HÁ 10 ANOS: Pedro Lamy Campeão GT1

Por a 27 Setembro 2016 22:52

Cumprem-se agora precisamente dez anos que a ASM Team venceu a LMP2 nos 1000 Km de Jarama, prova da Le Mans Series, e nesse mesmo evento, Pedro Lamy juntava mais um título ao seu rico palmarés, o de Campeão da GT1. Foi por esta altura, há precisamente dez anos…

Depois de já o ter conseguido em 2004, Pedro Lamy voltou a sagrar-se campeão da categoria GT1 da Le Mans Series, graças ao segundo lugar à classe nos 1000 Km de Jarama. A festa nacional na prova espanhola contou também com a vitória da equipa ASM nos LMP2. A equipa Larbre chegou a Jarama a um ponto da Alphand Aventures e empatada com a Convers-Menx. Por isso, era imperativo que Pedro Lamy e os seus colegas Vincent Vosse e Gabriele Gardel terminassem à frente dos carros das equipas adversárias. Nas primeiras duas horas, as performances dos três carros estavam equilibradas, e durante algum tempo o Aston Martin DBR9 francês chegou mesmo a perder algum terreno para o Corvette de Alphand. No entanto, este abandonou antes da quinta hora, e o Ferrari da Convers-Menx atrasou-se com problemas mecânicos, deixando Lamy e os seus colegas livres para adotar uma toada mais calma, não se preocupando em desafiar a liderança do Saleen S7-R da Oreca. Quanto à ASM Team, beneficiou de uma corrida isenta de problemas com o Lola B05/40. Depois da avaria na prova anterior, Miguel Amaral e os espanhóis Miguel Angel Castro e Angel Burgueño mantiveram um ritmo consistente e aproveitaram os atrasos de alguns carros da LMP1 para subir na classificação, enquanto o seu principal adversário, o MG Lola da RML, desistiu a dez minutos do fim. Só é pena que a primeira vitória tenha sido obtida com o nome da Chamberlain (obrigatório para assegurar o convite para correr em Le Mans), caso contrário as três vitórias teriam sido suficientes para assegurar o título da classe LMP2. Barbosa volta a desistir O único português que saiu da pista espanhola sem motivos para festejar foi João Barbosa. Apesar de ter perdido alguns minutos com um furo na segunda volta, o piloto português conseguiu colocar o Radical SR9 na liderança da classe após conduzir três turnos seguidos, mas quando Rob Barff pegou no volante do carro preparado pela Rollcentre, não só teve uma saída de pista como voltou a abandonar com uma avaria no motor, após três horas e meia de corrida. Na classificação geral, a Pescarolo conquistou a quinta vitória em cinco provas diferentes. No entanto, desta vez, a escuderia francesa teve algumas dificuldades em impor o seu habitual domínio, pois, nas primeiras voltas, os Courage-Mugen oficiais mostraram estar ao mesmo nível do velho chassis C60. No entanto, o abandono dos Courage deixou o caminho livre para a equipa de Henri Pescarolo. A Swiss Spirit, com um Courage privado, terminou em terceiro lugar, atrás do carro da ASM.

CLASSIFICAÇÃO: 1º E. Collard/J.C. Boullion/D. André (Pescarolo C60), 6h01m01,399s; 2º M. Amaral/M.A. Castro/A. Burgueño (Lola B05/40-AER), a 4v. (1º LMP2); 3º H. Primat/M. Fässler (Courage LC70-Judd), a 5v.; 4º N. Minassian/F. Ortiz/B. Gabbiani (Creation CA06H-Judd), a 7v.; 5º B. Berridge/G. Evans/P. Owen (Lola B06/10-AER), a 8v.; 6º S. Ortelli/S. Ayari (Saleen S7-R), a 11v. (1º GT1); 7º P. Lamy/G. Gardel/V. Vosse (Aston Martin DBR9), a 12v.; (…) 13º L. Drudi/G. Rosa/F. de Simone (Ferrari 430 GT2), a 22v. (1º GT2

ASM Team

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado