F1: De quem é a culpa do acidente da primeira curva em Spa?

Por a 1 Setembro 2016 11:09

Há opiniões totalmente distintas relativamente às culpas a atribuir quanto ao sucedido na primeira curva do GP da Bélgica de F1, La Source. Sebastian Vettel culpa Max Verstappen, o holandês diz precisamente o contrário. Veja as imagens e dê a sua opinião…

Os dois Ferrari partem melhor que o Red Bull de Max Verstappen...

Os dois Ferrari partem melhor que o Red Bull de Max Verstappen…

A chegar a La Source, Vettel vai completamente por fora, Verstappen vê a nesga de pista por dentro, Raikkonen está ao meio...

A chegar a La Source, Vettel vai completamente por fora, Verstappen vê a nesga de pista por dentro, Raikkonen está ao meio…

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Será que Vettel sabe neste momento que ao lado de Raikkonen, um pouco mais atrás, está também Verstappen? Será que Verstappen vendo os Ferrari a cortar-lhe o caminho não percebeu que o choque é inevitável?

 

Vettel já entrou em pião devido ao toque de Raikkonen, que está apontado para o 'Luxemburgo', porque tem Verstappen a forçar a passagem...

Vettel já entrou em pião devido ao toque de Raikkonen, que está apontado para o ‘Luxemburgo’, porque tem Verstappen a forçar a passagem…

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lancia_delta_16v
lancia_delta_16v
8 anos atrás

A culpa é do Max e do Vettel. Max porque optou pela linha mais interior da curva, não deixando sequer alternativa/ espaço ao Kimi e é parte culpa do Vetel que optou por uma abordagem demasiado optimista a mesma curva pelo exterior. Resultado, encaixotaram ali o Kimi de uma maneira que não havia espaço, pelo que tocou no Ferrari de Vettel, Resultado, os dois erraram na abordagem a curva e prejudicaram a corrida do Kimi. Ponto final.

STP
STP
Reply to  lancia_delta_16v
8 anos atrás

O Vettel so toca no Kiml por este não poder adoptar a linha de trajéctoria mais correcta porque o muro deslocou-se para o exterior da curva, desculpem, afinal era o Bad Max que tinha la o carro!

gillesi
gillesi
Reply to  STP
8 anos atrás

Também acho que sim. Vettel está à frente e tem direito à linha da corrida e quem vem atrás devia travar a tempo de evitar o acidente. Contudo, o alemão devia alargar a trajectória para que os seus adversários se servissem à vontade e os antis ficassem felizes

*RPMS*™
Reply to  gillesi
8 anos atrás

E é tão bom ser feliz! Precisas é de mudar os óculos que esses já estão “baços”… Cumpr(i)mentos

gillesi
gillesi
Reply to  *RPMS*™
8 anos atrás

Só te respondo porque não quero que fiques com a impressão errada, nenhum desses votos é meu. Sim dzem que Deus abenço-ou tolos, eram mais felizes.

*RPMS*™
Reply to  gillesi
8 anos atrás

Lol. Eu não quero saber dos votos, eu só quero saber se vais de óculos novos a Moita? Cumpr(i)mentos

gillesi
gillesi
Reply to  STP
8 anos atrás

Desculpe, porque a resposta não era para si, era para o vizinho de cima.

lancia_delta_16v
lancia_delta_16v
Reply to  gillesi
8 anos atrás

resposta lida, gillesi! abraço vizinho de baixo.

gillesi
gillesi
Reply to  lancia_delta_16v
8 anos atrás

Também acho que sim. Vettel está à frente e tem direito à linha da corrida e quem vem atrás devia travar a tempo de evitar o acidente. Contudo, o alemão devia alargar a trajectória para que os seus adversários se servissem à vontade e os antis ficassem felizes

zbranco
zbranco
Reply to  gillesi
8 anos atrás

Na verdade na primeira curva não há linha de corrida existem duas linhas que partem lado a lado na reta logo é normal existirem duas linhas em curva e os pilotos devem seguir a linha que escolheram para abordar a curva sabendo claramente que se cruzarem quer para dentro quer para fora é provável que vão lá encintrar alguem.
Para mim foi um incidente de corrida normal de uma primeira curva podia ser evitado quer peli max se nao tentasse forçar no interior quer pelo vetel se nao fechasse para dentro. O kimi foi a salsicha no cachorro.

