Maurizio Arrivabene ‘deixa’ aviso a Sebastian Vettel

Por a 7 Outubro 2016 18:46

Em declarações à Sky Itália, o patrão da Ferrari, Maurizio Arrivabene deixou perceber que Sebastian Vettel não tem o seu lugar garantido na Ferrari para lá do fim do seu contrato, no final de 2017. Depois de ter chegado à equipa em 2015, ano em que venceu por três vezes , o alemão está a ter mais dificuldades este ano em se impor, mesmo dentro da equipa, pois o seu colega, Kimi Raikkonen está à sua frente na tabela de pontos, algo que não se justifica somente pelos problemas mecânicos que Vettel sofreu no seu Ferrari.

Quando questionado se a renovação de contrato poderia dar motivação renovada a Vettel para melhorar, Arrivabene foi claro no ‘recado’: “Não me parece que possamos conquistar a sua confiança com uma renovação. Hoje em dia as coisas são diferentes e o que resultou com o Michael (Schumacher) pode não resultar com o Sebastian”, disse Arrivabene que falou também da possível renovação de contrato: “O Sebastian tem contrato connosco este ano e o próximo. Depois durante a época veremos. Todos nós temos objetivos, eu tenho, ele tem, a equipa tem, todos temos, portanto é justo que, se quem for, mereça o seu lugar e o salário”

A leitura que se faz das declarações de Arrivabene pode ser um pouco dúbia, pois ao dizer algo lógico “todos têm que merecer o que ganham” não deixa claro se o que Vettel fez até aqui se enquadra no “fez” ou “não fez”, simplesmente protelando a decisão para 2017, algo lógico quando se olha para os problemas porque passa a Ferrari de momento. Seja qual for a perspetiva, neste momento, provavelmente, as duas partes preferem ver no que dá, pois claramente nenhum delas está contente…

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15 comentários

  1. LANCIA_DELTA_16V

    7 Outubro, 2016 at 19:34

    Então há pressionar os pilotos. Sem isso eles acomodam-se… vá pode ser de o Vettel ainda dê o ar da sua graça este ano…

  2. Frenando_Afondo™

    7 Outubro, 2016 at 20:37

    Arrivabene, não te esqueças que também tu tens de ganhar o salário e ultimamente também não tens estado no teu melhor, veja-se por exemplo o caso das estratégias, que tem sido quase sempre reactivas e não por iniciativa da equipa. Às vezes nem reactivas têm sido, têm sido simplesmente estranhas… Ora sendo Arrivabene o responsável máximo no pit-wall, também ele pode levar um chuto no traseiro por não cumprir objectivos. O mesmo se aplica a qualquer um na equipa e claro também ao Vettel…

  3. NOTEAM

    7 Outubro, 2016 at 21:05

    Ao olhar para o Vettel e sem o conhecer como é óbvio, parece ser um piloto que se sentir que as coisas á sua volta não funcionam como pretende, acaba por se desligar facilmente do que pode e deve fazer enquanto piloto de F1. O Arrivabene parece com estas declarações querer dar um abanão no Vettel, fazer com que este recupere algum orgulho próprio e demonstre em pista ser o líder que a equipa necessita, líder que não tem sido ao longo de toda a época de 2016. O Arrivabene esteve bem nestas declarações, não só falou da sua própria situação, nunca fugindo das suas responsabilidades enquanto líder da equipa, como está a ter exactamente a mesma postura que teve com o Kimi, sempre disse que se este quisesse ter o seu contracto renovado, teria de o demonstrar em pista e assim foi. Cabe ao Vettel fazer a sua parte, acho que se estiver mais concentrado e ciente do que significa pilotar para a Ferrari em qualquer circunstância, pelo menos impor-se ao Kimi vai conseguir fazê-lo com relativa facilidade.

    • O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada

      7 Outubro, 2016 at 22:03

      Muitíssimo bem escrito! Arrivebene a por os pontos nos “is”. O Kimi soube reagir quando foi criticado, agora quanto ao Vettel, habituado a ser o centro do mundo e a ter tudo a trabalhar para si enquanto esteve na RedBull, não sei se vai ter essa capacidade ou simplesmente vai amuar com estas criticas. Cumprimentos

  4. rodríguezbrm

    7 Outubro, 2016 at 21:31

    E se em 2017 a Ferrari ainda recuar mais, por exemplo, para 4.ª força, não me admirava era de ver o Vettel a tomar a iniciativa de sair.

    • O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada

      7 Outubro, 2016 at 22:05

      E se isso acontecer e Vettel sair sem pelo menos um vice-campeonato, Vettel sairá não pela porta pequena mas sim pelo buraco da fechadura… Cumprimentos

  5. O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada

    7 Outubro, 2016 at 21:57

    Havia por aqui quem criticasse o Arrivabene por andar calado, pois bem: ele falou e falou bem! Afinal, parece que sempre é verdade que o ambiente na equipa não é lá dos melhores… Cumprimentos

  6. anotheruser

    7 Outubro, 2016 at 23:38

    Disse apenas o que qualquer chefe de equipa diria:
    – contrato é para cumprir;
    – tem objectivos;
    – se quer continuar tem de trabalhar para isso.

    O inverso é que seria estranho, nomeadamente se Arrivabene dissesse, desde já, que a renovação está garantida.

    Notícia sensacionalista.

  7. [email protected]

    8 Outubro, 2016 at 0:21

    Ainda vão buscar o Alonso á Mclaren e colocar o engenheiro do Vettel em plena corrida a dizer ao alemão: “Sebastian, Fernando is faster than you”

    • O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada

      8 Outubro, 2016 at 15:36

      O que não deixaria de ser uma grande verdade! Cumprimentos

  8. RedDevil

    8 Outubro, 2016 at 3:57

    Sim… a Ferrari parece estar no caminho certo para passar mais 10 anos sem ganhar um título… o “esperto” da Fiat arrumou o Montzemolo e armou-se em capataz na Ferrari, meteu o Arrivabene ( vem do Markting) a comandar a equipa e agora a Scuderia tranformou-se num saco de gatos…
    Quem ganha corridas na F1 é a engenharia… não são os doutores… e não é com “lideranças carismáticas” que se ganham segundos por volta, é com conhecimento técnico…
    Mas pronto, levem lá a bicicleta que a Ferrari já voltou à politiquice e aos incompetentes…

    • Sr. Dr. HHister

      8 Outubro, 2016 at 9:01

      É por isso que eu ainda não percebi o desejo dos pilotos em quererem pilotar um Ferrari!

      • RedDevil

        8 Outubro, 2016 at 17:43

        O desejo é fácil de perceber… a Ferrari tem uma história na F1, no restante desporto automóvel e na construção de carros de alta performance que a tornam especial, nenhum outro fabricante de automóveis tem um percurso comparável… nem mesmo a Porsche se pode comparar apesar de ter excelentes desportivos e um palmarés invejável no desporto Auto…
        Enquanto que a Ferrari está nos 100% da história da F1, os restantes construtores estão em 10 ou 20%…
        A Renault vai e volta e vai e volta, a Mercedes nos 1º anos participou e depois apagou-se até recentemente, a Porsche nunca teve uma equipa, a Lotus nunca foi uma equipa completa (motor era de 3os), a Honda foi e veio e voltou a ir, a Toyota, BMW e Jaguar tiveram uma apariçãozita, a Maserati e Alfa Romeo também não deram continuidade à sua participação, a Lamborghini, Peugeot e Ford só forneceram motores, etc… (isso foi só um apanhado de cabeça!!!)… dessa maneira é fácil perceber porque é que a Ferrari é especial…

  9. GillesI

    8 Outubro, 2016 at 4:36

    A F1 tem portas que abrem para os 2 lados. Maurizio Arrivabene falou, foi bem explicito em relação ao papel de cada um e apenas não se percebeu bem a referência ao tempo do Schumacher. Para muitos, por coincidência adeptos de outros piloto, esteve bem em relação a Vettel. Mas, refletindo, o que levará um piloto que num ano ganha 3 GPs e vai 13 vezes ao pódio a apresentar resultados tão abaixo do esperado ao ponto de ser ultrapassado pelo companheiro de equipa teoricamente mais lento? Um dejá vu que ele viveu de 2007 a 2009? E mesmo que as avarias mecânicas não expliquem tudo, não tenho tantas certezas como alguns colegas daqui do fórum, certamente conhecedores do que se passa dentro da equipa italiana, mas vem-me à memoria uma história cujos pormenores são algo difusos, mas, grosso modo reza assim. A braços com dificuldades em afinar um Prost, como bom francês, o professor só tinha ouvidos para o Panis, o que fez Trulli andar o ano inteiro a dizer que o problema estava na suspensão de trás, com a entrada de outro projectista foi imediatamente modificada. A Ferrari não tem tido uma época fácil e do muro das boxes, muitas vezes não vem ajuda nenhuma. O cúmulo do desnorte é manter um carro em pista com uma barra anti rolamento partida. Arrivabene de F1 percebe zero e mesmo que tenha um bom padrinho, com a imprensa transalpina sempre sedenta de sangue, como na F1 as portas abrem para os dois lados, quem sabe onde ele estará em 2018. Quanto a Vettel, será que lhe vai interessar prolongar o contrato para lá de 2017?

    O
    Tm

    Trull

    I
    200
    Obem lvarao podio

  10. Sr. Dr. HHister

    8 Outubro, 2016 at 8:29

    Só venho aqui fazer justiça ao Max, pois vi o replay do carro do Ricciardo e o Max não tocou no Vettel. Fiquei com essa impressão da vista aérea. Portanto… que miséria Vettel… que miséria!

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