F1: Wolff telefonou a Verstappen para ficar fora da luta pelo título
Toto Wolff telefonou a Jos Verstappen, pai de Max Verstappen para que este fale com o seu filho e lhe diga para ficar fora da luta pelo título mundial que vai ser travada entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton. E pelos vistos, Helmut Marko não gostou mesmo nada do telefonema…
Quem o escreve é a Auto Motor und Sport, que faz eco do telefonema: “Pessoalmente gosto dele, os pilotos devem poder expressar-se e nesse sentido o Max é bom para a Fórmula 1, mas talvez ele deva ser mais cuidadoso em algumas situações. Se ele tem posto fora o Nico no México, não seria só eu a estar zangado com ele por interferir desnecessariamente na luta pelo título” disse Toto wolff, que confirmou a existência do telefonema: “Só quis dizer ao seu pai, que já conheço há muito, que seria uma vergonha o Max interferir na luta pelo título com uma manobra pouco ponderada” disse. Mas Helmut Marko, não gostou: “Isto está a ficar cada vez mais absurdo. Se o Sr. Wolff quer alguma coisa de nós deve contactar as pessoas da Red Bull e não o pai do piloto. Nós vamos fazer a nossa corrida. Não é a mesma coisa que ser dobrado, e por isso podem perceber o que aconteceria se nos pedissem caminho livre. Nunca testemunhei uma interferência dessas. Telefonar ao pai de um piloto para o manipular eu penso que é mau” disse Marko. Contudo Wolff acha que fez bem: “Ele (Max) confia no pai e é o único que ele ouve. Há uma espiral grande de histórias acerca do Max e ele não o merece. Se ele decide o campeonato com uma colisão com o Nico ou o Lewis, a imagem negativa seria total e eu só quero que ele entenda isso” disse Wolff.
Esta é uma situação complicada e o telefonema é um erro, e não é aceitável, pois a este nível todos os envolvidos têm que estar perfeitamente cientes da importância das suas atitudes e ao telefonar ao pai do piloto, permitindo que a questão se torne pública, está a condicioná-lo pois o que pudesse ser um incidente de corrida pode-se tornar numa avalanche mediática e não só, para um piloto. De resto, há tanta coisa que pode acontecer numa corrida, e nem sequer Max Verstappen é o único ‘problema’. Se a Mercedes quer colocar os seus pilotos fora de qualquer problema com outras equipas, têm que ser eles a afastar-se desses possíveis problemas. Na verdade se houve ‘alguém que até aqui interferiu na luta pelo título foi a própria Mercedes, por exemplo, entre outros, com a ‘explosão’ do motor de Hamilton em Sepang…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Excelente artigo. E também eu discordo plenamente da interferência de Toto Wolff. Não deveria ter feito nenhum telefonema, nem para a Red Bull como sugeriu o Marko! Quer dizer, para Wolff o ideal seria todos os outros retirarem os seus carros da pista para não interferirem? Palhaçada!
Toto Wolff deve estar Tótó!
Se a coisa é ninguém se intrometer entre os dois Mercedes, então é melhor o Rosberg fazer já a festa.
Até eu tenho medo de falar e interferir na luta pelo título entre os “donos do título” (ddt- passe o acrónimo…) … !!!
Nunca vi tal coisa. Esta modalidade está a tornar-se uma mixórdia.
Já agora: porque é que a Mercedes não cria um troféu só para carrinhos Mercedes? Era melhor e todos ficavam contentes. Até os outros, creio!
Eu vejo a coisa de maneira diferente. Penso que a intenção do Wolff até era boa.Conhecendo a maneira de pensar de Verstappen, “não dou presentes”, “não tenho de o deixar passar”, ao contrário dos outros pilotos, que, de moto próprio, sempre tentaram fazer a sua corrida, sem prejudicar a luta dos que lutam pelo título, é perfeitamente aceitável a preocupação e o pedido do homem da Mercedes. Claro que em luta directa,tanto o Max, como qualquer outro piloto tem o direito, e o dever, de tentar passar, mas nunca pondo em risco a permanência em corrida dos candidatos. Imaginemos estes… Ler mais »
Tal como diz, acho “perfeitamente aceitável a preocupação” de Toto Wolff, mas discordo completamente do pedido (telefonema) do homem da Mercedes! Já chega o facto da Mercedes fornecer motores ao plantel, e como tal, poder de algum modo condicionar as prestações destes durante todo o campeonato. Imaginemos que amanhã Rosberg precisa de só mais um ponto e há sua frente vai um cliente Mercedes (Force India, Manor, etc). Neste caso, Toto nem precisa de telefonar…
Para ser formalmente correto o pedido de contenção, ainda deve ser feito unicamente por uma de três pessoas ou quando muito pelas três: o diretor da equipa Red Bull, o diretor da corrida ou pelo “dono” da Fórmula 1, no sentido de bom senso e contenção nas atitudes. Ligar diretamente para o pai acho excessivo, de alguém que não avaliou corretamente o seu ato, provavelmente pressionado por alguém de cima. Era também previsivel oque aconteceu: que se viesse a colocar a jeito para ser alvo de censura seja por quem for e que mais não seja pelo próprio público aficionado,… Ler mais »
tenho de concordar o chuchas da cacetes em vez de presentes
no ano da toro rosso ate gostava da pilotagem dele mas desde que foi para a red bull que se arma em puto mimado e o brilho ofegante dos dentes do ricciardo cegalhe a visao quase sempre
Olha que otário! Então faz-se uma corrida só os 2 e os outros ficam todos em casa, afinal segundo o Tôtô das Panelas só estão lá a estorvar os meninos.
Telefonar ao “encarregado de educação” do menino:
“olhe lá pai Jos, dê as gotas ao seu menino, que ele não pode ser maroto amanhã. Será muito triste ter um Holandês a prejudicar um alimão”
Será que o Vertstappen fala alimão: “dói-te, deutsche, dói-te, deutsche?”
Oh Max, não te armes em esperto que eu já tenho a festa do alemão preparada. Caso contrário, ainda vou ser obrigado a explodir mais um motor do LH!!!