2fast4u
2fast4u
Reply to  gillesi
8 anos atrás

essa do tem direito à linha de corrida é engraçada…. nunca deves ter feito uma corrida a sério… aqui não há seguradoras, nem a regra do quem bate por trás paga. O Vettel era o que estava mais por fora, logo tinha que saber que tinha de dar espaço a quem está por dentro, ou muito menos encurtar esse espaço. Estes meninos não andam nisto há 2 dias. O Max teve uma manobra legítima, de ir atrás da hipótese de ultrapassagem. O Vettel foi maçarico, parace que não anda cá, pois o Sebastian Vettel verdadeiro nunca faria uma manobra daquelas!!!

*RPMS*™
Reply to  2fast4u
8 anos atrás

Não sei se foi maçarico ou se, simplesmente, não foi maldoso, não querendo dar hipótese ao seu companheiro de equipa de curvar a sua frente… Cumprimentos

*RPMS*™
Reply to  lancia_delta_16v
8 anos atrás

Muitíssimo bem escrito! Cumprimentos

jaguar-r1
jaguar-r1
Reply to  lancia_delta_16v
8 anos atrás

Concordo. O Vettel optou por ir por fora mas depois não se quis manter por fora porque não era a trajectória ideal.
O Max quis ir por onde não havia espaço e o Kimi parece-me a vítima destes dois cromos.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
8 anos atrás

Então mas o GO FOR THE GAP é só quando convém? Max viu o espaço, Max aproveitou. Porque raio tem que ter culpa se não bateu em ninguém? Estou a ver que gostam de comboios! O Vettel é que já mete nojo, queixa-se de tudo e de todos e não faz nada de jeito. Alonso na Ferrari relegou Kimi à banalidade! Kimi é dos pilotos que mais velocidade natural tem em si, não é um qualquer. Agora tirem o dia para pensar.

STP
STP
Reply to  sr-dr-hhister
8 anos atrás

Porque a pista é o espaço compreendido entre as duas linhas brancas! Se estiver só e quiser utilizar os correctores ok que o faça, era assim que os “taxis” do DTM faziam na chicane do Estoril, é que sempre se “pagava ” menos uns décimos na bandeirada! Agora usar o limite exterior para “puxar” os adversários para o lado de fora …

*RPMS*™
Reply to  sr-dr-hhister
8 anos atrás

Completamente de acordo! Cumprimentos

phantom69
phantom69
8 anos atrás

Nitidamente a culpa é do Verstapen
Quando os pilotos fazem os cursos de pilotagem na play station, depois metem os carros por todo lado, mesmo onde não cabem!

MiguelCosta
MiguelCosta
8 anos atrás

Há um pormenor que ainda não ouvi do Alemão, será que ele sabia que o Max estava ali? A trajéctoria do Vettel é normal se não souber do RB, deixa espaço ao Kimi e faz a curva normalmente o Kimi também a faria, simplesmente com o RB ali o Kimi não pode ir para o interior da curva dai existir o toque a 3 porque o Finlandês não foge do Vettel porque não pode, o Max tem culpa por meter o carro em cima do corretor (o que alguns chamam de buraco, nesga, etc) continuo a achar que não fazia… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  MiguelCosta
8 anos atrás

Em declarações ao site da F1, no “team by team”, Vettel diz que o Kimi estava no seu ângulo cego e que nem sequer sabia que o Max estava ali.

*RPMS*™
Reply to  MiguelCosta
8 anos atrás

O Vettel, tal como a forista Pity diz e bem, disse que o Kimi estava no seu “ângulo cego” e que não o viu. Só que eu acredito tanto nas palavras do alemão como acredito numa nota de 15 euros… Ele ia dizer o quê? Que viu o seu companheiro de equipa e que “apertou” com ele? Cumprimentos

MiguelCosta
MiguelCosta
Reply to  *RPMS*™
8 anos atrás

Eu acho que apesar dele dizer que o Kimi estava no seu ângulo cego, ele sabia perfeitamente que o companheiro de equipa estava ali, acho é que ele não sabia da presença do Max, daí a trajéctoria dele a curvar ligeiramente a empurrar o Kimi para o interior. Estando lá o RB o Kimi não pode ir para dentro e dá-se o toque. Não considero o Vettel um piloto maldoso, queixinhas sim, mas não maldoso. Acho que acaba por ser um acidente de corrida com circunstancias que apenas o Kimi sabia, porque via toda a gente envolvida mas era o… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  MiguelCosta
8 anos atrás

Ele até pode não ter visto o Max, mas o Kimi viu de certeza…ele não quis foi dar hipótese ao seu companheiro de equipa curvar a sua frente. Cumprimentos

noteam
noteam
8 anos atrás

Para mim é evidente, as imagens mostram-nos bem o que se passou, há imprudência tanto do Vettel como do Max. Acho muito bem não ter havido qualquer penalização, tratou-se de um incidente de corrida, um de muitos que acontecem na 1a curva. O que considero já um bocado demais, é tentar colocar este incidente no mesmo saco do que o que se passou na recta de Kemmel, aqui o Max nada faz de perigoso ou ilegal, correu um risco enorme, mas a F1 vale alguma coisa quando os pilotos arriscam!

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  noteam
8 anos atrás

Exacto. Kemmel é das coisas mais parvas que vi um piloto fazer. A primeira curva, como já o disse, é um incidente normal.

rukyman
rukyman
8 anos atrás

Vejo isto como um mero incidente de corrida. No meu ponto de vista, temos por um lado a imprensa a alimentar uma “pseudo-história” porque lhe interessa “fazer sangue” e vender jornais e por outro, um piloto que pensa que só porque é pluri-campeão do mundo, os outros têm de lhe prestar vassalagem. Está a tornar-se num “chorinhas” pior que o Alonso. Ainda me recordo da azia com que ficou quando o Filipe Albuquerque o eliminou da corrida dos campeões. Ficou com o ego de rastos… Não se passou rigorosamente nada. O Verstappen viu o espaço, meteu, não tocou em nada… Ler mais »

Miguelgaspar
Miguelgaspar
8 anos atrás

Continua a pensar que se olharmos para este incidente sem olhar a nomes, cor do carro, sem complexos de idade, sem ligar a quem è o pai, a mãe, se joga PS4 ou XBox… o Vettel provocou toda esta confusão ao fazer a curva como se estivesse sozinho em pista. Basta comparar as fotos para ver a posição onde està antes da curva e por onde tentou fazer a mesma. Ignorou todos os restantes carros e só não fez a curva mais por dentro porque bateu no Kimi. Continuo sem ver nada de errado na abordagem do Max. Podemos ver… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  Miguelgaspar
8 anos atrás

Nem mais! Cumprimentos

RogerM
RogerM
8 anos atrás

Resumo de acontecimentos:
Vettel pressiona Raikkonen para tirar vantagem na saída da curva, e não se apercebe da chegada do Max. Max tenta entra por dentro, abusando do uso dos correctores para manter-se ao lado do Raikkonen.
Conclusão: incidente de corrida.
No entanto, se houver culpas a distribuir, aponto mais para o Max do que ao Vettel, Uma vez que o Max tinha melhor ângulo de visão do que o Vettel, pois seguia mais atrás.

Miguelgaspar
Miguelgaspar
Reply to  Pity
8 anos atrás

Serà que depois das palavras de Vettel ainda vão continuar a bater no Max? O que muita gente não admitia, teve de ser o próprio Vettel a assumir? As cores e os meninos queridos fazem com que a realidade fique distorcida…

Pity
Pity
Reply to  Miguelgaspar
8 anos atrás

Repare que ele refere que não deixou espaço para… três carros. As declarações de Vettel, em nada alteram a minha opinião: 10% de culpa para Vettel, 90% para Max, e porquê? Porque Vettel, estando na frente, não via o Max, pelo que só deixou espaço para o Kimi, mas o holandês, que vinha atrás, tinha obrigação de ver que não tinha espaço.
Mas pronto, já passou, amanhã começa uma nova etapa, vamos a ver se com muitos temas para discussão, ou não.

can-am
can-am
8 anos atrás

Como acontece cá em Portugal ; a culpa morreu solteira. E vamos a ver se em Monza na malfadada 1ª chicane, que vai ter o seu óbito este ano (finalmente) , não vamos ter fruta da mesma…se calhar servida fria.
Repito, se o menino Max “vestisse” um carro vermelho, havia aqui mais cambalhotas mortais do que nos Jogos Olímpicos !. E ele no Domingo está “obrigado” a abrir alas para os carros lá do sitio.

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