Rali de Portugal e MotoGP em canal de TV aberto?
O governo português decidiu que mais eventos desportivos devem ser considerados de grande interesse público e por isso recomenda que sejam transmitidos em sinal aberto para todos os telespectadores.
A decisão é final, foi publicada em Diário da República, e entra em vigor a partir de 2025.
Resta esperar pelas negociações entre os detentores dos direitos e a RTP, SIC e TVI.
Como é lógico, a medida tem mais impacto junto dos adeptos do futebol, já que está incluída a Liga dos Campeões, Liga Europa, Liga Conferência, Mundial de Clubes e Liga das Nações com participação de equipas portuguesas, mas também outras modalidades e é aqui que a questão interessa aos adeptos do ‘Motorsport: estão ainda incluídas a Volta a Portugal em bicicleta, o Rali de Portugal e o MotoGP, além de competições de outras modalidades com participação de atletas portugueses ou da seleção nacional.
Portanto, as empresas que detêm os direitos de transmissão desses eventos (como Sport TV e DAZN) serão obrigadas a ceder parte desses direitos para que as emissoras de TV aberta (TVI, SIC, RTP) possam transmitir os eventos, mas para já é cedo para se saber de como será feita a divisão entre as emissoras de TV aberta.
Claro que quando se fala grátis, isso só sucede para quem tem TDT (televisão digital terrestre), todos os restantes pagam acessos à várias operadoras.
Seja como for, no caso do Rali de Portugal o impacto é menor porque a Sport TV e a RTP fazem normalmente uma extensa cobertura da prova, e se no caso da Sport TV, este ano transmitiu as 22 especiais da prova em sinal fechado, com muito a ser transmitido na sport TV+, que é aberta, já a RTP transmitiu alguns troços em direto, e em sinal aberto, claro.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Acho justo, pois eu não sou obrigado a aceitar que o futebol masculino, feminino, de salão e matraquilhos tenham transmissões na RTP1 os restantes quando dão passam todos para a RTP2.