, 12 MARÇO

09h40: Assistência G (León – 45’)

10h43: ES18 – La Calera 1 (32,96 km)

12h18: ES19 (Power Stage) – Derramadero (21,94 km)

13h53: Assistência H (León – 10’)

14h30: Pódio

NOTA: hora local, menos 6 horas que em Portugal continental

 

 

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