GP de Macau-Taça do Mundo: adeus F3, olá Fórmula Regional…
A 71.ª edição do Grande Prémio de Macau fará história já que o evento vai ser disputado por carros da Fórmula Regional, ao invés dos habituais Fórmula 3, embora, como sempre, contando com um deslumbrante leque de jovens talentos ao volante.
A corrida, que terá lugar de 14 a 17 de novembro no lendário Circuito da Guia, não oferecerá apenas a honra de vencer o Grande Prémio de Macau, mas também contará como a primeira Taça do Mundo de Fórmula Regional da FIA. A intenção da federação passa por atrair estrelas principais dos cinco campeonatos de Fórmula Regional realizados em todo o mundo e complementá-los não apenas com pilotos consagrados da Fórmula 3, mas também com talentos emergentes que ascendem da Fórmula 4.
Como tem acontecido na maioria dos anos desde 2013, a poderosa equipa italiana Prema Racing une-se à operação Theodore Racing de Teddy Yip Jr, filho do padrinho do Grande Prémio de Macau, Teddy Sr. A Prema é a equipa que mostrou ao mundo os talentos do mais entusiasmante graduado da Fórmula Regional de sempre: Andrea Kimi Antonelli, que fará a sua transição para a Fórmula 1 em 2025 com a Mercedes, substituindo o campeão mundial por sete ocasiões, Lewis Hamilton, que se transferirá para a Ferrari.
Antonelli venceu os títulos de 2023 da FR do Médio Oriente e o Campeonato Europeu de FR com máquinas da Prema, e nesta temporada tem sido uma sensação na sua estreia na Fórmula 2, tendo saltado a Fórmula 3 por completo. Após a ascensão meteórica de Antonelli, na sequência do seu sucesso na Fórmula Regional, a atual geração de aspirantes da Fórmula Regional estará a olhar para seguir os passos do italiano e, como tem acontecido há décadas, o sucesso no Circuito da Guia será a rampa ideal de lançamento internacional.
A formação da Theodore by Prema para Macau é fascinante, pois vai buscar ao conjunto de talentos da F3 e F4. Todos os três pilotos demonstraram qualidade de estrelas no Circuito da Guia em 2023. O sueco Dino Beganovic, membro da Ferrari Driver Academy, ficou em quarto lugar na Corrida Classificativa do Grande Prémio de Macau do ano passado e estava a lutar pelo segundo lugar no Grande Prémio em si, quando, infelizmente, colidiu com as barreiras. Esta temporada, já venceu duas corridas na F3, incluindo nas ruas de Melbourne. Ao seu lado está o piloto júnior da McLaren F1, Alex Dunne, que fez uma estreia sensacional na F3 em Macau no ano passado – o irlandês terminou em segundo na Corrida Classificativa, mas foi mais uma vítima das barreiras implacáveis do Circuito da Guia durante o Grande Prémio.
Entretanto, a subir da F4 está o recém-coroado campeão italiano da Prema, Freddie Slater. O inglês de 16 anos estava a ocupar um excelente segundo lugar no ano passado na corrida de F4 de Macau, quando um problema no carro o fez descer na classificação, mas teve uma temporada de F4 incrivelmente bem-sucedida, que recorda muitos os sucessos de Antonelli em 2022 na mesma categoria.
Beganovic não é o único protegido da Ferrari na corrida. O entusiasmante finlandês Tuukka Taponen, atualmente em terceiro lugar no Campeonato Europeu de Fórmula Regional by Alpine deste ano e campeão da FR do Médio Oriente de 2024, estará a fazer a sua primeira viagem ao Grande Prémio de Macau com a R-ace GP. Esta também será a estreia da equipa francesa no Grande Prémio de Macau, embora a sua equipa de F4 tenha competido no Circuito da Guia no ano passado. A R-ace GP alberga também outro piloto júnior da McLaren F1, o alto norte-americano Ugo Ugochukwu. Tal como Dunne, o nova-iorquino fez a sua estreia na F3 em Macau no ano passado, antes de se concentrar na FR na Europa nesta temporada. Ao lado de Taponen, nesta temporada está o estreante francês na Fórmula Regional, Enzo Deligny, que pertence ao programa Red Bull Junior e fará a sua primeira visita a Macau como um dos dez melhores classificados na tabela europeia.
A rival francesa da R-ace GP, a ART Grand Prix, também apresenta uma formação forte. O australiano James Wharton ocupa atualmente o segundo lugar na classificação do europeu de FR e irá mudar-se da sua equipa de toda a temporada, a Prema, para Macau. Evan Giltaire impressionou ao tornar-se um vencedor de corridas na sua temporada de estreia na FR europeia, sendo o atual campeão da F4 francesa, por isso, é um piloto a ter em conta. A formação da ART fica completada com o japonês Kanato Le, outro piloto que já subiu ao pódio durante a temporada europeia.
