24h Daytona: Será que Scott Pruett vai tornar-se o novo recordista?

Por a 30 Janeiro 2016 12:07

Scott Pruett tem, em conjunto com Hurley Haywood, o recorde de vitórias nas 24 Horas de Daytona, um total de cinco. Agora com 55 anos de idade, o piloto norte-americano tem cada vez menos hipóteses.

Saindo da Chip Ganassi Racing com o início do novo programa com o Ford GT, o veterano com 25 participações na prova foi logo recrutado para integrar a equipa dos campeões IMSA, a Action Express Racing, com João Barbosa, Christian Fittipaldi e Filipe Albuquerque.

Pruett participou pela primeira vez na prova em 1985, onde conseguiu levar o Mazda RX-7 da Mike Meyer Racing ao segundo lugar na classe GTU. No ano seguinte, entrou para a Roush Racing, onde foi novamente segundo com o Ford Mustang GTO, que também usava na Trans-Am Series e com o qual foi bicampeão IMSA (1986 e 1987) e campeão Trans-Am (1987). Em 1987 e 1988, conquistou as suas primeiras vitórias em Daytona, na classe GTO, primeiro com o Mustang e depois com o Merkur XR4ti (Ford Sierra).

Nos anos seguintes, tornou-se piloto IndyCar, mas ainda corria em Daytona, agora na classe principal, onde quase ganhou em 1992 (o vencedor foi um Nissan de Grupo C, que não roubava pontos no campeonato). Até que, em 1994, conquistou finalmente a sua primeira vitória, com um Nissan 300ZX da categoria GTS, uma vez que a nova classe de protótipos (WSC) ainda não era fiável).

Mas nos anos seguintes as suas participações em Daytona foram esporádicas, com carreiras na IndyCar, Trans-Am e até NASCAR, o que não o impediu de vencer a classe GTS em 2002. No entanto, em 2004 entrou a tempo inteiro na Grand-Am, dando início a uma frutífera associação à Chip Ganassi Racing, que lhe valeu cinco títulos de campeão. Também regressou ao topo do pódio nas 24 Horas de Daytona com o Riley-Lexus, o carro mais competitivo do plantel vencendo consecutivamente em 2007 e 2008, curiosamente na companhia de Juan Pablo Montoya.

Nos anos seguintes, chegou a perder uma corrida em Daytona ao photo finish, em 2009, mas regressou ao topo em 2011, agora com um motor BMW no Riley da equipa dirigida por Mike Hull, triunfo que repetiu em 2013. Após 12 temporadas, a associação com Ganassi terminou no final de 2015, e Pruett tem grandes hipóteses de escrever o seu nome na história das 24 Horas com a Action Express Racing.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
inau
inau
8 anos atrás

Tem grandes hipóteses se o carro não tiver problemas, e as habitualmente manipuladoras bandeiras amarelas americanas ajudarem a falta de andamento do carro.

últimas Sem categoria
últimas Autosport
sem-categoria
últimas Automais
sem-categoria
Ativar notificações? Sim Não, obrigado