Novas regras de motores da Fórmula 1 para 2021 no fim deste mês
A Liberty Media agendou para o final deste mês a divulgação das novas regras de motores da Fórmula 1 para o período pós 2020, sendo que para além disso planeia também apresentar um teto orçamental para a F1, embora neste segundo caso… a questão ‘pie bastante mais fino’. Disso ‘trataremos’ em artigo à parte.
A FIA e a FOM vão apresentar às equipas no próximo dia 31 um conjunto de novas regras de motores, que estão previstas entrar em vigor a partir do início da época de 2021. Há muito que decorrem reuniões nas quais marcaram presença algumas marcas que podem ter ido simplesmente para reunir informação que os pode ajudar a tomar decisões futuras.
Entre as muitas que marcaram presença, destacam-se claramente a Aston Martin e a Porsche, curiosamente duas que surgem ‘ligadas’ à mesma equipa, a Red Bull. A Aston Martin vai passar a figurar no nome da equipa austríaca, em 2018 sem que isso signifique, pelo menos para já, algo para 2021. Outra é a Porsche, que depois do anúncio da retirada do programa de LMP1 das corridas de endurance, acredita-se que querem mesmo entrar na F1 como fornecedores de motores, e a Red Bull é novamente a equipa que se fala.
O que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e a FOM (Formula One Management) vão apresentar visa tornar os novos motores de F1 muito mais baratos, para além de lhes recolocar algo perdido, um som que se coadune com a F1. A pressão dos adeptos ofi decisiva neste aspeto. A outra intenção passa por retirar muita da atual complexidade das unidades motrizes. Acredita-se que a solução será novamente híbrida, mas com uma ‘formulação’ bem menos complexa, algo que se tem acotnecido em 2014 não teria clivado tanto a diferença entre os diversos construtores.
Recorde como foram até aqui as motorizações da F1
1950 – Motores 4,5 litros atmosféricos/1,5 litros sobrealimentados
1952 – Motores de 2 litros atmosféricos
1953 – Motores de 2,5 litros atmosféricos/750cc sobrealimentados
1961 – Motores 1,5 litros atmosféricos
1966 – Motores 3,0 litros atmosféricos/1,5 litros sobrealimentados
1986 – Motores 1,5 litros sobrealimentados
1987 – Motores 3,5 litros atmosféricos/1,5 litros sobrealimentados
1989 – Motores 3,5 litros atmosféricos
1995 – Motores 3,0 litros atmosféricos
2006 – Motores 2,4 litros atmosféricos V8
2014 – Motores 1,6 litros turbocomprimidos com dois sistemas híbridos
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