24h Daytona: Será que Scott Pruett vai tornar-se o novo recordista?
Scott Pruett tem, em conjunto com Hurley Haywood, o recorde de vitórias nas 24 Horas de Daytona, um total de cinco. Agora com 55 anos de idade, o piloto norte-americano tem cada vez menos hipóteses.
Saindo da Chip Ganassi Racing com o início do novo programa com o Ford GT, o veterano com 25 participações na prova foi logo recrutado para integrar a equipa dos campeões IMSA, a Action Express Racing, com João Barbosa, Christian Fittipaldi e Filipe Albuquerque.
Pruett participou pela primeira vez na prova em 1985, onde conseguiu levar o Mazda RX-7 da Mike Meyer Racing ao segundo lugar na classe GTU. No ano seguinte, entrou para a Roush Racing, onde foi novamente segundo com o Ford Mustang GTO, que também usava na Trans-Am Series e com o qual foi bicampeão IMSA (1986 e 1987) e campeão Trans-Am (1987). Em 1987 e 1988, conquistou as suas primeiras vitórias em Daytona, na classe GTO, primeiro com o Mustang e depois com o Merkur XR4ti (Ford Sierra).
Nos anos seguintes, tornou-se piloto IndyCar, mas ainda corria em Daytona, agora na classe principal, onde quase ganhou em 1992 (o vencedor foi um Nissan de Grupo C, que não roubava pontos no campeonato). Até que, em 1994, conquistou finalmente a sua primeira vitória, com um Nissan 300ZX da categoria GTS, uma vez que a nova classe de protótipos (WSC) ainda não era fiável).
Mas nos anos seguintes as suas participações em Daytona foram esporádicas, com carreiras na IndyCar, Trans-Am e até NASCAR, o que não o impediu de vencer a classe GTS em 2002. No entanto, em 2004 entrou a tempo inteiro na Grand-Am, dando início a uma frutífera associação à Chip Ganassi Racing, que lhe valeu cinco títulos de campeão. Também regressou ao topo do pódio nas 24 Horas de Daytona com o Riley-Lexus, o carro mais competitivo do plantel vencendo consecutivamente em 2007 e 2008, curiosamente na companhia de Juan Pablo Montoya.
Nos anos seguintes, chegou a perder uma corrida em Daytona ao photo finish, em 2009, mas regressou ao topo em 2011, agora com um motor BMW no Riley da equipa dirigida por Mike Hull, triunfo que repetiu em 2013. Após 12 temporadas, a associação com Ganassi terminou no final de 2015, e Pruett tem grandes hipóteses de escrever o seu nome na história das 24 Horas com a Action Express Racing.
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