Enquanto Le está a construir a sua carreira na Europa, outros progrediram através do Campeonato Japonês de Fórmula Regional, e o vencedor do título de 2023 dessa série, Sota Ogawa, estará a fazer o seu regresso à categoria para a sua estreia no Grande Prémio de Macau. Ogawa alinhará pela TGM Grand Prix, que sem dúvida terá muita atenção, pois também irá contar com Rintaro Sato. O filho do muito popular vencedor do Grande Prémio de Macau de 2001 e por duas vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Takuma Sato, tem competido no Campeonato Japonês de F4 na sua temporada de estreia nas corridas de automóveis, e já conta com um pódio no seu nome.
A representação japonesa continua com a TOM’S Formula, que regressa a Macau pela primeira vez desde 2018. Os pilotos da TOM’S venceram o Grande Prémio cinco vezes – a mais recente em 2008 – e a equipa é famosa por desenvolver talentos do gigante automóvel Toyota. Rikuto Kobayashi e Jin Nakamura são dois dos seus entusiasmantes protegidos. Foram campeão e vice-campeão, respetivamente, no campeonato de F4 do Japão no ano passado, e cada um deixou a sua marca, como vencedor de corridas, na Super Formula Lights em 2024.
Outra equipa que saboreou a glória no Grande Prémio de Macau foi a equipa holandesa MP Motorsport, vencedora em 2019. A fazer o seu regresso à corrida após terminar em nono em 2023 está o júnior da Red Bull, Oliver Goethe, que recentemente deu o salto para fazer a sua estreia no campeonato FIA Fórmula 2 com a MP. Ao seu lado estará o italiano Valerio Rinicella, que competiu toda a temporada com a MP na FR no Médio Oriente e depois na Europa, além de um outro piloto que ainda não foi confirmado.
Mais inscrições do panorama europeu vêm da francesa Saintéloc Racing. O seu talento francês, Théophile Naël, competiu como campeão em título da F4 espanhola na FR no Médio Oriente e na Europa nesta temporada, onde se tornou um vencedor de corridas. Será acompanhado por Alexander Abkhazava, que se tornará o primeiro concorrente na história do Grande Prémio de Macau a agitar a bandeira do Cazaquistão e que venceu corridas na série Eurocup-3, que utiliza o mesmo motor Alfa Romeo, nos chassis Tatuus da FR, com que irá correr em Macau.
Do Campeonato de FR do Médio Oriente vem a Evans GP, a KCMG IXO by Pinnacle Motorsport e a PHM Racing, cada uma com formações de pilotos completamente internacionais. Na Evans GP, o talento de Macau, Tiago Rodrigues, irá defender a honra local, um ano após ter terminado em sexto lugar na corrida de F4 de Macau e ter conquistado o título chinês na categoria. O australiano Cooper Webster foi o campeão da F4 indiana do ano passado, além de ter terminado como vice-campeão na série S5000 da sua terra natal. E o indiano Kai Daryanani dá um passo acima após um ano intenso na F4, onde se concentrou no campeonato britânico.
Entretanto, a equipa KCMG IXO da Pinnacle Motorsport inclui alguns verdadeiros “outsiders”, como Mari Boya, que terminou em quarto no Grande Prémio de Macau no ano passado. O espanhol é um vencedor de corridas no campeonato FIA F3 esta época e preparou-se para isso com a Pinnacle na FR do Médio Oriente. A juntar-se a ele está o seu companheiro no FIA F3, onde também conquistou pódios, o mexicano Noel León, que, tal como Boya, também participou no Grande Prémio de Macau em 2023.
A equipa alemã PHM tem um historial muito forte na FR do Médio Oriente e inscreveu um piloto habitual da categoria, o italiano Matteo de Palo, enquanto o talento dos Emirados, Rashid Al Dhaheri, sobe após uma forte temporada na F4, um ano depois de ter terminado no pódio no evento de F4 de Macau. A equipa apresentará ainda mais um carro, com um piloto ainda por confirmar.
A Kiwi Motorsport representa os campeonatos de FR da Oceania e das Américas, assim como o seu piloto. O norte-americano Jett Bowling competiu com a equipa em ambos os campeonatos, onde uma campanha muito consistente terminou com um terceiro lugar no seu país natal.
Mesmo com dois lugares ainda por atribuir, o pelotão já apresenta alta qualidade e está repleta de jovens esperanças com estrelas nos olhos que esperam tornar-se o vencedor do Grande Prémio de Macau de 2024.
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