GP Hungria F1: Red Bull começa na frente…
Tal como se ‘desconfiava’, a Red Bull tem na Hungria uma bela oportunidade para baralhar as contas do topo do campeonato, já que se não estiver aqui em condições de lutar em igualdade de circunstâncias com a Mercedes e Ferrari, dificilmente o fará noutros lados. Tendo em conta que Hungaroring é uma pista em que o a potência do motor perde importância, sobressaindo a qualidade dos chassis e o valor dos pilotos é bem provável que tudo esteja este fim de semana mais equilibrado entre as três equipas da frente, e o melhor tempo de Daniel Ricciardo no primeiro treino livre e um bom sinal disso.
Claro que, como sempre, esta é sempre uma fase muito prematura do fim de semana para se tirarem conclusões, simplesmente é possível ter algumas pistas e essas indicam claramente que a Red Bull pode estar ‘lá’ e o primeiro dado curioso é que nos primeiros três lugares temos três equipas distintas, Red Bull, Ferrari e Mercedes. O registo do piloto da Red Bull ficou apenas a 0.05s do melhor registo de sempre de um F1 em Hungaroring, conseguido por Rubens Barrichello em 2004, o que significa desde já que o recorde vai ser pulverizado.
Ricciardo bateu Kimi Raikkonen (Ferrari) por 0.234s com Lewis Hamilton (Mercedes) um décimo mais atrás. Sebastian Vettel teve alguns problemas de equilíbrio do seu Ferrari, terminando a sessão apenas na sexta posição, atrás do segundo Red Bull, de Max Verstappen e Mercedes, de Valtteri Bottas, com o alemão da Ferrari a mais de um segundo de Ricciardo.
Tal como sucede com a Red Bull, também a McLaren tem aqui no Hungaroring uma boa hipótese para alcançar o melhor resultado do ano, e os primeiros sinais vão nesse sentido, com Fernando Alonso em sétimo, logo seguido de Stoffel Vandoorne. Dois McLaren-Honda no top 10 é algo muito pouco visto este ano. Algo de semelhante, a outro nível pode dizer-se dos Renault, com Nico Hulkenberg em nono e Jolyon Palmer a fechar o top 10, num fim de semana em que dará tudo o que tem e o que não tem para se manter à tona, pois está sob risco de ser substituído.
Apesar de ser o primeiro treino livre, a Williams e a Force India ficaram ambas fora do top 10, não se esperando grandes feitos das duas equipas aqui. ainda assim, Felipe Massa foi 11º na frente de Sergio Perez (Force India). Daniil Kvyat foi 13º e bateu Carlos Sainz, na Toro Rosso, com os Sauber e Haas a dividirem as últimas posições. Os segundos treinos livres do GP da Hungria de F1 são às 13h00…
Tempos
1 | Daniel Ricciardo | RED BULL RACING TAG HEUER | 1:18.486 |
2 | Kimi Räikkönen | FERRARI | +0.234s |
3 | Lewis Hamilton | MERCEDES | +0.372s |
4 | Max Verstappen | RED BULL RACING TAG HEUER | +0.676s |
5 | Valtteri Bottas | MERCEDES | +0.762s |
6 | Sebastian Vettel | FERRARI | +1.077s |
7 | Fernando Alonso | MCLAREN HONDA | +1.501s |
8 | Stoffel Vandoorne | MCLAREN HONDA | +1.519s |
9 | Nico Hulkenberg | RENAULT | +1.664s |
10 | Jolyon Palmer | RENAULT | +1.975s |
11 | Felipe Massa | WILLIAMS MERCEDES | +2.054s |
12 | Sergio Perez | FORCE INDIA MERCEDES | +2.088s |
13 | Daniil Kvyat | TORO ROSSO | +2.294s |
14 | Carlos Sainz | TORO ROSSO | +2.431s |
15 | Lance Stroll | WILLIAMS MERCEDES | +2.488s |
16 | Romain Grosjean | HAAS FERRARI | +2.827s |
17 | Alfonso Celis | FORCE INDIA MERCEDES | +3.116s |
18 | Marcus Ericsson | SAUBER FERRARI | +3.299s |
19 | Antonio Giovinazzi | HAAS FERRARI | +3.765s |
20 | Pascal Wehrlein | SAUBER FERRARI | +4.004s |
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Boas indicações da Mclaren, é muito provável que venha a ser a melhor das outras ao longo deste fim de semana, o que prova definitivamente que o problema se chama Honda e Honda só! O Vandoorne também parece estar cada vez mais confortável, está na altura de começar a comprovar o porquê de ser considerado um dos maiores talentos da sua geração.
Infelizmente as minhas suspeitas que o Sainz ia começar a ser mais lento que o Kvyat após as suas declarações insistentes verificam-se. É que segundo me recordo, o Kvyat andava nos lugares de trás, mas o Sainz tinha aquele extra que ia fazendo a diferença. Embora a Toro Rosso não esteja claramente tão forte, não deixa de ser curioso que o Kvyat passou a ser mais rápido que o Sainz nas últimas provas…
Vamos ver o que acontece ao Max…
Como explica então, que o Sainz tenha batido o Kvyat no segundo treino?
Foi o primeiro treino livre, mas não me importava nada que, no Domingo, fosse esta a classificação final. Era sinal de que mais dois pilotos obtinham os seus primeiros pontos da época. A McLaren a dar alguns sinais de melhoria e com Vandoorne a 19 milésimos! de Alonso. A Red Bull parece bastante forte, pelo menos com Ricciardo, antevendo-se uma luta a três (equipas). Wehrlein a ser, mais uma vez, batido pelo Ericsson. Será que o alemão não é tão bom como se dizia, ou será que o sueco é melhor do que eu pensava?