Polémica no GP da Arábia Saudita F1: Verstappen critica regras, Horner contesta e comissários esclarecem decisão

Por a 21 Abril 2025 09:19

A maioria dos ‘observadores encartados’ deste fenómeno que é a Fórmula 1 entendem que o incidente entre Max Verstappen e Oscar Piastri na curva 1 do Grande Prémio da Arábia Saudita, que redundou numa penalização de cinco segundos para o piloto da Red Bull, foi uma boa decisão dos Comissários Desportivos, mas como tantas vezes sucede, a discussão pública é muito grande e as opiniões estão longe de ser unânimes.

A Fórmula 1 tem esta capacidade de nos dar sempre coisas novas, e neste caso, a frase que mais se ouve é que Verstappen provou do exato mesmo ‘veneno’ que muitas vezes deu a ‘saborear’ aos seus adversários.

FOTOS MPSA/Phillippe Nanchino

aber se, sem a penalização, Verstappen teria vencido ou não, é impossível, porque qualquer ‘player’ adapta a sua prestação à evolução da corrida e só Oscar Piastri e a McLaren sabem se teriam mais para dar ou simplesmente geriram a sua corrida conforme necessário. Portanto, quanto aos que pensam que sem a penalização, Verstappen venceria, nunca saberemos, embora todos possam ter a sua opinião.

A maioria acha que a punição foi totalmente justa, já que Verstappen cortou a curva para assumir a liderança de forma ilegal, e que a Red Bull não tem razão para reclamar. Há quem discorde e diga, que na partida tem que haver mais tolerância para este tipo de manobras e que a punição foi excessiva.

Uma coisa temos a certeza: ninguém melhor do que Verstappen joga com as regras e se as posições fossem ao contrário, Verstappen por dentro, Piastri por fora, o piloto da Red Bull teria feito exatamente o mesmo.

O que aceitamos é que a decisão dá para ser olhada de várias perspetivas, e é muito difícil que alguém tenha 100% de certeza que a decisão foi a mais correta, e o desconto de cinco segundos na penalização é a confirmação disso mesmo, até porque houve mais gente a cortar a chicane na partida e mais ninguém foi penalizado.

Seja como for, aparentemente, Piastri tinha a curva, e fez o seu caminho sem meter uma roda fora do sítio, ao contrário de Verstappen, que quando percebeu isso, foi pela chicane porque se metesse o carro para dentro ele e Piastri tinham batido. Se quisermos simplificar isto ao máximo, um piloto cortou uma chicane e beneficiou disso para ficar na frente. Parece simples, mas não é…

Depois da corrida, Max Verstappen admitiu que o incidente com Piastri na primeira curva “potencialmente” lhe custou a vitória, mas destacou o bom ritmo que a Red Bull mostrou na corrida, melhorando muito em relação aos treinos de sexta-feira e por fim reclamou sobre a mudança das regras este ano, considerando inútil discutir a penalização, embora afirmando que não irá recorrer.

Já Christian Horner (Chefe da equipa Red Bull) defendeu – naturalmente – Verstappen, dizendo que na primeira curva não havia espaço para o seu piloto ir por outro lado qualquer, que não a chicane e lamentou perder a corrida por apenas 2,6 segundos, elogiando o bom ritmo do carro. Por fim, criticou a falta de aplicação consistente do conceito de “deixar correr” que foi discutido previamente com a direção de prova.

Os Comissários Desportivos explicaram que Oscar Piastri tinha direito ao espaço na curva porque já estava lado a lado com Verstappen, que saiu da pista, ganhou uma vantagem e não devolveu a posição, o que justifica a penalização, acrescentando depois que normalmente seria uma penalização de 10 segundos, mas, por ser um incidente na primeira volta e na primeira curva, aplicaram apenas 5 segundos, como atenuante.

FOTO MPSA/Phillippe Nanchino

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

15 comentários

  1. Pity

    21 Abril, 2025 at 9:36

    Horner não poderia dizer outra coisa, o mesmo se pode dizer da opinião do Zak Brown. Cada um vê a coisa pelo seu lado. É um facto que os comissários costumavam fechar os olhos a incidentes na primeira curva, o que deixou de acontecer, salvo erro, a partir do ano passado. Ainda assim, “fizeram-lhe um desconto” de 50%, conforme disseram e, confesso, achei graça ao termo.
    O Verstappen tem sido useiro e vezeiro naquele tipo de manobra, o que poderá ter influenciado os comissários, mas regras são regras e todos têm de as cumprir. Só espero, sinceramente, que não lhe tenham aplicado pontos na caderneta, pois não é caso para tanto.

    • Daniel Sousa

      21 Abril, 2025 at 9:58

      É porque deixaram de fechar os olhos aos incidentes na primeira curva? Porque foram obrigados por força da postura da redbull que começou a tirar proveito DELIBERADO, disso.

  2. Daniel Sousa

    21 Abril, 2025 at 9:57

    Estes tipos podiam ser ao menos pessoas correctas. Mas nem isso. Querem ganhar com falta de desportivismo e ética e ainda se acham cheios de razão. Os clássicos psicopatas. Nem vergonha têm.

    • [email protected]

      21 Abril, 2025 at 11:36

      Sendo seguidor atento do Verstappen, acho que ele sabe o mesmo do que eu. Que perdeu a corrida com uma má partida. O Piastri não é um “menino” como o Norris, e creio que se prepara para ser Campeão. Apenas o Verstappen e o Leclerc lhe poderão fazer frente, assim tenham carros à altura. O Piastri fez o que o Verstappen e tantos outros sempre fizeram. Não vale a pena reclamar agora. O que sinceramente achei demasiado estúpido foi ele não ter devolvido imediatamente a posição, evitando assim a penalização, e podendo talvez mais tarde tentar vencer.

      • Daniel Sousa

        21 Abril, 2025 at 13:55

        Mas por acaso já ouviu o Max dizer que perdeu devido ao mau arranque que fez?
        Se ouviu cole-me aqui as declarações dele.

        • [email protected]

          21 Abril, 2025 at 15:39

          Daniel Sousa, obviamente que ele nunca o dirá, como nunca outro grande piloto o iria assumir. Talvez apenas o púdico e angelical Lewis Hamilton o fizesse, mas quando em Silverstone ia matando o mesmo Verstappen, não lhe ouvimos uma única palavra. É sintomático e generalizado.

          • Pity

            21 Abril, 2025 at 16:41

            Quantos meses esteve o Max no hospital? Sim, porque se o Hamilton o “ia matando”, ele deve ter ficado uns meses hospitalizado, não?

          • [email protected]

            21 Abril, 2025 at 19:55

            Conta a intenção. O Hamilton em Silverstone a dar uma de Schumacher.
            Conta sempre a intenção… não apenas o resultado final.

          • Pity

            21 Abril, 2025 at 20:13

            Então, na sua maneira de ver, o Hamilton queria matar o Verstappen!!!!!!!! Está bem. Lê-se cada uma… que até parecem dez.

          • Daniel Sousa

            21 Abril, 2025 at 23:37

            É com cada uma… o Hamilton só não tirou o pé como o Verstappen já fez 1 milhão de vezes! Novamente como disse anteriormente, lembra-se do carro encavalitado em Monza? Isso sim foi uma loucura! Foi mesmo para acabar com a corrida dos dois ali!
            Deixe de gozar com a minha cara pf!!

          • Daniel Sousa

            21 Abril, 2025 at 23:33

            Achei bem pior o que Verstappen fez ao Hamilton em Monza. Não fosse o halo e o Hamilton tinha ficado sem cabeça!!!

      • Daniel Sousa

        21 Abril, 2025 at 23:34

        Concordo absolutamente com tudo o que diz. Acho porém que existem mais pilotos capazes de se bater sem medo com o Verstappen.
        O Piastri é um deles com certeza.

  3. Canam

    21 Abril, 2025 at 10:56

    A F1 criou ao longo dos anos uma teia de regras, leis, sob o pretexto de tornar a coisa “ciêntifica” igual, sem margem para dúvidas….e de se defender
    É como na bola, o fora de jogo pela unha do pé numa hipotética linha virtual, etc. Estamos nisto. Claro que na prática as suspeições não acabam, longe disso,e até aumentam, de favorecer A,prejudicar B, etc porque no final é a interpretação que conta ao olhar o ecrã. Além do mais este rigorismo é igual para todos ? Basta estar minimamente atento.E já nem falo no Abu Dhabi 2021 na 1º curva porque já lá vão 4 anos e as leis…mudam ! Mas há quem ache que isto é optimo.

    • Lagafe

      21 Abril, 2025 at 19:05

      Fala de AD 21 mas não te esqueças das outras vezes o Max andou por fora da pista ou a empurrar adversários…

  4. Jose Marques

    21 Abril, 2025 at 11:07

    É muita hipocrisia da Red Bull… o Piastri só fez aquilo que o Verstappen já fez inúmeras vezes!
    Essa RBR chora, faz drama, cria manchetes… enfim. Entrou na onda de fazer-se notar através do sensacionalismo. Têm um carro competitivo e estão na luta pelos campeonatos, mas preferem dizer que não estão ao nível da concorrência e fazem dramatização da não continuidade do Max na equipa por terem o somente o segundo melhor carro e não o melhor! Isso no fundo é um desrespeito ao desporto e às outras equipas, que quando não ganham não fazem metade do circo que Horners, Markos e Verstappens fazem. Aceitem que os outros estão competitivos e que o nível estão tão alto, que o mínimo erro pode significar partir lá de trás.
    É por isto que os regulamentos deveriam ter ciclos maiores. Hoje vemos diferenças mínimas e nunca a F1 esteve tão competitiva (e isso acontece nomeadamente no fim de cada ciclo regulamentar). Eu que vejo F1 desde os meus 4 anos (GP de Portugal de 1987 foi o meu primeiro), só digo que a nível de competição em pista, sem duvida estamos numa era fantástica.
    Por mais corridas assim!

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado